Aliança Empreendedora carregando
Blog
Jovens de comunidades da periferia do Rio participam de capacitação do Geração Empreendedora

Jovens de comunidades da periferia do Rio participam de capacitação do Geração Empreendedora

Aliança Empreendedora, em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil, oferece capacitação para quem possui um pequeno negócio ou quer começar a empreender

Começou em fevereiro deste ano, a capacitação de jovens que residem e possuem um negócio, ou querem empreender em comunidades da periferia da cidade do Rio de Janeiro. Até o momento, 61 jovens do Salgueiro, Maré, Manguinhos e Santa Cruz concluíram o processo. O objetivo do projeto é desenvolver conhecimentos em gestão empreendedora e autoconhecimento. No total, serão beneficiados pelo menos 70 participantes.

Durante o processo são oferecidas capacitação presencial e gratuita sobre gestão e ideias empreendedoras; mentoria com empreendedor mais experientes, que acompanham os participantes por um período pós-projeto e, por fim, acesso e fortalecimento de redes de contatos, ou seja, momentos de integração e de trocas de experiências com outros integrantes do projeto.

sebrae rj 2

Sobre o Geração Empreendedora – Rio de Janeiro

O projeto uma iniciativa da ONG Aliança Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae/RJ e a SAP Brasil. Para participar, os jovens devem ter entre 18 a 35 anos e querer começar um negócio ou melhorar o que já está em andamento.

A analista do Sebrae/RJ, Fabiana Ramos destaca que a participação do Sebrae/RJ em iniciativas como essas possibilita a troca de conhecimento, considerando a grande experiência que a Aliança Empreendedora possui no desenvolvimento de pequenos negócios, e também permite capilaridade, para que as ações cheguem aos jovens de periferia da cidade.

Uma das principais características do Geração Empreendedora – Rio de Janeiro é mobilizar e levar até as comunidades acesso a capacitação, como explica Marina Egg, coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora: “Uma das preocupações do projeto é alcançar e impactar jovens que vivem e empreendem na periferia, facilitando o acesso a conhecimentos e serviços, normalmente mais concentrados nos centros urbanos. Dessa forma, procuramos impactar tanto jovens, e seus negócios, quanto as comunidades em que estão inseridos”.

sebrarj1

Em maio, ocorrerá um Encontro Regional com todos os jovens durante um dia, momento de integração, quando poderão conhecer e compartilhar suas histórias com outros empreendedores que, assim como eles, participaram do Geração Empreendedora: Rio Janeiro em outras comunidades. Na ocasião, também haverá uma programação inspiradora para os impulsionar a continuar empreendendo ainda mais. É durante o Encontro Regional que acontecem os “matchings” de mentoria: encontro inicial entre os empreendedores e os mentores que os acompanharão por um período de 6 meses, no mínimo.

Comentários