Da necessidade de conectar pautas que compõe o ecossistema empreendedor, e ainda discutir resultados do ano e proposta do futuro, realizamos no dia 1º de outubro o nosso 3º Encontro Anual de Parceiros, que nesta edição contou com o patrocínio do Instituto Assaí e o apoio, como anfitrião do evento, da Pluxee Brasil. Uma iniciativa que reúne empresas e organizações parceiras da Aliança Empreendedora, unidas pelo propósito comum de fortalecer o microempreendedor como agente de inclusão social e econômica.
Durante o evento participam representantes de empresas, fundações e organizações que de alguma forma financiaram projetos, programas ou ainda ações institucionais da Aliança Empreendedora, que neste ano contou como convidados os parceiros de 2024 e 2025, além de microempreendedoras apoiadas e voluntárias.
“Um grande objetivo do Encontro é criarmos esse ambiente de trocas e sinergia entre os parceiros. Para que de fato eles se conectam e possam também conversar entre si, entender a atuação das outras organizações, se inspirar uns com outros e com a Aliança Empreendedora. Juntos podemos potencializar soluções e iniciativas incríveis que existem no mercado, trazendo impacto de profundidade para a realidade do microempreendedor no Brasil”, destaca Lina Maria Useche Jaramillo, Cofundadora e Head de Relações Institucionais a Aliança Empreendedora.
Um ponto de destaque é a busca de realizar o evento na sede de alguma das empresas parceiras convidadas. Em 2024 o Encontro aconteceu na sede do Bank of America em São Paulo, e neste sentido a edição de 2025 contou com a Pluxee Brasil como anfitriã. “A gente acredita muito no poder dessas conexões entre os parceiros, desse ecossistema fortalecido através das relações que a gente cria em eventos como esse. Para o próximo ano eu espero ver novas organizações, com mais parceiros podendo ser apresentados aqui para essa rede que se fortalece a cada ano”, destaca Juliana Nobre, Gerente de Sustentabilidade da Pluxee Brasil
Programação voltada à conexão e futuro
Em todas as edições o evento possui uma agenda diferente, para amplificar as expectativas nas oportunidades de troca e as possibilidades de um futuro estratégico conectado entre as empresas parcerias. Nesta edição as atividades se dividiram em três principais blocos: resultados de impacto da Aliança Empreendedora em 2025; apresentação institucional de cada um dos parceiros convidados utilizando como apoio uma matriz de atuação e sinergia; e por fim, uma atividade de construção, sendo que toda a agenda foi permeada com momentos para conexão e trocas entre os participantes.
“O Encontro é muito importante porque a gente consegue ver dentro da parceria que trabalhamos, no caso com a Aliança, quem são os outros parceiros e onde podemos ter sinergia de conectar projetos, ou até fazer benchmarking para entendermos aonde a gente pode chegar e onde a gente pode melhorar tanto no nosso trabalho quanto o trabalho do outro. No próximo encontro eu espero chegar aqui com muitos cases de sucesso com parceiros”, explica Eliane Camargo, Analista Pleno no Instituto Heineken, organização que realiza diferentes projetos com a Aliança Empreendedora, inclusive sendo parceria institucional do Tamo Junto.
A atividade de encerramento se desenvolveu na construção de soluções, desta forma, todos foram convidados a participar da discussão entre uma das cinco mesas temáticas: Mobilização de Recursos; Políticas Públicas e Ambientes Regulatórios; Tecnologia e IA; Avaliação de Impacto; Alcance e Mobilização de Empreendedores. Os grupos levantaram pontos de debate considerando Desafios, Soluções e Compromissos, sendo que neste último ponto cada um dos convidados pode indicar compromissos já firmados por sua organização considerando a temática apontada. Após o evento as informações levantadas foram sistematizadas e entregues para os convidados.
“Esse evento foi importantíssimo e muito interessante por conta da metodologia, tivemos a apresentação de alguns resultados da Aliança e as oportunidades de conversa entre os parceiros. É de extrema importância pois sozinho a gente não faz nada”, destaca Érika B., Consultora de Desenvolvimento Social da Suzano.
Um ponto importante do evento foi a participação de empreendedoras apoiadas que participaram da produção: a Michelle Ferrari, responsável pelo coffee break oferecido, foi apoiada pela Aliança Empreendedora e Pluxee Brasil por meio do projeto Missão Empreendedora, onde ela e seu negócio passaram por uma jornada de apoio e aceleração focada em negócios da alimentação. E Michelle pode relatar um pouco do impacto do projeto durante uma fala especial no evento, trazendo seu olhar e percepção como empreendedora. “Essas empresas acabam sendo uma rede de apoio para nós para que a gente não desista. Eu me apeguei muito a essas empresas apoiadoras, a Aliança é uma delas, e é um motivo para não desistir, porque ver pessoas que acreditam em você, que acreditam nos seu trabalho só te faz crescer e avançar. É importante estar perto dessas pessoas que são redes de apoio de fato, que vão poder te levar para outro nível”.
A Francismeire Silva Melo, empreendedora com Três Sentidos de Caruaru-PE, foi responsável pelas lembrancinhas do evento. Sua história como empreendedora apoiada iniciou ainda em 2020 por meio do projeto Tecendo Sonhos no Agreste Pernambucano. Desde lá, Fran, como uma importante liderança feminina local, se conecta a diferentes ações da Aliança Empreendedora, desde projetos voltados a corte e costura, a até articulação direta com o poder público, participando da delegação e de eventos do Programa Empreender 360.
2025 à vista: quais são os próximos passos?
Realizar o evento no segundo semestre do ano sempre nos traz um forte aquecimento do que queremos realizar junto com os parceiros no próximo ano.
Na Aliança Empreendedora construímos uma visão para 2030, com o objetivo de chegar a 1 milhões de empreendedores com uma jornada de apoio fortalecida, aliada a inovação de resultados de impacto baseado em dados e tecnologia na ponta.
Outro ponto é a realização do Summit Aliança Empreendedora 2026 em Brasília-DF, que deve ser realizado em uma segunda edição no formato onde unificamos os eventos do Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, e o Encontro Nacional de Microempreendedores apoiados por nossos projetos no último ano.
Além disso, nossos programas institucionais, Empreender 360, Tamo Junto, Guru de Negócios, e Moda Justa e Sustentávelseguem articulando parceiros que desejam alavancar seus resultados de impacto no apoio a microempreendedores dentro dos eixos de advocacy e influência em política público, capacitação e mentoria com microempreendedores beneficiados diretos, voluntariado corporativo, e relações justas e sustentáveis na cadeia têxtil e da moda.
Concluímos o evento com o sentimento e desejo que esse dia tenha sido tão inspirador e transformador para nossos parceiros quanto foi para nossa equipe. Seguimos juntos na missão de fortalecer o ecossistema de apoio aos microempreendedores brasileiros, construindo novas possibilidades e conexões que geram impacto real.
Um agradecimento especial ao Instituto Assaí e ao nosso anfitrião Pluxee Brasil, por toda a recepção, e a todos os parceiros que tornam essa rede cada vez mais potente.
Queremos chegar a 2026 com o que cultivamos e celebramos em nossos 20 anos de Aliança Empreendedora: sonhar junto para dar novos saltos.