Skip to main content

O mapeamento tem o objetivo de identificar e evidenciar as organizações públicas, privadas e mistas que apoiam a criação e/ou o fortalecimento de microempreendimentos no país.

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor 2014, o Brasil possui 45,7 milhões de empreendedores, sendo que 58% deles possuem uma renda máxima de R$ 2.364. Esses microempreendedores possuem uma série de dificuldades ao iniciar ou desenvolver o seu negócio, relacionadas a falta de informação e pouco domínio de ferramentas de gestão, falta de acesso a crédito e a mercados, o que resulta em baixa produtividade e na mortalidade prematura das empresas.

Cientes dessa realidade e trabalhando diariamente para reverter essa situação, o Brasil também possui centenas de organizações sociais, públicas, privadas e mistas, que apoiam a criação e/ou o fortalecimento de microempreendimentos no país. O objetivo desse mapeamento é justamente localizar, evidenciar e reconhecer essas iniciativas que apoiam o microempreendedor brasileiro – quem apoia e o que faz – especialmente em comunidades de baixa renda.

O mapeamento busca por:
Grupos, redes de trabalho, associações comunitárias, cooperativas, entre outros;
ONGs, OSCIPs, Institutos, Fundações Privadas, Negócios Sociais, Empresas e etc;
Instituições de ensino;
Instituições do Sistema S (SENAI, SESI, SENAC, SESC, SEBRAE);
Secretarias, iniciativas ou organismos públicos.

A partir das respostas coletadas, será criado o Mapa do Ecossistema de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro. Por meio dele, microempreendedores, apoiadores e demais atores do ecossistema poderão se reconhecer, conectar, colaborar e coordenar esforços para fortalecer o setor de microempreendedorismo no Brasil.

Ao participar da pesquisa, a organização passa a ter acesso a uma série de vantagens:
Possibilidade de receber reconhecimento público de melhor prática do setor pelo CAF Corporação Andina de Fomento – Banco de Desenvolvimento da América Latina;
Visibilidade da organização como agente de transformação no ecossistema;
Ingresso na Rede Aliança Empreendedora de Apoiadores, incluindo o acesso aos Conteúdos e Metodologias de trabalho;
Convite para o evento de lançamento do Mapa do Ecossistema de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro (São Paulo, Nov/2017);
Possibilidade de apresentar a sua organização com um Case Destaque no evento de lançamento;
Prioridade de acesso aos dados e análises do mapeamento.

Como participar
A participação na pesquisa do Mapeamento é aberta e gratuita para qualquer instituição que atue e ofereça algum tipo de serviço de apoio para o microempreendedor. A inserção de informações pode ser feita pelo site www.mapeamento.org.br .
Podem participar organizações que apoiem o empreendedor das mais diversas formas, entre elas: acesso a crédito, treinamento, orientação, capacitação, comercialização, consultoria ou quaisquer outros produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento dos microempreendedores brasileiros. Importante: a organização não precisa ser formalizada para participar desta pesquisa.
O formulário é simples, composto por 26 perguntas e o tempo médio de resposta é de apenas 10 minutos.

Sobre a Aliança Empreendedora
Organização sem fins lucrativos que trabalha apoiando empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Desde 2005 já apoiou mais de 40.000 microempreendedores, através de 109 projetos e mais de 50 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda através do empreendedorismo, promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. No Brasil, também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs).

Sobre o Bank of America Merrill Lynch
O Bank of America é uma das maiores instituições financeiras do mundo e tem como propósito promover a melhoria da vida econômica e financeira das pessoas, de suas comunidades e de cada país em que está presente. Na América Latina, conta com escritórios em seis países sob a marca Bank of America Merrill Lynch, incluindo o Brasil, aconselhando financeiramente empresas e investidores em toda a região. As ações de responsabilidade corporativa do Bank of America Merrill Lynch têm foco em educação financeira, empreendedorismo de impacto, projetos de desenvolvimento econômico e arte e cultura, uma vez que esses temas apresentam grande potencial de transformação e de geração de benefícios para os cidadãos e a sociedade como um todo.

SERVIÇO:
Mapeamento do Ecossistema de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro
Quando: Até 20 de março de 2017 Prazo estendido.
Site da pesquisa: www.mapeamento.org.br
Dúvidas ou sugestões? Mande um e-mail para mapeamento@aliancaempreendedora.org.br

Deixe um Comentário