Skip to main content

No final de 2023, o projeto Meu Negócio é Meu País decidiu reunir os grupos de mulheres empreendedoras que participaram das formações em anos diferentes para estimular a criação de uma comunidade maior e mais estruturada. O WhatsApp foi o ponto de partida. Ali, surgiram trocas, apoio mútuo e uma vontade crescente de continuar juntas. O que começou como um grupo de mensagens se transformou em uma rede viva, e, em agosto de 2025, aconteceram tiveram os seus primeiros encontros presenciais em Salvador e Caruaru. 

A comunidade, chamada Meu Negócio é Meu País, leva o mesmo nome do programa que a originou. Ela representa um espaço de conexão e crescimento conjunto. Em um cenário onde o empreendedorismo feminino ainda enfrenta desafios, especialmente no acesso a contatos e oportunidades, redes como essa fazem toda a diferença.  

Segundo a pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios (2021), da Rede Mulher Empreendedora, 76% das empreendedoras apontam o networking como essencial para viabilizar parcerias e aprendizados que, sozinhas, dificilmente alcançariam. 

Rede em movimento: os encontros presenciais 

A realização dos encontros foi desenhada com três objetivos: fortalecer a articulação da rede, dar protagonismo às empreendedoras e consolidar a maturidade da comunidade. 

A Aliança Empreendedora apoiou com uma metodologia que estimulava o protagonismo, sem retirar das mulheres a liderança. O processo teve cinco etapas: criação de comitês locais, enquetes e checklists para decisões ágeis, planejamento feito por elas, apoio estratégico apenas quando necessário e execução autônoma. O resultado foram encontros únicos, com a identidade de cada cidade e das empreendedoras. 

Em Salvador, o grupo se encontrou no espaço de uma das empreendedoras, com atividades leves, conversas, muitas risadas. Entre elas, estava Cíntia, que compartilhou emocionada:
“Queremos agradecer à Aliança Empreendedora e também à Kuat pelos momentos maravilhosos que nos foram proporcionados. Grandes trocas e aprendizados”.  Patrícia, também participante do encontro, completou o que para ela é o sentido da comunidade: “Essa galera virou uma família para mim”.  

Já em Caruaru, o encontro aconteceu em um bistrô, com dinâmicas que permitiram que as empreendedoras se conectassem ainda mais. Raquel, que teve seu aniversário celebrado durante o encontro, conta que foi especial.  

“Foi muito especial e importante esse momento. Os temas abordados foram essenciais para a evolução do nosso negócio. Amei as dicas, as trocas de experiências e a dinâmica”. 

Patrícia, uma das empreendedoras de Caruaru e que faz parte da comunidade, destacou a importância de ter esses momentos. “Foi muito bom revê-las! Os assuntos foram ótimos, muitas risadas e trocas essenciais. Cada uma com sua demanda e correria deu um jeitinho de ir. Que venham os próximos, com mais meninas!”. 

 Mais que negócios: um momento de autocuidado 

Para mulheres que vivem jornadas intensas, os encontros também funcionaram como um respiro. Criados por elas e para elas, os momentos de troca, acolhimento e até uma sessão de fotos profissionais permitiram que cada uma se sentisse vista e fortalecida pelo grupo. 

A iniciativa reforça que fortalecer o negócio começa por fortalecer a empreendedora. A troca de experiências, as risadas e a celebração de conquistas foram um lembrete de que o autocuidado é parte essencial da jornada empreendedora, e precisa ser cultivado. 

O amadurecimento da comunidade 

A organização dos encontros pelas próprias empreendedoras demonstra a maturidade que a comunidade alcançou. O que começou como um grupo de apoio virou uma rede colaborativa, que hoje se desenvolve a cada dia.  

Além das trocas práticas, como fornecedores e parcerias, o mais valioso tem sido o suporte real entre elas, aquele que ajuda a seguir em frente nos dias difíceis e celebra as vitórias nos dias bons. 

Hoje, a comunidade Meu Negócio é Meu País reúne empreendedoras em Salvador, Caruaru, Fortaleza e Porto Alegre. Cada cidade com sua identidade, todas com o mesmo propósito: empreender em rede melhora resultados e fortalece trajetórias. 

Deixe um Comentário