Skip to main content

As organizações foram reconhecidas no Concurso Láurea CAF, promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina CAF em parceria com a Aliança Empreendedora.

Das mais de 500 organizações cadastradas no Mapa do Ecossistema de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro (mapeamento.org.br), 73 delas se inscreveram para participar do Láurea CAF, concurso que tem o objetivo de reconhecer as melhores práticas de apoio no Brasil. A partir dessas inscrições foram selecionadas as 6 melhores iniciativas que estão transformando a realidade de diversos empreendedores ao longo do país.

Os representantes das organizações finalistas foram para Brasília-DF no final de julho para vivenciar um dia e meio de conexões e pensar em como potencializar o seu impacto no país. As finalistas também se apresentaram para uma banca de jurados que as avaliaram para escolher a organização vencedora do concurso.

Dentre os reconhecimentos, o primeiro lugar recebeu um vale, com todas despesas cobertas, para ir ao Global Entrepreneurship Congress 2018 em Istanbul – Turquia, um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. O segundo e terceiro lugar foram convidados para o lançamento da pesquisa do Mapa do Apoio ao Microempreendedor Brasileiro que acontecerá em nov/2017 em São Paulo.

“Muito mais do que só reconhecer as iniciativas, para gente era bem importante fomentar rede entre elas, porque estamos em frente a atuações de qualidade que causam um impacto importante para o país. Então pensamos em uma segunda fase que fosse presencial, para que se encontrassem e pudessem contribuir para uma construção colaborativa sobre o melhor cenário que a gente pode imaginar para os empreendedores no Brasil, como encontrar quais são os desafios que esses empreendedores enfrentam e também das organizações que os apoiam.” Florian Paysan, Coordenador do Projeto Láurea CAF.

Conheça melhor as organizações finalistas!

Goma

goma

Ao longo de seu processo de constituição, a Associação Goma construiu uma rede de mais de 150 empreendimentos  e 2.000 pessoas, com o objetivo de fomentar a economia criativa e colaborativa, através do empreendedorismo em rede e negócios de impacto social. A associação conta com um espaço colaborativo de trabalho para que os empreendedores possam interagir, desenvolver e oferecer seus negócios e serviços.
Saiba mais: http://goma.org.br/

Banco do Empreendedor

logo-bancodoempreendedor

O Banco do Empreendedor é especialista em microcrédito produtivo e orientado. O banco considera a metodologia aplicada como seu diferencial, através do agente de crédito que vai pessoalmente até o empreendimento e avalia se o empreendimento é viável ou não (avalia a necessidade, a viabilidade do negócio, capacidade de pagamento, capacidade de endividamento).
Saiba mais: http://www.bancodoempreendedor.org.br/

Anpecom

anpecom

A Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom) tem o objetivo de reunir e articular pessoas, empresas, instituições públicas e privadas em prol da Economia de Comunhão. A associação é composta por empresas e empresários que procuram adotar a cultura da fraternidade em suas práticas cotidianas, criando novas possibilidades de governança e relacionamentos profissionais e pessoais, humanizando as práticas de mercado. Além disso, possui programas de incentivo ao empreendedorismo, pólos de negócios, financiamentos coletivos, entre outras ações de apoio a empreendedores.
Saiba mais: http://anpecom.com.br/

E o trio vencedor:

3º lugar Rede Mulheres que Decidem

mulheres que decidem

A Rede Mulheres Que Decidem tem o propósito de incentivar empreendimentos comandados por mulheres através de workshops, palestras, treinamentos e geração de negócios entre os membros da Rede. A organização atua em todo o Brasil com as células de negócios, que são grupos menores de até 12 empreendedoras que recebem treinamento com metodologia própria da Rede para que possam gerar negócios entre elas e divulguem umas às outras. Com isso, é possível que através do compartilhamento das expertises de cada uma, fortaleça o desenvolvimento de todos os empreendimentos das células.
Saiba mais: http://www.mulheresquedecidem.com.br/


2º lugar Micro Rainbow International

micro rainbow

A Micro Rainbow International é uma organização que trabalha diretamente com o apoio ao público LBGTI, com a produção de diagnósticos socioeconômico que permitem identificar as necessidades específicas do público-alvo em diversos contextos, realizando ações diretas para promoção do microempreendedorismo de forma monitorada e sustentável. A organização foi responsável pela criação do primeiro curso de empreendedorismo LGBTI do Brasil e a partir disso já formaram 80 microempreendedores em menos de 1 ano e meio de atuação. Com isso, possibilitou que muitos desses empreendedores LGBTI aumentassem sua renda e conseguissem viver do seu próprio negócio, e também que restabelecessem seus laços familiares, fortalecessem suas redes pessoais e profissionais e se sentissem mais protegidos da violência homotransfóbica.
Saiba mais: https://www.micro-rainbow.org/

1º LUGAR FEIRA PRETA (VENCEDOR)

feirapreta

O Instituto Feira Preta é uma organização social sem fins lucrativos, que desde de 2009 atua na promoção e no desenvolvimento sociocultural da comunidade negra e do empreendedorismo afro brasileiro. Com o intuito de fortalecer o mercado afro-brasileiro, a organização tem desenvolvido um conjunto de iniciativas colaborativas, coletivas e inclusivas. Hoje a Feira Preta é uma das principais referências afro-empreendedoras na realização de feiras e eventos sociais e culturais do Brasil e América Latina e já mobilizou mais de  130 mil pessoas na realização de seus projetos promovendo mais de R$4  milhões em circulação monetária entre os afro descendentes.
Saiba mais: http://www.feirapreta.com.br/

2.1

Foto: Representantes da Micro Rainbow International e Feira Preta.

SOBRE O MAPA DO APOIO AO MICROEMPREENDEDOR BRASILEIRO

O Mapeamento está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Aliança Empreendedora e o Bank of America Merrill Lynch, com o objetivo de identificar e evidenciar as organizações públicas, privadas e mistas que apoiam a criação e/ou o fortalecimento de microempreendimentos no país.

A partir das respostas coletadas será criado, além da pesquisa, o Mapa do Apoio ao Microempreendedor Brasileiro. O qual, por meio dele, os microempreendedores, apoiadores e demais atores do ecossistema poderão se reconhecer, conectar, colaborar e coordenar esforços para fortalecer o setor de microempreendedorismo no Brasil.

“Quanto mais juntos estivermos: iniciativas como instituições financeiras, instituições de capacitação, intuições redes colaborativas… quanto mais juntos estivermos, vamos conseguir que esse ecossistema de empreendedorismo cresça mais rápido e acima de tudo vamos contribuir para que cresça de forma sustentável.” Isabela Cadena, Caixa Crescer.

Coloque a sua organização no Mapa! www.mapeamento.org.br

Deixe um Comentário