Skip to main content

Evento da Meta em parceria com o Instituto Cidadania Digital celebra a história de mulheres empreendedoras que por meio de capacitação e plataformas digitais transformaram seus negócios.

 

Projetos que fortalecem mulheres empreendedoras são uma oportunidade para realizar transformações pessoais e profissionais, além de prosperar e estruturar negócios que contribuem com toda a comunidade. O programa #ElaFazHistória, uma iniciativa global da Meta que no Brasil conta com a parceria da Aliança Empreendedora, contribui para que mulheres empreendedoras, formais ou informais, encontrem conteúdo, ferramentas e soluções gratuitas que fortaleçam seus negócios, estimulando assim tanto a independência financeira quanto o empoderamento das histórias desse público.

Por meio da plataforma Tamo Junto, o projeto oferece quatro cursos simultâneos que fazem parte do programa: Educação Financeira Módulo I, Educação Financeira Módulo II, Marketing Digital e Formalização. As inscrições estão abertas  e todos os cursos são gratuitos, no formato online: para participar, basta a empreendedora acessar a plataforma e fazer sua inscrição:  www.tamojunto.org.br/elafazhistoria. Além das capacitações, o projeto possui uma rede ativa de empreendedoras de todo o Brasil para a construção de redes e trocas de experiências, e oferece também mentorias orientadas por meio do Guru de Negócios.

“Durante a pandemia muitas mulheres precisaram migrar ou investir e transformar seus negócios para o  meio digital. As capacitações neste período foram fundamentais para que elas pudessem potencializar os seus negócios. Por muitas vezes, além do crescimento individual, esse fortalecimento contribui nos núcleos familiares e na própria comunidade”, explica Lina Maria Useche Kempf., co- fundadora da Aliança Empreendedora.

Para celebrar as conquistas e conhecer histórias de empreendedoras que participaram do programa, a Meta e o Instituto de Cidadania Digital, com participação da Frente Digital, realizaram em Brasília, no último mês, o evento Bate-Papo #ElaFazHistória & Negócios Digitais, com a presença de lideranças femininas do setor como: Camila Farani, Fundadora da G2Capital – Lina Maria Useche Kempf, Cofundadora da Aliança Empreendedora – Nina Brum, CEO do Clube da Borboleta – Gisele Barthar, CEO da Clichê Acessórios. 

O encontro, que também reuniu representantes do legislativo e empreendedoras de diferentes regiões do Brasil, foi marcado pelo compartilhamento de histórias de negócios que superaram dificuldades nos momentos de crise e encontraram nas ferramentas digitais e no acesso a conhecimento, soluções inovadoras. 

“Para nós é especial saber que tantas mulheres iniciam suas empresas através de nossas plataformas. Por isso investimos em programas de longo prazo como o #ElaFazHistória. Por meio desse programa, já treinamos mais de um milhão e meio de mulheres em todo o mundo, contribuindo para um futuro melhor para elas e suas comunidades”, reforça Maren Lau, Vice-Presidente Regional da Meta na América Latina. 

Capacitação é fundamental para crescimento dos negócios

Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), o universo do empreendedorismo é um caminho para aquelas que não encontram uma fonte formal de renda. Quase 55% das mulheres que  empreendem foi por necessidade, enquanto os homens são 46% dos casos. Foi o caso da Gisele Barthar que teve seus negócios afetados pela crise da Covid-19.  “As redes sociais foram a ferramenta que eu precisava para me movimentar, de verdade. Eu estava tão acostumada a fazer eventos presenciais, e com a pandemia percebi que não poderia ir mais para a rua, eu não sabia por onde começar. As redes me deram esse suporte, a partir do momento que eu me conectei mais com a minha audiência, eles passaram não só a consumir o meu conteúdo, mas o meu produto também”, reforça. 

Com a necessidade de conduzir seu próprio negócio, muitas mulheres esbarram nas dificuldades do dia a dia, como organização financeira, formalização e até como disponibilizar seus produtos na internet. “Vamos continuar fazendo nossa parte, para que toda mulher que deseje empreender possa utilizar nossas plataformas para criar seu negócio e alcançar o sucesso em sua jornada. Na Meta, estamos comprometidos em acelerar o potencial empreendedor das mulheres, um pilar essencial para criar uma sociedade mais resiliente, inclusiva e equitativa”, finaliza Maren, da Meta.

Mulheres que já possuem um negócio ou querem começar a empreender podem acessar conteúdos e benefícios gratuitos do #ElaFazHistória por meio do site oficial: www.tamojunto.org.br/elafazhistoria/

Sobre a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto

A Aliança Empreendedora sabe que todos os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e acredita no empreendedorismo como forma de transformar o Brasil. Para isso, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa. 

Com o Tamo Junto, plataforma de conteúdos online e gratuitos desenvolvida pela Aliança Empreendedora, é possível ter acesso a cursos online e com certificado, videoaulas, artigos e ferramentas de gestão. Todos os conteúdos têm o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social.

Saiba mais em www.aliancaempreendedora.org.br; www.tamojunto.org.br

Deixe um Comentário