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O Moda Justa e Sustentável, programa da Aliança Empreendedora voltado para a construção de um futuro mais justo e ético por meio do empreendedorismo, acaba de ganhar uma identidade visual. 

A nova identidade visual foi co-construída no último trimestre de 2024 e traduz o compromisso do programa em promover um ambiente mais justo e sustentável para microempreendedores do setor têxtil. Ao mesmo tempo, dialoga com diferentes atores do ecossistema empreendedor, reforçando a missão do programa de transformar a indústria da moda no Brasil. 

A identidade visual foi desenvolvida com o objetivo de transmitir os valores fundamentais do programa Moda Justa e Sustentável: inclusão, impacto social, sustentabilidade e fortalecimento de microempreendedores. Com uma paleta de cores e elementos gráficos que remetem à diversidade e à colaboração, a nova marca busca refletir de maneira autêntica a essência e a narrativa do Moda Justa e Sustentável, fortalecendo sua comunicação e presença no setor. 

Com isso, o programa também consolida sua atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os principais objetivos trabalhados são: ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). 

Cristina Filizzola, cocoordenadora do Moda Justa e Sustentável e presidente da Aliança Empreendedora, comenta sobre a importância da nova identidade visual para o amadurecimento do programa.  

“Mais que uma nova identidade visual, este é um momento que reflete a transformação e evolução do programa, visando concentrar seus esforços na sustentabilidade ambiental por meio do apoio aos negócios da área da moda. Junto com o lançamento, traremos as novidades dos diferentes projetos e o lançamento de uma nova frente de negócio: o apoio aos brechós, iniciando com o lançamento de uma pesquisa para entendermos melhor o perfil e necessidades deste público”, diz.

 

Construção coletiva 

O desenvolvimento da identidade visual foi realizado em parceria com o Renata Abranchs Branding, por meio do Criável, pilar social do estúdio de branding e pesquisa. Com mais de 27 anos de atuação e uma metodologia própria, o estúdio atende grandes marcas do setor da moda, trazendo um olhar estratégico para reforçar o posicionamento do Moda Justa e Sustentável. 

Renata Abranchs, fundadora e diretora criativa do estúdio, reforça que o processo de construção da identidade do programa foi colaborativo e dinâmico.  

“Partimos dos seus diferenciais mais puros — metodologias adaptáveis e uma rede altamente estruturada — para desenvolver uma identidade que traduzisse sua essência. O resultado carrega uma linguagem de moda, com elementos leves, simples, cores alegres e muitas curvas que evocam o fio que tece e conecta. Esses elementos reforçam os traços acolhedores e femininos da marca, criando uma presença visual que convida para um abraço”, completa. 

Atuação do Programa em 2024 

Ao longo de 2024, o Moda Justa e Sustentável fortaleceu sua atuação por meio de iniciativas estratégicas voltadas ao empoderamento de microempreendedoras costureiras de reparo de roupas e de oficinas de costura. Ao todo, foram 2.452 pessoas impactadas diretamente com conteúdos e mais de 260 empreendedoras certificadas, além de R$ 46 mil em investimento direto nos negócios. 

O destaque fica para os cursos Tecendo Sonhos e Costura Além da Agulha, que capacitaram as mulheres por meio de metodologias aprofundadas e adaptadas para cada público, sendo este um dos principais diferenciais competitivos do Programa.  

Fortalecimento da moda sustentável no Brasil 

Desde sua criação, o Moda Justa e Sustentável tem atuado para transformar o setor têxtil, promovendo parcerias estratégicas, capacitações, conexões e acesso a oportunidades para empreendedores da moda. 

De acordo com Cristina Chiarastello, que cocoordena o programa, a nova identidade chega em um momento crucial para evidenciar o pilar da sustentabilidade, especialmente a ambiental, adotado pelo Moda Justa e Sustentável, firmando-o como referência no tema no Brasil.  

“Ao longo destes anos de atuação na cadeia da moda, o programa ganhou experiência, amadureceu e se consolidou no apoio ao microempreendedor, desenhando capacitações para os diferentes públicos-alvo deste ecossistema.  Neste sentido, o apoio a sustentabilidade também foi sendo aprimorado, como, por exemplo, as capacitações para costureiras de reparos e o alinhamento deste tema com ciclos de vida mais longos para os vestuários”, fala.

Atualmente, o Moda Justa e Sustentável conta com o apoio de uma coalizão de parceiros, formada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Instituto C&A, Instituto Lojas Renner e Instituto SYN.  

Evento de lançamento da marca 

Com o objetivo de consolidar esse marco, no dia 13 de maio de 2025 (terça-feira), às 15h, acontece o evento “Moda Justa e Sustentável como tendência para um futuro melhor”, para celebrar o lançamento da identidade visual do programa. A agenda contará com depoimentos de empreendedoras apoiadas pelo programa e o painel “Moda sustentável na prática: o papel de microempreendedoras de costura e brechó na economia circular”. 

O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo no YouTube da Aliança Empreendedora. Para se inscrever e saber mais sobre o programa, acesse o site: www.modajustaesustentavel.org.br 

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