Skip to main content

Muito se fala sobre como ninguém constrói impacto social sozinho. Dentro do ecossistema do empreendedorismo não é diferente, e já há 18 anos a Aliança Empreendedora tem se conectado com esforços, investimento, e propósitos de parceiros que também se voltam a construção de resultados no fortalecimento e inclusão de microempreendedores em vulnerabilidade. Para celebrar essa conexão, e trazer mais para perto que constrói junto esses resultados, foi realizado no dia 31 de agosto o 1º Encontro Anual de Parceiros da Aliança Empreendedora, que contou com a presença de parte da equipe com os parceiros financiadores de 2022 e 2023.

Realizado durante uma manhã, o evento buscou criar um ambiente intimista e colaborativo com as organizações parceiras, que puderam conhecer mais detalhadamente os objetivos estratégicos da Aliança Empreendedora definidos em 2023, que já estão gerando resultados e reverberam para o que vem em 2024. Nesse processo, empresas também puderam conhecer e trocar perspectivas entre si para alianças futuras.

Resultados que construímos juntos

No contexto do evento, a estrutura de gestão interna e de projetos baseada no Método Ágil foi apresentada. Assim como os Programas Institucionais – Tamo Junto, Guru de Negócios, Moda Justa e Sustentável, e o Empreender 360 – que como iniciativas continuadas traduzem as atuações estratégicas da Aliança Empreendedora considerando o ambiente digital com conteúdos para o microempreendedor, o voluntariado corporativo, o setor da cadeia têxtil e de moda, e o ecossistema de apoio ao empreendedor e relações governamentais com estratégia de advocacy. Parceiros puderam nesse momento trazer ideias e sugestões para cada um dos programas a partir de seus conhecimentos e oportunidades que identificam que agregam valor a essas frentes.

Iniciando uma parceria com a Aliança Empreendedora voltado ao apoio de mulheres negras empreendedoras de São Paulo, a Cielo foi uma das empresas parceiras participando do evento. “É importante quando saímos um pouco do nosso “quadradinho”, pois ficamos muito no nosso dia a dia e no que vemos dentro da organização. Ao sair abrimos portas para o novo, observando coisas que não estava no nosso radar, tendo novas ideias, pensando conexões com outras empresas e o que podemos fazer juntos”, destaca Gilson Azevedo, especialista de sustentabilidade e impacto social da Cielo.

“A gente precisa ter um propósito conectado com a empresa, inclusive o nosso pessoal, e o que nós podemos fazer para transformar, mudar e levar isso adiante e ser de fato o ancestral de alguém no futuro que fez a diferença. Olhando para a profundida e a potência dessa transformação, desejamos nesse novo projeto aprofundar e trazer aproximação com as empreendedoras apoiadas, isso já é fazer a diferença”, reflete Gilson.

Ainda durante o evento foi discutido o tema “Diversidade na Real”, para que as organizações parceiras pudessem conhecer metodologias práticas para o desenvolvimento de ações e políticas corporativas voltadas à Diversidade e Inclusão e que de fato tragam resultados e benefícios.

E por fim, as empreendedoras Suellen Lima Soares e Regina Claúdia Baldino trouxeram no encerramento do evento os seus depoimentos e falas sobre suas histórias, de seus negócios e sua realidade, detalhando como o acesso a conhecimento adequado e gratuito por meio de uma jornada de apoio com os projetos da Aliança potencializou seus negócios e fortaleceu seu autoconhecimento como empreendedoras potentes.

“Eu participo de uma produtora com várias empreendedoras, e dentro desse coletivo a minha atuação é como trancista. E muitas das vezes estando nessa produtora eu não reconhecia o meu próprio talento, pois como eu já tranço cabelo desde pequena”, detalha Regina Claúdia. “Eu olho muito a qualidade do outro, trago toda a história e o embelezamento para as pessoas que as vezes não enxergam isso, a cada cabelo que eu confecciono eu falo desse legado, desmistificando o uso da trança e trazendo os produtos de qualidade. Para eu desenvolver esse olhar contei com a ajuda da Aliança, com diversos cursos que trouxeram para mim essa percepção do “quem eu sou”, e como eu quero estar. E eu quero estar em muitos lugares, e posso estar em vários lugares. Conforme cada curso da Aliança que eu vou fazendo eu estou capacitando e qualificando outras pessoas. Hoje eu tenho a convicção que todo o aprendizado que eu estou levando dentro desses espaços está fazendo a diferença”.

O 1º Encontro Anual de Parceiros da Aliança Empreendedora contou com o patrocínio do Instituto Assaí e apoio da Meta, e além destas empresas contou com a presença de representantes de Bank of America, Fundação Arymax, Fundação FEAC, Mercado Livre, Sebrae Nacional, Sodexo/Pluxee, Cielo, Instituto SYN, Santander, e Instituto Lojas Renner.

O futuro não demora: inovação para os microempreendedores 

As estratégias da Aliança Empreendedora para 2023 e 2024 também foram apresentadas aos parceiros durante o evento, evidenciando a construção de soluções sustentáveis e estratégicas para apoiar o ambiente empreendedor.

“A inovação faz parte do dia a dia da Aliança Empreendedora, que a cada ano busca olhar para o horizonte para compreender o que precisamos fortalecer e adaptar agora, para apoiar de forma ainda mais assertiva os microempreendedores. O ecossistema e o comportamento do nosso público-alvo mudam constantemente, e para isso, desenhar estratégias com parceiros que se conectam nesse movimento é fundamental para criarmos um futuro diverso e em evolução”, explica Lina Useche Jaramillo, cofundadora e head de relações institucionais da Aliança Empreendedora.

Em 2023 o Planejamento Estratégico Anual da organização direcionou duas frentes estratégicas para o ano: foco prioritário na jornada do empreendedor vulnerabilizado; e a Aliança mais tecnológica, com dados e informações integradas por meio da tecnologia.

As duas frentes seguiram ao longo ano sustentando o desenho estratégico que queremos para o futuro: de chegarmos de forma mais assertiva ao microempreendedor em vulnerabilidade, e este público sendo então atendido com mais qualidade por nossas capacitações. Para isso, o letramento digital foi considerado em uma ampla revisão de nossas metodologias de apoio, e a tecnologia sendo parte da estratégia da organização com a criação de uma área de T.I e o desenvolvimento de um novo sistema de gestão de dados que une todas as nossas plataformas de apoio ao empreendedor ao ecossistema. As novas metodologias em breve serão testadas presencialmente com microempreendedores para coleta de feedbacks e ajustes necessários, e o novo sistema de gestão de dados e unificação de plataforma segue em desenvolvimento, com lançamento previsto para 2024 – algo inédito no setor do empreendedorismo quando pensamos em dados integrados sobre a realidade do microempreendedor em vulnerabilidade.

Esse é o futuro que acreditamos e que construímos hoje. Até setembro de 2023 já apoiamos diretamente mais de 25 mil microempreendedores, e unir organizações parceiras que acreditam nessa inclusão, com uma economia mais digna e justa para os microempreendedores, é necessário para construirmos esse futuro de forma sustentável. Vamos juntos nesse caminho?

Deixe um Comentário