Skip to main content

A Aliança Empreendedora completou no último dia 13 de abril 18 anos de fundação e há muito o que contar, pelo que já fizemos e por aquilo que queremos fazer. Foram sete jovens com o desejo de fazer acontecer saindo da universidade que fundaram essa organização para capacitar, conectar e dar visibilidade a micro e pequenos empreendedores em situação de vulnerabilidade. Ainda em 2005 atendemos os primeiros beneficiados da Aliança Empreendedora: uma cooperativa de catadores de material reciclável e os primeiros microempreendedores! De lá para cá já ultrapassamos a marca de mais de 165 mil microempreendedores apoiados, no presencial e online, sempre com o compromisso de fazer da economia um lugar justo e digno para todas e todos.

Incansavelmente ao longo dos anos trabalhamos para promover o empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento social. Através de cursos e capacitações gratuitas, estudos e pesquisas sobre o microempreendedorismo brasileiro, e consultorias com empresas de diversos segmentos, cocriamos produtos e serviços que geram impacto social e fortalecem o empreendedorismo em nosso país. Esses projetos não apenas ajudam a disseminar a causa, mas também provam que o empreendedorismo é para todos, independentemente de suas origens ou condições socioeconômicas.

Enquanto organização recebemos alguns reconhecimentos (23 no total) e destaco 2013 com alguns prêmios que reverberaram em programas institucionais atuais. O primeiro foi o ingresso da Aliança Empreendedora como membro da Youth Business International (YBI) que levou a Aliança Empreendedora a conhecer o patrono dessa instituição – o Rei Charles da Inglaterra – e apoiou a realização do “Geração Empreendedora” projeto que era focado em jovens entre 18 e 35 anos que ainda não empreendiam ou já tinham um negócio e recebiam: capacitação para o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, orientação para o acesso a microcrédito e apoio com mentoria – foi aí o início do atual programa de mentoria Guru de Negócios. Também em 2013 fomos vencedores do desafio 100 anos da Fundação Rockfeller com o projeto “Uma mensagem para a liberdade” que era endereçado a tornar pública e conhecida o trabalho análogo à escravidão em espaços urbanos dentro de empresas e indústrias. Tal projeto foi sendo moldado e evoluiu para o programa Tecendo Sonhos que atendeu imigrantes e brasileiros donos de oficinas de costura inseridos na cadeia têxtil e da moda, envolvendo também stakeholders dessa cadeia na construção de soluções. Com esse histórico de conhecimento em um setor tão específico, evoluímos para a iniciativa “Moda Justa e Sustentável” (que já compartilhamos na news de fevereiro).

Ainda em 2013 participamos do quadro “Mandando Bem” do até então Caldeirão do Huck, que apresentou para milhões de brasileiros o “jeito Aliança Empreendedora” de atender seus beneficiários e acelerou a criação de uma plataforma online com conteúdos que apoiam a formação de microempreendedores de forma remota – em 2014 nascia o Tamo Junto. E contando dos programas institucionais não posso deixar de mencionar o Empreender 360, que criado em 2018 busca promover um ecossistema de apoio ao microempreendedorismo mais forte, colaborativo e eficiente, além de encorajar organizações, empresas e governos a apoiar e fortalecer esse ecossistema.

Nos últimos anos Aliança Empreendedora se desafiou e foi reconhecida por seus esforços como no MIT Solve em 2020, que se desdobrou na criação do Tamo Junto Portugal, no prêmio Talento da Diversidade da Harpia em 2022, recebemos o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo em 2022. No mesmo ano fomos classificados como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e a Melhor ONG do Paraná pelo Prêmio Melhores ONGs. Terminamos nossa adolescência com 88% dos empreendedores que apoiamos começam as capacitações já se sentindo motivados para desenvolver uma atitude empreendedora!

Para o novo ano que se inicia, a Aliança Empreendedora segue mais do que nunca comprometida em estar ao lado dos empreendedores que mais precisam de apoio: aqueles que enfrentam a vulnerabilidade e a exclusão social e econômica. Com esses 18 anos de experiência no apoio ao microempreendedorismo, reafirmamos o compromisso em oferecer metodologias conectadas com a realidade dos empreendedores, adaptáveis e descomplicadas, feitas para e com os microempreendedores que apoiamos, tanto no presencial como no ambiente online. Nossa meta para o ano é atender 35 mil empreendedores em todo o Brasil, tornando o acesso à capacitação ainda mais fácil e democratizando o uso de soluções digitais, para garantir que todos os empreendedores, especialmente os mais vulneráveis, possam aproveitar ao máximo essas ferramentas. A retomada das capacitações presenciais reforça nosso compromisso com o desenvolvimento empreendedor das comunidades locais, estimulando a economia e gerando oportunidades lá onde a necessidade está.

Os últimos 2 anos reforçaram que a tecnologia tem um papel fundamental em ampliar o acesso ao conhecimento e capacitação, alcançando empreendedores em todas as partes do Brasil. Porém, reconhecemos que a força transformadora do aprendizado presencial é inigualável. É nas capacitações presenciais que os empreendedores vivenciam experiências imersivas e tem a oportunidade de se conectar com outros empreendedores e profissionais, gerando conexões e trocas valiosas que muitas vezes vão além do ambiente de aprendizagem. Por isso, a Aliança Empreendedora busca combinar o melhor dos dois mundos, oferecendo formações online para alcançar o máximo de empreendedores com capacitações presenciais para aprofundar o aprendizado e transformar trajetórias. E momento é oportuno e juntos a outras organizações, empresas e governos, estamos criando soluções que beneficiam não apenas os empreendedores que apoiamos, mas também todos os nano, micro e pequenos empresários do país.

A todos que contribuíram para chegarmos aos 18 anos: muito obrigada! É clichê, mas cabe como uma luva a frase: Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas quem vai acompanhado, com certeza vai mais longe. E estamos apenas no começo da história dessa organização que tem como missão unir forças para que pessoas possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. Ao time da Aliança Empreendedora, vocês são incríveis e todos os dias fazem o imaginável virar realidade. Organizações aliadas e governamentais, continuamos juntos trabalhando por um ecossistema justo e mais forte. Aos nossos voluntários, obrigada por acreditarem em um mundo melhor um pouco de cada vez e doarem seu tempo aos empreendedores apoiados pela Aliança Empreendedora. Aos nossos parceiros e clientes, obrigada por comprarem nossas ideias e viabilizarem projetos que mudam a realidade de milhares de pessoas desde 2005. E, claro, aos empreendedores, continuem acreditando em vocês, em seus negócios e sonhos. Nosso trabalho só faz sentindo enquanto ele se encontra com o de vocês!

Deixe um Comentário