Ruas vazias, cortinas e portas dos comércios fechadas. A pandemia mudou a vida das empreendedoras e empreendedores em todo o mundo. Com o distanciamento social e as restrições de contato muitos pequenos negócios se viram prejudicados, causando inclusive o fechamento de alguns. Consciente da importância da sobrevivência de nano e micro negócios nas economias locais, a Aliança Empreendedora no Brasil e a Fundação Capital no Peru, em conjunto com o Centro para o crescimento inclusivo da Mastercard, identificaram soluções digitais que poderiam aumentar a resistência e a recuperação das micro, pequenas e médias empresas. Ambos descobriram que o WhatsApp pode desempenhar um papel fundamental para fazer chegar informação importante para empreendedores e empreendedoras, assim como para aumentar a produtividade dos seus negócios.
Por que WhatsApp?
Durante a crise gerada pela Covid-19, as duas equipes realizaram um diagnóstico inicial para entender como as microempreendedoras e microempreendedores estavam se adaptando na pandemia. A Aliança Empreendedora descobriu que a maioria deles estava usando o WhatsApp para manter a comunicação com seus clientes e continuar vendendo. A Fundação Capital também observou que eles dependiam cada vez mais do WhatsApp para começar os serviços de entrega e seguir funcionando durante a crise.
Outras vantagens do WhatsApp
● As empreendedoras e empreendedores não precisam instalar um novo aplicativo no
celular
● As operadoras de celular no Brasil e no Peru permitiam o uso ilimitados do WhatsApp
até por um mês, após uma pequena recarga ou compra de dados móveis.
● As empreendedoras e empreendedores já usavam o WhatsApp com frequência.
Os grupos de WhatsApp promovem troca de aprendizados e apoio em rede
Durante a execução do projeto “Juntos pelos pequenos negócios” (2020-2021), a Aliança Empreendedora desenvolveu uma metodologia baseada na criação de grupos de WhatsApp, com uma sequência de mensagens que levam conhecimentos práticos em diversas áreas: inovação, vendas online, relacionamento com fornecedores, finanças em momentos de crise, formação de parcerias e redes, crédito e planejamento estratégico. Assim se formou uma comunidade de apoio e troca de aprendizados que proporcionou conselhos práticos, assim como interação e apoio grupal em um momento intenso de isolamento social.
A partir da experiência da Aliança Empreendedora, Fundação Capital no Peru adaptou a metodologia do WhatsApp, ajustando os conteúdos para as necessidades e interesses das microempreendedoras e microempreendedores voltados para digitalização para aumento de produtividade e melhora da saúde financeira. Os conteúdos principais da capacitação foram: Marketing e promoção online, digitalização dos processos, administração e saúde financeira,
crédito, fornecedores e compras de plataformas de e-commerce. Além disso, promoveu a página “Super Empreendimentos Digitais” que orienta os pequenos comerciantes no processo de digitalização e orienta sobre questões de gestão e administração de negócios.
Como funciona um dia dentro do grupo do curso pelo WhatsApp
Pela manhã, a administradora envia as mensagens com o conteúdo do tema do dia para os que participantes do curso possam acessá-lo ao longo do dia o dia, e o grupo permanece fechado para trocas. No fim da tarde os grupos são abertos para e a facilitadora incentivava a participação das empreendedoras e empreendedores a colocarem suas dúvidas, dificuldades e comentários especialmente sobre o tema e assim os outros participantes poderiam ir complementando e comentando gerando trocas e aprendizados, enquanto a própria facilitadora também respondia as dúvidas. Além disso, a facilitadora motivava os participantes a realizarem desafios, ou seja, exercícios práticos para que eles aplicassem os novos aprendizados em seus negócios. Esta dinâmica se repetia durante 5 dias. E na noite do último dia era realizada uma live de aula ao vivo celebrando o encerramento do curso e sorteando apoio individual para quem entregasse os desafios.
Empreendedoras e empreendedores empoderados no Brasil e no Peru
“Com o curso aprendi a buscar parcerias e como aproveitar melhor meu dinheiro, anotar meus gastos, separar o que é meu e o que é do negócio. Hoje cada centavo sei para onde vai, de onde veio e o que vendi para poder começar a crescer de novo.”- Maria Elza Oliveira da Costa
Empreendedora de Belém – PA (Experiência da Aliança
Empreendedora)
“Me ajudou bastante o passo a passo sobre os vídeos. E temos colocado em prática, hoje em via estamos no Instagram e Tik Tok, promovendo tanto o negócio como nossos produtos. E com o WhatsApp Business, temos nosso meio de respostas automáticas.” – Roberto Felix Castillo Chilet
Empreendedor de Lima (Experiência da Fundação Capital)
O que aprendemos sobre o uso do WhatsApp:
● O WhatsApp pode desenhar uma papel importante na promoção de um maior impacto em programas para micro e pequenos empreendedores, especialmente quando se utiliza como uma ferramenta de capacitação complementar junto com outros métodos que trazem mais aprofundamento. Pode promover importantes mudanças de comportamento sobretudo em termos de digitalização que melhoram a produtividade e a saúde financeira dos negócios.
● A participação no grupo de WhatsApp deve ser voluntária. Isso garante que os
participantes sejam mais ativos porque realmente querem aprender.
● A estratégia por WhatsApp tem baixo custo e é escalável, inclusive permite chegar a
comunidades mais distantes.
● Os participantes valorizam ter uma gama de conteúdos que podem acessar de acordo
com sua disponibilidade de tempo. Esse método autônomo de aprendizagem se
complementa com a possibilidade de ter uma facilitadora respondendo suas dúvidas
pelo WhatsApp.
● Os grupos de WhatsApp permitem que as pessoas se sintam apoiadas pelo grupo e
também por uma pessoa que está dedicada a assessorar seu negócio por uma semana.
No caso do Brasil, muitos empreendedores afirmaram se manter em contato após o
fim da capacitação.
● A capacitação por WhatsApp teve uma grande adesão por parte das mulheres
empreendedoras.