Skip to main content

Maquiadoras, trancistas, costureiras, artesãs, produtoras de velas artesanais, decoradoras de festas, revendedoras de produtos de beleza, feirantes, donas de mercearias, de padarias, de restaurantes… essas são algumas ocupações que as mais de 23 mil empreendedoras do Tamo Junta exercem em seu dia a dia. 

E o fato das ocupações destas pequenas empreendedoras serem as mais variadas possíveis e o número de mulheres dentro desta comunidade ser gigante, é algo que reflete o cenário brasileiro em que 9,3 milhões de mulheres atuam como microempreendedoras individuais, segundo levantamento feito pelo Sebrae Minas. 

Entretanto, o Tamo Junta não é apenas um grupo que insere todas essas micro e pequenas empreendedoras em um único espaço digital.  

Ao nos darmos conta de que mulheres que optam por iniciar seus próprios negócios, ou aquelas já engajadas no empreendedorismo, têm menos suporte da sua rede de apoio, criamos este espaço virtual como forma de ser uma enorme rede de apoio entre pequenas empreendedoras, afinal, reconhecemos a necessidade de fortalecer e unir as mulheres no mundo dos negócios. 

“O Tamo Junta existe para mulheres ajudarem outras mulheres a prosperarem e quebrar alguns mitos em relação ao empreendedorismo feminino. A ideia é que elas se sintam seguras em um espaço para trocar desafios, amarguras e doçuras de ser uma mulher empreendedora.”, ressalta Helena Casanovas, fundadora da Aliança Empreendedora e Líder do Projeto Tamo Junto. 

Esse espaço de apoio, fortalecimento e troca deu tão certo que desde seu nascimento, em 2021, até o início de 2024, já recebemos 12.374 novas empreendedoras em busca de partilhar curiosidades, dificuldades, vitórias, histórias e descobertas relacionadas ao mundo do empreendedorismo. 

Reconhecimento e empoderamento no Tamo Junta 

Uma tradição criada dentro do Tamo Junta para empoderar as empreendedoras que participam desta rede é contar, mensalmente, a trajetória da empreendedora mais envolvida e participativa no grupo, além de dar a ela o valor de R$ 200,00. 

O critério para aparecer no quadro “Empreendedora Destaque” é ser o membro que mais curtiu, comentou e fez publicações em nossa rede ao longo de um mês. 

Até agora já tivemos mais de 30 empreendedoras destaque e, para nós, esse gesto vai além de um prêmio em dinheiro, sendo um reconhecimento caloroso que destaca o valor das interações e conexões dentro desta comunidade empreendedora. 

Para as empreendedoras, essa ação é uma chance de se verem como protagonistas de suas trajetórias e poderem investir uma quantia em seu trabalho, como foi o caso da Silvana Teixeira, 41 anos, empreendedora no ramo de decoração de festas em Fortaleza – CE. 

“Quando eu fui empreendedora destaque, eu chorei vendo minha história sendo contada a nível nacional nas redes sociais. Era o meu trabalho fazendo barulho e indo longe, isso para mim foi um presente maravilhoso. Mandei para minhas clientes, elas amaram também! E os R$ 200,00, eu agradeço cada centavo que veio. Com esse valor, comprei algumas coisas que precisava para o meu negócio e foi sucesso.”, relata a empreendedora. 

Silvana também compartilha qual o seu maior aprendizado dentro da comunidade:  

“O que eu mais aprendi com o Tamo Junta no Facebook foi o Canva! Todo conhecimento que tenho do Canva hoje, aprendi lá no grupo e agora faço artes incríveis para meus clientes.” 

Acendendo a chama do conhecimento 

Para fortalecer ainda mais o negócio de cada uma das empreendedoras que participam da rede Tamo Junta, diariamente compartilhamos dicas exclusivas sobre vendas, marketing, finanças, bem-estar e saúde emocional, formalização e atualizações sobre o MEI.  

Assim, expandimos a nossa rede de apoio para uma rede de conhecimento e troca de saberes que movimenta todos os dias a comunidade. 

E esse movimento não fica restrito a nós, administradores da página. Prova disso é que no último semestre de 2023, tivemos 778​ publicações feitas,​ sendo que destas, 173​ foram feitas pelo time do Tamo Junta, enquanto 599​ foram publicações das participantes. 

Ainda dentro deste recorte do último semestre de 2023, acumulamos nestas publicações 2.159​ comentários e 4.387​ reações, graças aos 1.610​ membros ativos por dia. 

Em questão de participação dentro do Tamo Junta, a Viviane Aparecida, de 37 anos, que empreende na área da beleza, é um destaque, pois em um único mês ela compartilhou 46 comentários e 73 reações nas publicações feitas por elas, por nós e por outras empreendedoras. 

“Eu super indicaria o grupo para qualquer empreendedora, até mesmo para quem quer começar a empreender, porque lá eu tenho ajuda para desenvolver minhas competências dentro do meu negócio e temos uma troca grandiosa. O Tamo Junta é uma rede que faz parte real do meu dia a dia e eu só tenho a agradecer.” 

Conecte-se, aprenda e cresça! Participe agora do Tamo Junta e faça parte da comunidade de mulheres empreendedoras que impulsionam o sucesso coletivo.  

 

Deixe um Comentário