Skip to main content

Instituições somam forças para desenvolver e divulgar projetos com foco em micro e pequenos empreendedores 

Atualmente, o Brasil soma mais de 14 milhões de microempresas e microempreendedores individuais, segundo dados do Mapa de Empresas, divulgado em maio deste ano pelo Governo Federal. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro representam uma fatia considerável desse dado, com mais de 4.9 milhões de micro e pequenos negócios, isso sem considerar as pessoas que empreendem na informalidade. Os números por si só justificam a importância de desenvolver projetos e cursos voltados a esse público. 

Para além, é preciso pensar estratégias para que as oportunidades cheguem até os empreendedores e empreendedoras, mas como fazer isso? É aí que entra o papel da mobilização. O projeto Empreenda SYN, por exemplo, realizado pela Aliança Empreendedora em parceria com o Instituto SYN, contou com quatro pessoas mobilizadoras dedicadas, responsáveis por repercutir a iniciativa nos bairros e comunidades correspondentes, identificando estratégias locais. 

Aira Nascimento, Leonardo Marques, Sueli Alves dos Santos e Telma Silva utilizaram de suas respectivas redes de contatos e também saíram às ruas para apresentar uma oportunidade gratuita de curso via WhatsApp para empreendedoras e empreendedores dos bairros de Bela Vista, Canindé e Vila Pirituba, em São Paulo, além da região de Santo André, no ABC Paulista, e da zona oeste do Rio de Janeiro. Nesta empreitada, encontraram quatro organizações — e inúmeras pessoas — que somaram forças na divulgação e fizeram o projeto reverberar. São elas: As Josefinas, Agência do Bem, Capacitrans, Mulheres Empreendedoras, Mulheres que inspiram e One by One. 

Como resultado, essa rede poderosa mobilizou mais de 550 inscrições e selecionou 486 micro e pequenos empreendedores para as seis turmas do projeto. 

Para a Mariana Rodrigues, Líder de Pesquisas e Relações Governamentais do programa Empreender 360, da Aliança Empreendedora, esse movimento é fundamental para fortalecer o ecossistema empreendedor. “O ecossistema, formado pelas pessoas que atuam em prol do empreendedorismo, é um universo muito rico e muito vivo, mas precisa estar mais conectado para fazer com que as oportunidades cheguem ao empreendedor da ponta. Quando ativamos esse ecossistema por meio da mobilização em projetos como esse, abrimos as portas e possibilitamos a ampliação de toda a rede”, diz. 

Conheça um pouco das organizações que também acreditam no papel transformador do empreendedorismo e somaram forças na mobilização presencial e online do Empreenda SYN: 

As Josefinas 

As Josefinas Colab é um coletivo de mulheres da periferia carioca que atua em três pilares: impacto social, cultura e autocuidado. Conta com uma casa collab para construção de negócios de impacto, mentorias para microempreendedoras, hub de serviços realizados por mulheres, como consultoria em projetos e processos, design, audiovisual, fotografia, produção cultural, oficinas, rodas de conversa.  

Saiba mais:
https://www.instagram.com/asjosefinasinstituto/
https://www.instagram.com/empreendedoras_da_zo/  

Agência do Bem 

É uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos e sem finalidade religiosa ou político-partidária, localizada no Rio de Janeiro. Sua missão é promover o desenvolvimento humano visando a cidadania plena de populações de baixa renda, através da educação, de forma transparente e sustentável. Dentre os projetos, destacam-se Escola de Música e Cidadania, Tocando Juntos e Beirart. 

Saiba mais:
https://www.agenciadobem.org.br/
https://www.instagram.com/agenciadobem/  

Capacitrans 

É uma rede de capacitação profissional e empreendedora para pessoas trans e LGBT+, focada no combate estigmas, discriminações e defesa de direitos. Atua com empreendedorismo inclusivo e transrepresentativo, vestes litúrgicas feitas por pessoas trans e produção e consultoria em moda, imagem e estilo, com atendimento exclusivo e personalizado. 

Saiba mais:
https://capacitransrj.com.br/
https://www.instagram.com/capacitransrj/  

Mulheres empreendedoras 

Grupo voltado para promover networking entre mulheres empreendedoras 

Saiba mais:
https://www.instagram.com/dmemulheresempreendedoras/
https://www.instagram.com/denise.omarques/  

Mulheres que inspiram 

Grupo voltado para promover networking entre mulheres empreendedoras do bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. 

Saiba mais:
https://www.instagram.com/mulherescg.rj/
https://www.instagram.com/selmasales/  

One by One 

A missão da One by One é proporcionar inclusão social para famílias com crianças com deficiência física, motora ou neurológica e em vulnerabilidade social por meio de cursos nas áreas de educação, sustentabilidade e empreendedorismo, além de doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, fraldas e leite. 

Saiba mais:
https://onebyone.org.br/site/
https://www.instagram.com/onebyone.ong/  

Mais parcerias
Os mobilizadores contaram, ainda, com apoio da rede de líderes e embaixadores da própria Aliança Empreendedora, além de outros empreendedores e empreendedoras que se somaram às ações de divulgação. 

São eles:
– Daniela Rosin (Talento, Moda, Arte e Café) | https://www.instagram.com/talentomodaarteecafe/  

Pamela Piteri (nutricionista) | https://www.instagram.com/pamelapiteri/  

Ricardo (Folha Noroeste) | https://www.instagram.com/jornalfolhanoroeste/  

Loja Arteira | https://www.instagram.com/arteira_arte_em_madeira/ 

Bazar Provisório.lbl | https://www.instagram.com/bazarprovisorio.lbl/  

Sobre o Empreenda SYN
Realizado em parceria com o Instituto SYN, o projeto teve como objetivo empreendedores e estimular a criação de rede de micro e pequenos empreendedores em duas das maiores cidades do Brasil. 

Para isso, promoveu uma formação de seis dias, via grupo no WhatsApp, em que as(os) empreendedoras(es) receberam pílulas de conteúdos – áudios, imagens, textos, vídeos curtos – e desafios diários sobre temas como: “Redes, parcerias e relacionamento com fornecedores”; “Finanças e Capital de emergência”; “Crédito para os negócios”; “Meu negócio online: redes sociais” e; “Planejamento do negócio”.  

Como forma de aprofundar essa jornada de conhecimento, após a capacitação, os empreendedores puderam receber mentoria individual e gratuita com o Guru de Negócios da Aliança Empreendedora, programa de mentoria e voluntariado da organização. Além disso, cada turma contou com empreendedores destaques, que também participaram de uma mentoria coletiva com especialista sobre Marketing Digital. 

Para o Analista de Responsabilidade Social do Instituto SYN, Alexandre Nunes, o projeto veio para estimular a geração de renda para o desenvolvimento socioeconômico das duas grandes metrópoles. “Potencializar as comunidades dos entornos dos nossos empreendimentos é motivo de grande satisfação e um dos propósitos do Instituto e temos a certeza de que o Empreenda SYN irá cumprir este objetivo”, finaliza ele. 

Join the discussion 2 Comments

Deixe um Comentário