Skip to main content

O voluntariado corporativo é uma dinâmica que empresas e organizações têm adotado cada dia com mais frequência. A prática tem como principal objetivo incentivar colaboradores a se envolverem em ações sociais ou organizacionais para desenvolver novas habilidades ou, até mesmo, aprimorar atividades do dia a dia. 

Segundo o IBGE, 7,3 milhões de pessoas realizaram algum tipo de atividade voluntária no Brasil em 2022. Além disso, dados da pesquisa BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) de 2021, mostram que a maioria das empresas (86%) possui um programa formal de voluntariado. Esses números indicam caminhos promissores para as atividades, tanto no âmbito pessoal quanto organizacional. Nesse contexto, a Aliança Empreendedora vem atuando e colaborando com empresas para fortalecer suas ações de voluntariado corporativa conectando com as necessidades de microempreendedores em vulnerabilidade social e econômica. 

A mentoria desempenha um papel fundamental no sucesso e desenvolvimento de pequenos negócios, como evidenciado pela Avaliação de Impacto da Aliança Empreendedora, realizada em 2022 com 495 pessoas. Empreendedores que recebem orientação e apoio de mentores têm uma significativa melhoria em sua rentabilidade. Além disso, essa relação contribui para o crescimento de habilidades essenciais, tanto as chamadas ‘soft skills’ quanto as ‘hard skills’. Por exemplo, observamos um aumento significativo na persistência, com 81% dos empreendedores que passaram por mentoria demonstrando maior resiliência. Da mesma forma, a capacidade de compreender e se adaptar às complexidades do mercado registrou um aumento de 71% entre os mentorados. É interessante notar que 77% dos empreendedores que receberam mentoria relatam ter implementado mudanças práticas em seus negócios após esse processo, demonstrando a eficácia da orientação na promoção de melhorias tangíveis. Assim, a mentoria emerge como uma ferramenta crucial para o crescimento sustentável e o sucesso de pequenos empreendedores. 

É pensando no desenvolvimento dos pequenos empreendedores que foi criado o programa de mentoria Guru de Negócios, que por meio de uma plataforma facilita a conexão de mentores voluntários e empreendedores em todo o território nacional. Desde sua idealização, a Aliança Empreendedora já apoiou mais de 2500 mentorias. Ao se inscrever na plataforma, as pessoas que empreendem podem escolher quais atividades precisam aperfeiçoar em seus negócios e, assim, encontrar mentores voluntários que podem ajudar nos pontos de dificuldade, considerando suas experiências e qualificações sobre os temas buscados. Compreendendo esse potencial de construir conexões de impacto para os microempreendedores, mas também mobilizar e engajar voluntários interessados pela causa, o voluntariado corporativo é parte dos serviços fornecidos pelo Guru de Negócios, como o projeto realizado em parceria com a Philco Brasil. 

O projeto Negócio de Mãe Philco nasceu com o objetivo de incentivar colaboradores da empresa a realizarem mentorias com mães empreendedoras de todo o Brasil, beneficiando 43 mães através de aulões semanais sobre diversos conteúdos, para desenvolvimento de seus negócios e atendendo diretamente 15 mães com três meses de mentoria individual e personalizada. Foram mais de 90 encontros individuais e 250 horas de mentoria. Um dado que chama atenção é que 80% das mães empreendedoras que participaram do projeto perceberam aumento de renda após a mentoria, o que demonstra como o acompanhamento de mentores pode mudar a trajetória de muitos negócios no país. 

“Eu pensava em desistir do meu negócio, não via resultados, mas com a mentoria minha visão se abriu e eu comecei a mudar… hoje eu não quero desistir, quero expandir o meu negócio”, conta Crislaine Okada, de São João do Meriti, do Rio de Janeiro, que empreende a Quitutes Okada e beneficiada pelo projeto Negócio de Mãe Philco. 

Esse foi o primeiro projeto de voluntariado da Philco Brasil, envolvendo sete colaboradores apoiando diretamente empreendedoras por meio da mentoria e mais de 50 pessoas no desenvolvimento das ações. O projeto foi avaliado pelos mentores, em parte colaboradores da Philco, com NPS (Net Promoter Score) em 93%, e todos concordam que sua relação com a empreendedora mentorada contribuiu para o autoconhecimento, autogestão, sensibilidade, vontade de aprender coisas novas e empatia.  

“Esse projeto foi muito importante para mim, pois me identifiquei demais com a Priscilla e pude aprender muito com a nossa troca de experiências durantes os encontros. No primeiro encontro foi onde nos conhecemos melhor, ela me contou quais eram as suas principais dificuldades e o que eu não sabia, eu fui aprender para ensinar a ela. Também trouxe uma amiga especialista em marketing digital para dar algumas dicas de conteúdos e plataformas online de inteligência artificial. É muito gratificante poder ajudar outra pessoa e ver a felicidade e a gratidão dela nos encontros. Espero ter contribuído também para o crescimento pessoal e profissional da Priscilla”, conta Maria Júlia da Sá, colaboradora da Philco Brasil e mentora do projeto Negócio de Mãe Philco. 

“Até o momento, já desenvolvemos sete projetos de voluntariado corporativo que beneficiaram mais de 600 pessoas. Esses dados, ainda que modestos, nos trazem um olhar otimista em relação ao tema. Esperamos que a prática do voluntariado corporativo seja vista pelas empresas como um potencial transformador da realidade, para que juntos possamos formar uma rede de apoio forte e potente”, conta Verônica Maia, líder de projetos da Aliança Empreendedora.

Para a Aliança Empreendedora, trabalhar diretamente com empresas e organizações que acreditam no potencial transformador do empreendedorismo abre portas para um futuro mais justo e digno para aqueles que empreendem. E como próximos passos o Guru de Negócios tem como objetivo continuar se conectando a empresas e organizações através do voluntariado corporativo, além de ampliar sua rede de mentores voluntários, aprimorando a ferramenta de conexão para que cada vez mais empreendedores possam sentir a transformação prática que a mentoria tem e seus negócios.

Deixe um Comentário