Skip to main content

A ideia é intensificar a atuação nos pilares norteadores, relacionados à educação, inovação, acesso a mercado justo e disseminação de boas práticas na cadeia têxtil e de confecção 

Em quase nove anos, o Programa Tecendo Sonhos, da Aliança Empreendedora, já apoiou mais de 3.700 empreendedoras e empreendedores brasileiros e migrantes espalhados. A iniciativa nasceu de um prêmio, com o intuito de promover relações dignas de trabalho na cadeia têxtil e de confecção por meio do empreendedorismo. 

Desde 2014, o Tecendo Sonhos integrou micro e pequenos empreendedores de facções têxteis, organizações sociais que trabalham com migração, governo, redes, pesquisadores e tecnologias para transformar as relações de sua cadeia e o consumo responsável, costurando uma verdadeira colcha de retalhos. Recentemente, essa colcha ganhou um novo e importante pedaço: a Frente de Moda Justa e Sustentável, que chega com o propósito de ampliar a atuação da organização em quatro pilares: educação empreendedora, hub de pesquisa, inovação e advocacy, disseminação de boas práticas e acesso a mercado justo. 

A coordenadora da Frente, Cristina Filizzola, conta que, desde o início, o objetivo é ser referência na área da moda – cadeia têxtil e de confecção. “Em meados de 2022, decidimos que era hora de aproveitar toda a experiência adquirida nesses nove anos e estender os trabalhos para atender outros mercados, buscando maior independência e fortalecendo as ações de apoio, principalmente aos micro e pequenos empreendedores da área”, complementa ela. 

Um dos exemplos da ampliação é no que diz respeito à pesquisa: “temos bastante conhecimento sobre uma cadeia produtiva que é muito fragmentada. Isso nos permite gerar conteúdo e aprofundar as dores e soluções, para, a partir disso, poder influenciar as políticas públicas para um cenário mais promissor”, comenta Cristina. 

A mudança tem sido vista com bons olhos por parceiros e instituições envolvidas na indústria da moda. O diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima, reforça a importância da criação de uma Frente. “Para nós, é de grande relevância o trabalho realizado pela Aliança Empreendedora na área de confecção, com importantes iniciativas na promoção do trabalho digno, compliance e formalização em oficinas de costura. Ações estas, como a Frente de Moda Justa e Sustentável, que estão em consonância com o propósito da ABVTEX e suas associadas, de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente”, reitera. 

Vale destacar que, além do Tecendo Sonhos, a Aliança Empreendedora atua desde seu início, em 2005, no apoio a negócios da área da costura e moda em todo o Brasil, tendo realizado diversos projetos nesta linha com diferentes características e aprendizados, que agora darão ainda mais suporte para os novos projetos. 

Atuação 

Atualmente, a Frente conta com dois projetos ativos, além de uma coalizão de parceiros. O projeto Tecendo Sonhos é voltado a oficinas de costura, que recebem as peças já cortadas e prestam o serviço de costura para varejistas. Já o Empreendedoras da Moda oferece cursos, mentoria e aceleração digital para mulheres que empreendem na área da moda e/ou moda casa. 

A coalizão surgiu em 2020, em meio à pandemia, e reúne dois importantes  players sociais do varejo brasileiro, o Instituto C&A e o Instituto Lojas Renner, além de duas associações, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O objetivo até 2022 foi desenvolver e capacitar 18 oficinas de costura localizadas na capital paulista e pertencentes a microempreendedores migrantes participantes do projeto, visando a formação de um grupo produtivo que já atua conjuntamente na região do Bom Retiro em São Paulo. Em 2023, as ações da coalizão serão ampliadas e novos cursos serão divulgados em breve. 

A Frente de Moda Justa e Sustentável está sempre aberta para novos desafios, parcerias e projetos, que podem ser desenhados e customizados de acordo com a necessidade dos parceiros. 

Quer fazer parte da transformação na indústria da moda, contribuindo para um mercado mais justo e sustentável? Fale com nossos especialistas e explore oportunidades de projetos que podem fazer a diferença: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/captacao

Deixe um Comentário