Skip to main content

O concurso, que tem o objetivo de reconhecer, valorizar e empoderar mulheres empreendedoras, é uma iniciativa da marca Brilhante em parceria com a Aliança Empreendedora

Em 2017, mulheres de todos os cantos do Brasil, que têm algum empreendimento ou que sonham em empreender puderam se inscrever no projeto da marca Brilhante. Na terceira fase do Ciclo, elas contaram suas histórias, do seu negócio ou ideia de negócio, e se inscreveram para o concurso Hora de Brilhar. Dentre todas as mais de 1400 inscritas, 40 foram selecionadas para a segunda fase e 10 mulheres foram escolhidas como finalistas do concurso, sendo 5 delas iniciantes (com a ideia de negócio) e 5 atuantes (que já possuem seu próprio empreendimento com faturamento anual de até 60 mil reais).

Estas, durante todo o processo, receberam treinamentos on-line e presenciais, e receberão mentoria de especialistas nos próximos 6 meses.

Na última etapa do concurso, duas empreendedoras receberam o prêmio de Selecionada com Destaque, levando para casa 5 mil reais para investir em seus negócios. São elas Walquiria Leticia da Silva (iniciante) e Anna Paula Sampaio Barbosa (atuante).

Walquiria Leticia da Silva – 30 anos – Movi[mente]

walquiria
Walquiria é natural de Lorena-SP, cidade na qual inicialmente irá desenvolver o seu empreendimento, a Movi[mente]. Seu negócio, de agenciamento de serviços turísticos para meios rurais e comunidades, surgiu com a premissa de promover impacto social, sendo que a ideia veio à tona após Walquiria perceber o potencial turístico não explorado nas áreas rurais e naturais na região do Vale do Paraíba e entorno, além do estudo do mercado consumidor de turismo.

Seu empreendimento é voltado às ações sociais pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), procurando conectar o turista a instituições, comunidades e produtores rurais através do voluntariado e fomentando a capacitação e empoderamento dos mesmos a partir do empreendedorismo.

Walquiria conta que a maior mudança que teve depois de ter passado pelo projeto Brilhante, foi que hoje ela consegue olhar para si e enxerga o seu próprio potencial. “Antes eu era uma mulher que não acreditava mais nos meus sonhos, que eles não se realizariam. Hoje sou uma mulher forte e que acredita que todos os sonhos são possíveis, que sente tanto a realização pessoal quanto profissional”, comenta a empreendedora.

Anna Paula Sampaio Barbosa – 27 anos – LUDO Thinkingana
Nascida em Vila Velha, no estado do Espírito Santo, Anna Paula trabalhava até então como psicóloga organizacional. Conversando com uma amiga, Renata, que a incentivou procurar por inovação em seu trabalho, ela decidiu criar e implantar ela decidiu implementar um treinamento baseado em atividades lúdicas e jogos virtuais na organização que trabalhava. Com um resultado positivo, Anna Paula passou a desenvolver e implementar com outros conteúdos em formato de jogos e atividades recreativas, e acabou ficando conhecida por outras empresas da região que queriam que ela também disponibilizasse seus serviços.
Ela e Renata, então, criaram a LUDO Thinking, e passaram a dedicar todo o seu tempo ao novo empreendimento. A LUDO Thinking tem a missão de construir, sob demanda, ferramentas lúdicas e imersivas que promovam e facilitem a gestão do conhecimento nas organizações por meio de jogos e atividades gamificadas.

Como foi a capacitação Hora de Brilhar

As selecionadas para a primeira etapa do concurso, durante um mês, passaram por treinamentos on-line e presenciais sobre diversos temas relacionados aos negócios, como marketing, planejamento estratégico, gestão financeira e outros. Neste período também aconteciam desafios e atividades que deveriam ser cumpridos durante toda a capacitação.

Após o primeiro mês, elas foram convidadas a irem até São Paulo-SP, com tudo pago, para participar de novos treinamentos e se conectarem. Além disso, também tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Aliança Empreendedora, Unilever, da agência J. W. Thompson, do Google e do Facebook.

O Facebook, que é uma plataforma para que todos os tipos de negócios possam construir sua presença online, recebeu as Mulheres Brilhantes e ofereceu uma palestra sobre introdução à rede social, citando cases, criação e gerenciamento de anúncios e dicas de conteúdo. Na agência J. W. Thompson, as mulheres ganharam um treinamento de como apresentar seu negócio, ministrado pela Luísa Bonin, ato que aconteceria no dia da avaliação final, 05 de abril.

O evento de premiação aconteceu na Unilever, sede da marca Brilhante, onde as finalistas apresentaram seus negócios para uma banca de avaliação composta por especialistas como: Ana Fontes da Rede Mulher Empreendedora, Marina Egg da Aliança Empreendedora e Vivi Duarte do Plano Feminino, entre outros. Especialistas que selecionaram, a partir dali, as duas empreendedoras destaque de cada categoria (iniciante e atuante) que receberam o prêmio para investirem em seu negócio ou ideia.

O Ciclo Brilhante

O programa Ciclo Brilhante é uma iniciativa da Marca Brilhante, entre Aliança Empreendedora e Escola de Você. Completando, em 2018, quatro anos de existência, o programa tem como objetivo empoderar e incentivar mulheres a abrir ou desenvolver seu próprio negócio. O programa já impactou mais de 250 mil mulheres e é composto por 3 fases, das quais a Aliança Empreendedora faz parte da segunda e da terceira fase: Escola Brilhante, curso on-line de empreendedorismo para mulheres que querem abrir ou desenvolver o próprio negócio e o concurso Hora de Brilhar.

Deixe um Comentário