Skip to main content

Durante a Semana Global do Empreendedorismo, a Aliança Empreendedora promoveu um encontro entre seus parceiros e microempreendedores apoiados no evento Todos Podem Empreender, realizado no dia 19 de novembro, no câmpus Vila Olímpia da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo (SP). O objetivo do evento era criar um espaço de troca de experiências e networking, além de apresentar aos participantes as distintas realidades do empreendedorismo e dos microempreendedores no Brasil.

Pela manhã, parceiros e microempreendedores participaram de atividades distintas. Os primeiros participaram de um painel sobre o Panorama do Empreendedorismo no Brasil e no Mundo, no qual foram discutidos perspectivas e desafios a serem superados. Participaram do painel o presidente da International Youth Foundation, William S. Reese, a diretora da Aspen Network of Development Enterpreneurs (ANDE), Jenny Everett, a CEO e fundadora da The Great Generation, Suzanne Gowler, o superintendente do Santander Microcrédito, Jerônimo Rafael Ramos, e um representante do Sebrae de São Paulo, Roberto Serafim de Souza. Para a diretora executiva da Aliança, Lina Useche, o painel foi importante não apenas por apresentar a realidade e os desafios do microempreendedor no Brasil e no mundo, mas também por trazer exemplos e ferramentas para que organizações sociais e empresas possam agir e gerar impacto.

Enquanto isso, os microempreendedores de várias regiões do Brasil participaram de uma atividade de integração e troca de experiências, na qual foram compartilhados conselhos e ideias para os negócios. “Eu já fui a muitas palestras e congressos, mas nenhum como esse. Vocês vão além da profissão, passam amor em tudo o que fazem”, avaliou a empreendedora Valéria Oliveira, de Cabo de Santo Agostinho (PE).

AE_encontronacional

Na parte da tarde, os dois grupos foram reunidos para assistirem à apresentação de quatro cases inspiradores de empreendedores, seguida de um bate-papo para que os participantes pudessem saber mais sobre cada um dos microempreendedores que contou sua história. Foram eles: a proprietária da Lavanderia Magic Clean, Tatiane Lobato, de São Paulo; uma das representantes das Marias da Terra, Maria Ileide Teixeira, de São Paulo; o proprietário da Kuritbike Cicloturismo Urbano, Gustavo Carvalho, de Curitiba; e a empreendedora com o Espetinho da Ceça, Maria da Conceição Carneiro da Silva, de Recife.

O curitibano Gustavo Carvalho avaliou como positiva a experiência não apenas pela exposição que sua empresa teve, mas pela oportunidade de conhecer outros cases. “A troca de experiências com todos os outros empreendedores que estavam lá foi muito importante. Eu, como audiência, fiquei muito surpreso com o que foi apresentado, achei o teor muito relevante, além do poder de superação das pessoas. Deixou até um gostinho de quero mais e eu senti falta de conhecer mais histórias de microempreendedores”, declarou.

A avaliação dos parceiros foi semelhante: “A proposta que a Aliança possui, e aquilo que foi realizado no evento, se deu em uma ação bem alinhada. A ideia de trabalhar com os atuais e potenciais parceiros e paralemente com os microempreendedores foi algo fantástico. A escolha dos painelistas foi muito feliz, com as falas de todos se completando e seguindo a mesma proposta. Paralelamente, foi muito importante a fala dos cases de empreendedores. A mensagem foi de esperança, perseverança e crença no poder de transformação”, disse o Coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi-Morumbi, César Dinóla.

O evento chegou ao fim com o lançamento oficial da plataforma online de apoio ao microempreendedor, o Tamo Junto, e com o lançamento oficial do Prêmio de Educação Empreendedora do Conselho Nacional da Semana Global de Empreendedorismo, do qual a Aliança Empreendedora faz parte.

“O ‘Todos Podem Empreender’ superou nossas expectativas, pois alavancou parcerias, aprendizados e trocas de experiências de uma forma que não tínhamos imaginado. Este encontro foi um marco na história da Aliança Empreendedora por ter reunido em um único lugar os microempreendedores apoiados e os parceiros e clientes que tem nos apoiado nesta empreitada, para juntos construírem soluções e alianças para fazer do Brasil um país mais empreendedor”, avalia Lina.

O Encontro Nacional de Microempreendedores e Parceiros da Aliança Empreendedora – Todos Podem Empreender foi realizando pela Aliança Empreendedora, apresentando o Banco Santander e com apoio da Universidade Anhembi-Morumbi, do Serasa Experian, da Tecnicópias Impressão Digital, do Instituto Walmart e da Danone.

20141119_ophelia_alianca_3089

Acesse as apresentações dos painelistas do Encontro:

Aspen Network of Development Entrepreneurs – Jenny

Santander Microcrédito – Jeronimo Ramos

Sebrae Nacional – Roberto Serafim

The Great Generation – Suzanne Gowler

Confira mais fotos do evento no Facebook da Aliança Empreendedora

Deixe um Comentário