Skip to main content

Com o lançamento do Relatório de Resultados de 2022, é importante refletir sobre o impacto do nosso trabalho, as mudanças na nossa abordagem e como essas transformações têm se refletido ao longo de 2023.

Durante o período da pandemia, fomos obrigados a intensificar o uso de plataformas online e digitais para continuar capacitando empreendedores. O ano de 2022 permitiu que aprimorássemos essas metodologias e ainda, a retomada das atividades presenciais. O resultado foi impressionante: alcançamos mais de 38 mil pessoas com nossos programas de capacitação, beneficiando diretamente 18.692 microempreendedores em todo o país.

Ao expandir nossas atividades para o ambiente digital, conseguimos não apenas atingir nosso público-alvo principal – empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica – mas também mantivemos um Índice de Focalização estável (indicador que criamos para medir se estamos chegando em quem mais precisa). Isso nos desafiou a melhorar esse indicador interno, revisando nossas metodologias e redesenhando a jornada do usuário vulnerabilizado. O objetivo é otimizar e adequar os pontos de contato com a Aliança Empreendedora e suas ofertas, além de desenvolver projetos que mobilizem e atendam públicos racializados e com menor nível de escolaridade. No Relatório, é possível obter mais informações sobre o Índice de Focalização, mas já adianto que o processo de revisão metodológica está em pleno andamento. Dedicamos uma atenção especial ao letramento digital, realizando diagnósticos com empreendedores e identificando maneiras de abordar esse tema de forma eficaz.

Ao observar como nosso modo de trabalho evoluiu, no último ano, a Aliança Empreendedora adotou o modelo Ágil de gestão e execução de projetos. Essa estratégia nos permitiu aumentar a entrega de valor em um tempo menor, oferecer maior flexibilidade na gestão, abrir espaço para inovação tanto interna quanto externamente, e muito mais. Essa nova estrutura caminhou lado a lado com a adoção de ferramentas e tecnologias, o que evidenciou ainda mais a importância dessa área para a organização, não só pelas plataformas próprias, mas também no ganho de eficiência, escala e gestão de dados.

Estamos trabalhando incessantemente para equilibrar o potencial de alcance do ambiente digital com o poder transformador do contato presencial. Nosso empenho está em nos aproximarmos cada vez mais dos empreendedores, por meio de metodologias que abordem os temas de gestão e competências empreendedoras de maneira simples e acessível. Buscamos impactar os empreendedores de forma a impulsioná-los para um estágio de prosperidade e crescimento, resultando na geração de renda, emprego, mudanças na comunidade e na longevidade dos negócios.

Sabemos que tudo isso só é possível graças aos nossos parceiros, apoiadores e voluntários, que acreditam na Aliança Empreendedora e no modelo de trabalho que adotamos. Contamos com seu apoio para continuar fazendo o que fazemos, da maneira como fazemos, e alcançando melhores resultados.

Confira os resultados que alcançamos juntos!

Deixe um Comentário