Skip to main content

O projeto Empreenda SYN é uma iniciativa da Aliança Empreendedora e do Instituto SYN e espera fortalecer empreendedores com conteúdo gratuito sobre gestão financeira, parcerias, redes sociais, entre outros temas, aliado a acompanhamento de especialistas 

O Brasil soma atualmente mais de 14 milhões de microempreendedores individuais, de acordo com dados do Sebrae. Apenas os estados de São Paulo e Rio de Janeiro somam, juntos, mais de 4,9 milhões de micro e pequenos negócios – isso sem considerar o número de pessoas que empreendem informalmente. Conscientes das dificuldades de acesso a conteúdos de gestão adequados para esse público, a Aliança Empreendedora e o Instituto SYN lançam o projeto Empreenda SYN, que irá capacitar 400 microempreendedores nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, e suas respectivas regiões, por meio de um curso online gratuito desenvolvido especialmente para o WhatsApp.  

O objetivo do projeto é desenvolver microempreendedores através de uma jornada de conhecimento, promovendo a autonomia de seus negócios e fortalecendo a estrutura socioeconômica dessas regiões, como uma ferramenta no combate à desigualdade social. Ao todo, serão seis turmas, sendo quatro na grande São Paulo e duas na capital carioca, realizadas entre julho e setembro deste ano. 

As inscrições para as primeiras turmas já estão abertas !  Para se inscrever, basta residir ou ter um negócio, formalizado com CNPJ ou não, na Zona Oeste do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca e arredores, ou Bela Vista, Santo André e região do ABC, em São Paulo. Link para participar:  https://evento.aliancaempreendedora.org.br/empreenda-syn.

As próximas turmas estão previstas para acontecer entre os dias 18 e 25 de setembro para pessoas que empreendem e  que moram e/ou têm um negócio nos arredores do Canindé, Vila Pirituba e regiões próximas, em São Paulo, além da Barra da Tijuca e Zona Oeste, no Rio.  

Com uma metodologia inovadora, a capacitação por WhatsApp prevê uma formação de seis dias, via grupo no aplicativo, em que as pessoas empreendedoras  recebem pílulas de conteúdos – áudios, imagens, textos, vídeos curtos – e desafios diários sobre temas como: “Redes, parcerias e relacionamento com fornecedores”; “Finanças e Capital de emergência”; “Crédito para os negócios”; “Meu negócio online: redes sociais” e; “Planejamento do negócio”. A proposta é facilitar o acesso aos conteúdos, no momento e horário que for mais adequado para cada um, e ao mesmo tempo estimular a troca de experiências e formação de rede dentro do grupo. Na semana seguinte, os participantes têm um encontro online ao vivo de tira-dúvidas e aprofundamento dos temas com um especialista da Aliança Empreendedora 

Como forma de aprofundar essa jornada de conhecimento, após a capacitação, os empreendedores poderão receber mentoria individual e gratuita com o Guru de Negócios da Aliança Empreendedora, programa de mentoria da organização. Além disso, cada turma terá três empreendedores destaques, que também poderão participar de uma mentoria coletiva sobre Marketing Digital com um especialista.

A Coordenadora do Projeto da Aliança Empreendedora, Cristina Filizzola, destaca que a capacitação via WhatsApp para empreendedoras(es) traz benefícios muito adequados para os que residem em grandes centros urbanos. “É uma ótima oportunidade para quem já tem um pequeno negócio se capacitar sem ter que se deslocar, aproveitando os conteúdos gratuitos no melhor horário para ele(a), pois sabemos como é corrido o dia a dia de um pequeno empreendedor. São conteúdos práticos e com uma linguagem acessível para que os participantes já apliquem esses aprendizados em seus negócios durante a própria capacitação. A possibilidade de tirar dúvidas com especialistas, e de ainda acessar mentorias individuais após a capacitação, fortalece a aplicação desses aprendizados no médio e longo prazo”, declara. 

Para o Analista de Responsabilidade Social do Instituto SYN, Alexandre Nunes, o projeto tem o potencial de estimular geração de renda para o desenvolvimento socioeconômico das duas grandes metrópoles. “Potencializar as comunidades dos entornos dos nossos empreendimentos é motivo de grande satisfação e um dos propósitos do Instituto e temos a certeza de que o Empreenda SYN irá cumprir este objetivo”, finaliza ele.

SERVIÇO 
Projeto Empreenda SYN – Capacitação online e gratuita via WhatsApp 
Moradores e/ou residentes em São Paulo, Santo André (SP), Rio de Janeiro (RJ) e região 
Turmas: julho a setembro de 2023
Inscrições: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/empreenda-syn  
Mais informações: contato@aliancaempreendedora.org.br   

Sobre o Instituto SYN 
O Instituto SYN (ISYN) é o braço social da SYN Prop & Tech e, por meio de parcerias estratégicas, promove projetos e ações de Empregabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento e Cultura, e Voluntariado. Tais iniciativas são direcionadas às comunidades dos entornos dos shoppings centers administrados pela SYN, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Empreendendo ações que possam gerar renda, aprendizagem e capacitação profissional, o ISYN busca colaborar para a mobilidade social e, assim, ajudar a ampliar os níveis de inclusão no Brasil.

 

Descubra como a Aliança Empreendedora e o Instituto SYN estão capacitando microempreendedores no WhatsApp. Clique aqui para aprender mais e discutir como iniciativas parecidas com essa podem beneficiar sua empresa.

Deixe um Comentário