Skip to main content

Programa Empreenda  Sicredi já capacitou mais de 2700 microempreendedores por meio de estratégia de multiplicação de conteúdo da Aliança Empreendedora

O microempreendedor é um protagonista na economia brasileira, representando 73% dos registros de empresas no país, segundo o Sebrae. Apesar dessa relevância, muitos profissionais autônomos não visualizam a ocupação desse lugar dentro da economia. 

Isso acontece por uma série de fatores, mas o acesso a conhecimento simplificado e adequado à realidade do microempreendedor, pode ser um dos motivos para esse público se reconhecer tão distante do empreendedorismo. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que apenas quatro em cada dez brasileiros dedicam tempo à gestão financeira. Em contrapartida, segundo o jornal Gazeta do Povo, sete em cada 10 empreendedores brasileiros são responsáveis pelas finanças dos próprios empreendimentos.  Sem empoderamento financeiro adequado, três em cada dez microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil, segundo a mesma pesquisa do Sebrae

Para contribuir com a transformação desse cenário complexo, o programa “Empreenda Sicredi – Conta com a gente” é realizado visando o desenvolvimento econômico por meio do apoio aos microempreendedores locais. A formação é feita pelas Cooperativas Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em parceria com a Aliança Empreendedora por meio da metodologia de ensino Cineclube.

“Nossos objetivos com as capacitações eram, formar essas pessoas ajudá-las a ter uma vida financeira mais sustentável, trazê-las para mais perto de nós e encantar o associado para ter uma experiência diferente, que não teria em outra instituição”, afirma Adriano Gil Fernandes, assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, uma das 105 cooperativas do Sistema.

Desde setembro de 2022 o Empreenda Sicredi já impactou 2.729 microempreendedores, segundo André Alves de Assis, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ. Em somente uma das cooperativas filiadas, a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, cerca de 1.400 micro e pequenos empreendedores foram capacitados pela iniciativa. Um dos participantes impactados pelo curso, Walison Vargas, conta que o conhecimento sobre gestão financeira foi o maior desafio e também a maior transformação pela qual ele passou. “Separar tudo e colocar tudo no seu devido lugar, os meus gastos e os gastos da barbearia, o meu lucro e o lucro da barbearia. E o Empreenda me ensinou a separar tudo isso”, comemora. 

O Cineclube como ferramenta de multiplicação

Os resultados expressivos do Empreenda Sicredi são reflexo do envolvimento dos colaboradores na iniciativa e da implantação do modelo de multiplicação do conhecimento, o Cineclube. Essa estratégia consiste na formação de gerentes e colaboradores das cooperativas Sicredi para atuarem como facilitadores.

Esse modelo foi elaborado pela Aliança Empreendedora com o Tamo Junto – plataforma de conteúdos online e gratuitos desenvolvida pela organização – em duas frentes. Inicialmente, foram produzidas 20 videoaulas separadas em duas temporadas e disponibilizadas aos microempreendedores por meio da plataforma de contato do Sicredi com seus associados. “Foi uma construção coletiva, com pessoas-chave dentro do Sicredi. Nós desenhamos a persona que eles gostariam de atingir, entrevistamos alguns clientes para entendermos quais eram as dificuldades, confirmamos as hipóteses, desenhamos objetivos e desenvolvemos as videoaulas”,  explica Helena Casanova Vieira, cofundadora da Aliança Empreendedora e especialista em pesquisa e desenvolvimento de metodologias.

A segunda etapa prevê a elaboração do guia do apresentador que segue a metodologia do Cineclube. Foram dois treinamentos on-line para capacitar os colaboradores voluntários do Sicredi nas ferramentas de facilitação. Atualmente 291 colaboradores voluntários do Sicredi estão capacitados para a aplicação do curso nas cooperativas. “Em nossos treinamentos, a gente sempre procura fazer o facilitador viver o processo em que ele vai aplicar o conteúdo. Desta forma, fica mais fácil para ele poder reproduzir”, conta Helena. 

Inicialmente, o Cineclube esperava preparar os colaboradores para a aplicação das aulas on-line, mas a gestão do Sicredi decidiu investir  em encontros presenciais que enriqueceram ainda mais a iniciativa. 

(Imagem: Sicredi)

A aplicação das aulas do Cineclube presencialmente beneficiou a relação de confiança entre o Sicredi e os microempreendedores.

Desta forma, os colaboradores voluntários do Sicredi dão suporte aos microempreendedores, direcionando a aplicação das vídeoaulas, apoiando na compreensão do conteúdo e tirando dúvidas. Sobre a efetividade do conteúdo, o assessor do Sicredi  comenta que o diferencial é que as aulas falam a língua do público. “A Aliança consegue trazer, por meio das ferramentas que utiliza, uma linguagem clara, objetiva e leve, com conteúdos que são realmente da realidade dos empresários,” comenta Adriano Gil que comemora os resultados positivos que já estão aparecendo. O incremento médio de negócio, métrica usada para medir a evolução dos associados teve um aumento de 33% desde a implantação do programa.

Além disso, a união do conhecimento técnico da Aliança Empreendedora com as habilidades comportamentais do facilitador – como saber ouvir, conversar e receber bem os microempreendedores – foi crucial para construir uma equipe multidisciplinar e eficaz. “Eu tive a oportunidade de participar da primeira turma do Empreenda Sicredi e ali foi um divisor de águas, onde eu pude aprender bastante coisa, onde eu tive contato com outras pessoas. Então, foi algo muito bacana para ter uma bagagem melhor sobre empreendedorismo.” relembra Diego Carlos Stela, um empreendedor associado ao Sicredi, de 22 anos. 

(Imagem: Sicredi)

O Sicredi transformou os infográficos disponibilizados pela Aliança Empreendedora nas vídeoaulas em uma apostila física com informações-chave para os microempreendedores.

O poder de estar presente na vida do microempreendedor

“Depois desse curso, eu não vi uma luz no fim do túnel, eu vi um clarão. Foi um despertar para vida”, com essa emoção que Eliane Maria Valim relembra o momento em que conheceu o Empreenda Sicredi graças a relação de proximidade e confiança com a instituição financeira cooperativa. 

Ainda que a formação educacional seja o foco do Empreenda Sicredi, o curso já tem gerado resultados que vão além do esperado e   se transformou em mais um canal de relacionamento. Os associados passaram a ter  um reconhecimento ainda maior sobre os serviços e diferenciais  do Sicredi, o que resultou em um movimento de indicação, menor inadimplência e maior lucro para os microempreendedores. 

Por isso, a meta para o futuro é ampliar o alcance do Empreenda Sicredi. “Hoje temos oito  cooperativas desenvolvendo o programa. Queremos expandir para todas as 31”, revela André Alves de Assis. 

A união de forças possibilita a multiplicação do conhecimento

O modelo de multiplicação do conteúdo do Cineclube, replicado pelo Sicredi, é a materialização da missão da Aliança Empreendedora. Com ele, presenciamos o conhecimento chegando a quem mais precisa por meio da cooperação e união de forças de duas entidades que estão comprometidas com o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. “O que a gente mais quer é construir o conteúdo que a gente perca o controle dele, no sentido de que, ele chegue em lugares que a gente não conseguiria chegar apenas com a equipe própria”, comemora Helena.

Fale com um de nossos especialistas em Empreendedorismo para descobrir como a capacitação pode acelerar seus resultados: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/captacao

Deixe um Comentário