Skip to main content

Evento teve o objetivo de provocar reflexões sobre a formação de redes de contato e como juntos os empreendedores podem ser mais fortes

Empreendedores imigrantes e donos de oficinas de costura que passaram pelo Programa Tecendo Sonhos se reuniram na Câmara Municipal de São Paulo, na tarde do dia 23 de junho, em um encontro temático com o tema “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! Como práticas coletivas podem ajudar as oficinas de costura”. Os participantes se inspiraram em iniciativas associativistas – grupo de empresas que trabalham juntas -, a fim de refletir se existe o interesse na formação de um coletivo entre os empreendedores.

O encontro, realizado pela Aliança Empreendedora por meio do Programa Tecendo Sonhos, contou com a presença de 41 convidados e teve como organizadora a organização Presença na América Latina (PAL) e parceria do Centro de Apoio a Pastoral do Imigrante (CAMI).

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Durante o evento cases de outras redes como a cooperativa de imigrantes bolivianos COIBIVECO, a Rede Design Possível, a Rede de Costura Solidária SP, a Rede Zona Norte e a rede Costurando o Futuro – Fundação Volkswagen, foram expostos aos empreendedores e empreendedoras. Dessa forma, suas práticas foram compartilhadas para que a partir da troca de experiências, fosse possível verificar a necessidade e o interesse do grupo amadurecer e desenvolver práticas coletivas de mercado, evidenciando alternativas de trabalho. Entre estas práticas encontram-se as compras ou vendas coletivas de materiais e produtos; troca de experiências, troca de clientes, fornecedores ou parceiros; formação de associações/cooperativas; entre outros. Participaram desta mesa de debate e troca de conhecimento Cristina Filizzola e Guilherme Fernandes Silva, ambos da Aliança Empreendedora, Alice Naomi nishikiori, da Rede Design Possível, Célia Rodrigues, da Tecof e da Juliana Oliveira de Lima, advogada especialista em associação/cooperativismo.

Cada uma dessas redes puderam tirar dúvidas dos empreendedores participantes sobre cooperativismo, vantagens de se trabalhar em conjunto e modelos de negócios, todas com foco na costura.

Deixe um Comentário