Skip to main content

Se a sua organização, seja ela privada ou não, deseja impactar a vida e história de diversos microempreendedores paranaenses, inscreva-se no Edital 2017 do Empreendedorismo na Comunidade, iniciativa realizada pelo Governo do Estado, Audi e Aliança Empreendedora, e co-realizada pelo Instituto Legado.

As inscrições vão até dia 18 de agosto pelo site: http://bit.do/empreendedorismonacomunidade

Como organização aliada do projeto, você receberá os seguintes benefícios:
– As 10 selecionadas irão receber repasse da metodologia “Jornada Empreendedora” ou “Escalada Empreendedora”.
– Programa de capacitação focado no fortalecimento do trinômio impacto-estratégia-liderança da organização durante o ano de 2017.
– Apoio na gestão da organização e possibilidade de usufruir da rede da Aliança Empreendedora (portal Tamo Junto e encontros de integração).
– Acompanhamento e assessoria da Aliança Empreendedora, e possibilidade de utilizar as ferramentas e metodologias pós acompanhamento.
– As 10 organizações selecionadas poderão apresentar seus projetos de apoio a empreendedores para uma banca de especialistas, onde serão selecionadas 4 organizações destaque para receber repasse financeiro de R$ 15.000.

É muito importante que antes de inscrever sua organização você leia o edital completo, que está abaixo. No edital estão informações importantes sobre o Projeto Empreendedorismo na Comunidade e sobre como será a atuação da sua organização no período de acompanhamento do projeto.

Inscreva-se até dia 18 de agosto.
Informações: edital@aliancaempreendedora.org.br
Telefones: (41) 3013-2400 – (41) 99921-6754

EDITAL – Associação Aliança Empreendedora – Projeto Empreendedorismo na Comunidade – 2/2017

EDITAL PARA TRANSMISSÃO DE METODOLOGIA DE APOIO A MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E GRUPOS PRODUTIVOS

A Aliança Empreendedora é uma organização social que fomenta e apoia o empreendedorismo em comunidades de baixa renda e desenvolve modelos de negócios inclusivos em parceria com grandes empresas. Desde 2005 já apoiou mais de 47.000 microempreendedores (as) em todo o Brasil oferecendo conhecimento, investimento, redes e oportunidades de mercado. Atuando nacionalmente, a Aliança já formou 97 ONGs em estados brasileiros para replicação de suas metodologias e foi premiada e reconhecida por organizações como Avina, Ashoka, Folha de São Paulo, Fórum Econômico Mundial e Fundação Rockfeller. A Aliança tem como parceiros e clientes empresas como Coca Cola, Natura, Gerdau, Santander, HP, Walmart, Danone e Sebrae. Em 2010 foi reconhecida “ONG mais confiável do Brasil” na categoria Geração de Trabalho e Renda pela Revista Seleções. No mesmo ano se tornou parceira do programa “Caldeirão do Huck” da TV Globo na concepção e realização do quadro de empreendedorismo “Mandando Bem” visto por mais de 18 milhões de pessoas e sucesso de audiência até hoje.

Desde 2010 a Aliança Empreendedora repassa suas metodologias de apoio ao microempreendedor para organizações que queiram incorporá-las ao seu trabalho, potencializando assim os projetos dessas organizações aliadas.

No intuito de fortalecer a rede de organizações que trabalhem para facilitar acessos para os empreendedores, esse edital priorizará organizações que queiram trabalhar em conjunto com a Aliança Empreendedora no projeto Empreendedorismo na Comunidade em São José dos Pinhais/PR, incluindo mais empreendedores e fortalecendo a causa do empreendedorismo.
A formação e desenho deste sistema metodológico se deu a partir do estudo da estrutura das melhores e mais reconhecidas metodologias de formação de empreendedores e dinâmicas dos grupos. As metodologias são constantemente aprimoradas e lapidadas a partir do conhecimento e experiência prática da Aliança Empreendedora na atuação em campo e aprendizagem contínua com microempreendedores e comunidades.

1.         OBJETIVO

1.1      O presente Edital tem como objetivo selecionar até 10 (dez) organizações públicas e privadas que apresentem propostas de atuação em São José dos Pinhais/PR para receberem o treinamento na metodologia de apoio a empreendedores (as) individuais “Jornada Empreendedora” ou na metodologia “Escalada Empreendedora” de apoio a grupos produtivos. Essa metodologia será utilizada para treinar empreendedores.

1.1.1   O projeto Empreendedorismo na Comunidade é uma parceria com a AUDI e está focado no apoio a pessoas que querem abrir ou expandir seus negócios.
1.1.2   As organizações serão treinadas para uso da metodologia “Jornada Empreendedora”, focada no atendimento de microempreendedores individuais que estão iniciando ou já estão atuando ou na metodologia “Escalada Empreendedora” focada no apoio a grupos produtivos.
1.1.3   As 10 (dez) organizações que receberem a metodologia serão acompanhadas durante o ano de 2017 pela equipe da Aliança Empreendedora na aplicação da metodologia.
1.1.4   São obrigações das organizações selecionadas:
1.1.4.1            Cada organização selecionada deverá:
a.         Estruturar uma equipe de 2 (duas) pessoas para participar do repasse metodológico a ser realizado em treinamento presencial em data a ser informada.
b.         Apoiar empreendedores com a Metodologia “Jornada Empreendedora” ou “Escalada Empreendedora”.
1.1.4.2            As 4 (quatro) organizações selecionadas com maior destaque no processo seletivo deverão:
c.         Cumprir as atividades no item 1.1.4.1
d.         Cada organização deverá apoiar no mínimo 50 (cinquenta) empreendedores em 2017 que completem pelo menos um ciclo de treinamento da Metodologia “Jornada Empreendedora” ou “Escalada Empreendedora”.  Estas organizações receberão o valor de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para apoiar estes empreendedores.

2.         ELEGIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

2.1      São elegíveis Organizações da Sociedade Civil – OSCs e Empresas (“Organizações”) com sede em território brasileiro, que estejam formalizadas e em dia com as obrigações perante aos órgãos federais, estaduais e municipais – com ação comprovada de pelo menos dois anos – e que tenham como parte de sua atuação o apoio a microempreendedores e que tenham interesse em desenvolver ações direcionadas a microempreendedores de baixa renda no município de São José dos Pinhais/PR
2.2      As Organizações deverão se inscrever individualmente e apenas uma vez, de tal forma que em caso de inscrição duplicada de uma mesma organização será considerada válida apenas a última inscrição realizada.
3.         ETAPA 1 – PREENCHIMENTO E ENVIO DA INSCRIÇÃO
3.1      A inscrição se dará pelo preenchimento e envio da inscrição pelo formulário digital online e disponibilizado nesse link ( https://pt.surveymonkey.com/r/empreendedorismonacomunidade2017 ) e pelo envio dos documentos citados no item 3.2 enviados por meio postal (Correios – ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) ou entregues pessoalmente na sede da Associação Aliança Empreendedora, em Curitiba.

3.2      Após a inscrição online, deverão ser enviados por meio postal os seguintes documentos:

3.2.1   Cópia simples do Estatuto Social ou Contrato Social (consolidado);
3.2.2   Cópia simples da última ata de eleição de diretoria ou última alteração do Contrato Social que indique quem são os sócios administradores;
3.2.3   Certidões negativas de débitos (federal, estadual e municipal);
3.2.4   Relatório de atividades e/ou portfólio dos últimos 2 (dois) anos com fotos.
3.2.5   A documentação enviada por correio não poderá ultrapassar o limite total de 50 (cinquenta) folhas e deverá ser entregue diretamente no escritório da Associação Aliança Empreendedora, no endereço abaixo indicado, ou enviada pelo meio postal (Correios), mediante registro postal com comprovante da postagem até o dia final do prazo do edital. Deve constar no envelope a seguinte identificação:

EDITAL – Associação Aliança Empreendedora – Empreendedorismo na Comunidade 2/2017

(Nome da organização/empresa)

Endereço:
Associação Aliança Empreendedora
Rua Júlia da Costa, 362, casa 2 – São Francisco
CEP 80.410-070 – Curitiba – PR

3.3      Após o prazo limite para apresentação das propostas, nenhuma outra será recebida, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos que não forem explícita e formalmente solicitados pela Aliança Empreendedora.
3.4      A Aliança Empreendedora não se responsabiliza pela inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, ou por outros fatores de ordem técnica que venham a impossibilitar a organização de efetuar sua inscrição.
3.4.1   A Aliança Empreendedora reserva-se o direito de verificar a veracidade dos dados informados de cada organização no momento do cadastro, podendo ser desclassificados do edital aqueles participantes que prestarem informações falsas, incompletas ou incorretas quanto aos campos de preenchimento obrigatório no formulário online.
4          ETAPA 2 – PRÉ-QUALIFICAÇÃO
4.1      Esta etapa é eliminatória e classificatória e consiste no exame formal da inscrição segundo os requisitos obrigatórios definidos neste edital, conforme segue:
4.1.1   Encaminhamento da inscrição na forma exigida;
4.1.2   Recebimento da ficha preenchida no formulário online localizado neste endereço: https://pt.surveymonkey.com/r/empreendedorismonacomunidade2017
4.1.3   Recebimento da documentação exigida no prazo deste edital;
4.1.4   Configuração institucional determinada por esse edital, conforme item 2;
4.1.5   Envio da proposta até as datas-limite estabelecidas no item 7.

5          ETAPA 3 – ENTREVISTA
5.1      Nesta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, um Comitê de Avaliação composto por analistas da Associação Aliança Empreendedora realizará uma entrevista via Skype, telefone, ou de maneira presencial, para análise de mérito das inscrições pré-qualificadas.
5.2      Na entrevista serão analisados os seguintes Critérios e avaliados com as seguintes Notas e Pesos:
5.2.1   Alinhamento Estratégico, ou a compatibilidade de valores e objetivos da organização com a Aliança Empreendedora e projeto apresentado: 1 a 3 pontos, / peso 4;
5.2.2   Capacidade de colaborar, ou o nível de interesse da organização na parceria e disposição para utilizar a metodologia, processos e ferramentas da Aliança Empreendedora no apoio a microempreendedores: 1 a 3 pontos, / peso 5;
5.2.3   Capacidade de cumprir com os objetivos, ou a experiência da organização com o público-alvo da Aliança Empreendedora e recursos adequados para apoiar empreendedores:  1 a 3 pontos, / peso 5;
5.2.4   Gestão Financeira, ou políticas e procedimentos financeiros claro e grau de planejamento financeiro da organização: 1 a 3 pontos, / peso 2;
5.2.5   Formalidade Administrativa, ou Transparência Administrativa e Fiscal: 1 a 3 pontos, / peso 3;
5.2.6   Sustentabilidade Financeira, ou a capacidade de expansão e sustentabilidade financeira da organização: 1 a 3 pontos, / peso 2.
5.3      A pontuação final será obtida da seguinte forma:
PF = (5.2.1 x 4) + (5.2.2 x 5) + (5.2.3 x 5) + (5.2.4 x 2) + (5.2.5 x 3) + (5.2.6 x 2)
21
5.4      As propostas que obtiverem média ponderada inferior a 2,5 (dois pontos e meio) serão desclassificadas. As iguais ou superiores, serão classificadas e encaminhadas para o processamento das etapas seguintes.
5.5      Em caso de empate de projetos de duas ou mais organizações prevalecerá a que possuir o maior número de beneficiados.

6          ETAPA 4 – DELIBERAÇÃO
6.1      As inscrições classificadas na etapa de entrevista serão submetidas à apreciação da Diretoria da Aliança Empreendedora para decisão final, a qual que é soberana e irrecorrível.
6.2      Caso haja uma maior disponibilidade de atendimento, ou caso alguma inscrição aprovada não tenha sido formalizada, outras inscrições recomendadas na entrevista, respeitada a ordem de classificação, poderão ser submetidas à deliberação da Diretoria da Aliança Empreendedora.
6.3      Até 10 (dez) organizações serão selecionadas nesta etapa. As organizações selecionadas nesta etapa terão direito a:
6.3.1   Capacitações de repasse da metodologia “Jornada Empreendedora” que tem foco no microempreendedor individual ou na “Escalada Empreendedora” que tem foco no apoio a grupos produtivos, com carga horária mínima de 45 (quarenta e cinco) horas e máxima de 60 (sessenta) horas. A data e local da capacitação serão definidas a critério da Aliança Empreendedora e ocorrerá da seguinte forma:
6.3.1.1            Em uma única cidade envolvendo todas as organizações selecionadas. Neste caso a instituição deverá enviar pelo menos 2 (dois) membros para a capacitação.
6.3.2   Acompanhamento e assessoria da Aliança Empreendedora para as organizações, através de visitas bimestrais que acontecerão em durante 2017 a critério da Aliança Empreendedora;
6.3.3   Programa de capacitação focado no fortalecimento do trinômio impacto-estratégia-liderança da organização durante o ano de 2017.
6.3.4   Possibilidades de usufruir da rede da Aliança Empreendedora, que inclui: portal Tamo Junto, participação em capacitações e encontros gerais de integração e realização de projetos de base.
6.3.5   A metodologia poderá ser usada em qualquer outro projeto que a organização execute.

7          ETAPA 5 – BANCA EXAMINADORA
7.1      As Organizações selecionadas e que participarem das capacitações de repasse metodológico apresentarão o seu projeto de apoio a empreendedoras em São José dos Pinhais/PR para uma banca examinadora formada por especialistas da Aliança Empreendedora e do terceiro setor.
7.2      A banca examinadora irá ocorrer no dia 18 de setembro de 2017 em São José dos Pinhais/PR ou Curitiba/PR.
7.3      Serão selecionadas 4 (quatro) Organizações pela banca examinadora as quais receberão um apoio financeiro de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais). As decisões do Comitê Final serão definitivas e irrecorríveis.
O resultado final com as 4 (quatro) Organizações que receberão o apoio financeiro será divulgado até o dia 20 de setembro de 2017.

8          FORMALIZAÇÃO DA PARCERIA
8.1.1   As condições para a formalização da parceria de cada organização serão definidas pela Associação Aliança Empreendedora.
8.1.2   Caso necessário, a Associação Aliança Empreendedora poderá solicitar documentos adicionais para verificação das informações constantes nas fichas de inscrição e documentos já enviados.
8.1.3   O termo de cooperação assinado pelos representantes legais das organizações participantes deverá ser entregue à Associação Aliança Empreendedora no prazo máximo de 10 (dez) dias a contar do aviso formal de recebimento do resultado desse Edital. O não cumprimento do prazo poderá acarretar na desclassificação da inscrição.

9          APOIO FINANCEIRO E ORÇAMENTO DO PROJETO

9.1      Somente os 4 (quatro) projetos selecionados na “etapa 5 – banca examinadora” poderão receber o apoio financeiro.
9.2      Os projetos inscritos deverão ter orçamento total solicitado de até R$15.000,00 (quinze mil reais) para o período de 3 (três) meses, incluídos todos os custos do projeto a serem solicitados, sem exceção, sendo certo que o apoio financeiro ao projeto, caso seja selecionado entre os 4 (quatro) projetos com maior destaque, poderá ser INFERIOR a esse valor.

9.3      Caso o valor total do projeto ultrapasse o limite de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), caberá, única e exclusivamente, à organização proponente inscrita, a responsabilidade por garantir e apresentar a captação dos demais recursos necessários à concretização do projeto.

9.4      O investimento realizado deverá obrigatoriamente ter seus recursos empregados/utilizados na execução do projeto enviado e selecionado.

9.5      O apoio financeiro será concedido mediante celebração de Termo de Cooperação a ser firmado entre a organização proponente e a Aliança Empreendedora.

9.6      Os recursos financeiros concedidos serão depositados em conta corrente da organização selecionada e terão seus valores disponibilizados em parcelas, de acordo com o cronograma apresentado e aprovado.

9.7      São itens elegíveis de investimento: horas de profissionais para equipe do projeto; aquisição ou confecção de material gráfico, didático ou de comercialização; custos com transporte; material de escritório; dentre outros, desde que estejam relacionados ao processo de apoio, inclusão e fortalecimento de microempreendimentos.

9.8      O orçamento proposto deve ser coerente, equilibrado e deve estar alinhado com as atividades e metas do projeto para a sua adequada execução e acompanhamento.

10       CONTRAPARTIDA E OUTROS APORTES DE RECURSOS
10.1    As 10 (dez) organizações selecionadas na etapa “ETAPA 4 – DELIBERAÇÃO” devem apresentar contrapartidas de recursos humanos e insumos necessários para o atendimento de microempreendedores que queiram abrir ou expandir um negócio através da:
10.1.1 Estruturação de uma equipe de 2 (duas) pessoas que virão ao treinamento de repasse metodológico;
10.1.2 Auxílio de mobilização em sua área de atuação podendo fazê-lo através de parcerias locais;
10.1.3 Apoio a empreendedores em São José dos Pinhais/PR com a Metodologia “Jornada Empreendedora” ou a Metodologia “Escalada empreendedora”;
10.1.4 Preenchimento semanal dos formulários de acompanhamento e submissão de informações relativas ao desempenho do projeto quando solicitadas.
10.2    As 4 (quatro) organizações selecionadas com maior destaque na “ETAPA 5 – BANCA EXAMINADORA” devem.
10.2.1 Cumprir com todas as contrapartidas e outros aportes de recursos mencionadas no item 10.1;
10.2.2 Apoiar no mínimo 50 (cinquenta) empreendedores em São José dos Pinhais/PR com a Metodologia “Jornada Empreendedora” ou a Metodologia “Escalada empreendedora”.

11       PRAZOS E DATAS
11.1    O Edital seguirá o seguinte cronograma:
11.2    Abertura das Inscrições online: 26 de julho de 2017;
11.3    Encerramento do prazo final para envio eletrônico da inscrição: 23 horas e 59 minutos do dia 18 de agosto de 2017;
11.4    Prazo final para envio (postagem) ou entrega pessoalmente dos documentos: 18 de agosto de 2017;
11.5    Entrevistas com as Organizações classificadas na Fase 2 – Pré Qualificação: até o dia 25 de agosto de 2017;
11.6    Divulgação do Resultado das selecionadas para receber o repasse metodológico: até o dia 28 de agosto de 2017;
11.7    Treinamento do repasse metodológico em Curitiba ou São José dos Pinhais/PR:12, 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2017.
11.8    Realização da Banca examinadora: 18 de setembro de 2017.
11.9    Divulgação do Resultado da banca examinadora: até o dia 20 de setembro de 2017.
11.10  Prazo para Formalização da Parceria:  30 de setembro de 2017.
11.11  Prazo para visita da equipe da Aliança Empreendedora in loco para acompanhamento da primeira turma de empreendedores (as) apoiados (as) em cada organização que recebeu o repasse metodológico: até o dia 30 de novembro de 2017.
11.12  Encontros do programa focado no fortalecimento do trinômio impacto-estratégia-liderança da organização – Datas a serem definidas
11.13  As datas poderão ser alteradas a critério da Aliança Empreendedora, neste caso o calendário atualizado será disponibilizado no site https://aliancaempreendedora.org.br/blog/

12       ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
12.1    O acompanhamento técnico das 10 (dez) Organizações selecionadas “ETAPA 4 – DELIBERAÇÃO” será feito através de:
12.1.1 Relatório semanal de atividades;
12.1.2 Envio da documentação dos empreendedores apoiados;
12.1.3 Visitas de acompanhamento e avaliação;
12.1.4 Reuniões técnicas quinzenais de assessoria podendo ser presenciais ou virtuais;
12.1.5 Outros mecanismos de avaliação, a critério da Associação Aliança Empreendedora.

13       DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1    A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.
13.2    A Associação Aliança Empreendedora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.
13.3    As informações enviadas para esse edital poderão ser usadas em futuros mapeamentos ou pesquisas destinadas à melhoria do Ecossistema Empreendedor.
13.4    Os resultados finais serão divulgados no site  https://aliancaempreendedora.org.br/blog e os selecionados serão informados através de e-mail aos proponentes.

Esclarecimentos acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos através do telefone: (11) 3104-7672 / (41) 3013-2409 ou pelo e-mail – edital@aliancaempreendedora.org.br)

Curitiba, 24 de julho de 2017.

Deixe um Comentário