A edição de junho da revista francesa Socialter, que foca em histórias de inovação na economia que causam impacto social positivo, traz uma reportagem sobre negócios inclusivos no Brasil, na qual fala sobre a inclusão por meio do comércio, usando como exemplo o projeto Kiteiras, por meio do qual mulheres de Salvador (BA) estão desenvolvendo competências pessoas e profissionais para vender kits de produtos Danone de porta em porta.
A partir da história de uma das participantes do projeto, a matéria mostra como tantas mulheres estão conseguindo complementar sua renda por meio da venda dos kits Danone e a diferença que isso faz em suas vidas. Segundo o texto, além do aumento de renda, que acarreta numa melhoria de qualidade de vida, esta é também uma oportunidade para aumento de autoestima, que está fortemente ligada à inclusão social das participantes do projeto.
Além disso, a matéria traz também a questão de importância da formação tanto das participantes deste projeto quanto de outros empreendedores, de forma a garantir a melhor gestão dos negócios e uma maior possibilidade de sucesso. O texto fala ainda de como os negócios inclusivos podem ser bons para as grandes empresas por aumentarem o acesso a seus produtos e serviços.
Acesse os PDFs da matéria aqui:
Socialter junho 2014 – Negocios inclusivos_Parte 1