Aliança Empreendedora carregando
Blog
arquivo
Balé Bacnaré busca apoio para reforma de sua sede através do financiamento colaborativo

Balé Bacnaré busca apoio para reforma de sua sede através do financiamento colaborativo

 

 

Atuando há 34 anos na Bomba do Hemerério, o Bacnaré precisa de apoio para a reforma e expansão dos trabalhos

Localizado na Bomba do Hemetério – Recife, o Balé Bacnaré (Balé de Cultura Negra do Recife) é um dos principais atrativos culturais e turísticos da comunidade.  Com o seu trabalho, o grupo divulga e vivencia a riqueza cultural das tribos africanas, e especial a música e dança Zulu, através de seus tambores, cantos e vestimentas tradicionais.

Fundado em 1985 pelo professor, pesquisador e coreógrafo Ubiracy Ferreira, o Bacnaré possui uma forte preocupação socioeducativa com seu time de 45 integrantes (compostos por dançarinos, percussionistas, aderecistas e cozinheiras). Muitos são de famílias de baixa renda e se encontravam em condições sociais desfavoráveis antes de fazerem parte do grupo.

Todo o trabalho do grupo ocorre na garagem da residência da família , tornando-se um lugar pequeno e precário para a realização das atividades. Thiago, filho do mestre Ubiracy e Diretor do Bacnaré, decidiu criar o projeto “Reforma da sede do Balé Bacnaré” e enviar para o Portal Impulso através do Canal Bombando Cidadania, direcionado para os microempreendedores da Comunidade da Bomba do Hemetério.

O Portal Impulso é uma plataforma criada pela Aliança Empreendedora, que por meio do financiamento colaborativo, busca apoiar microempreendedores e organizações através da captação de doações.

O Canal Bombando Cidadania surgiu em parceria com o Instituto Walmart em 2013, e que já colocou no ar seis projetos oriundos da Bomba do Hemetério, dos quais cinco conseguiram atingir suas metas.

O Bacnaré tem como meta a captação de R$3.000,00 (três mil reais), que serão utilizados para pintar o local, colocar letreiro na fachada e arrumar o piso de acesso. Como o Portal não tem limite de arrecadação, se o projeto captar um valor maior, outras áreas da sede do Bacnaré – que também estão em situação precária – poderão ser reformadas. Aquele que apoiar o projeto, receberá as recompensas propostas pelo Balé, de acordo com a quantia que investir.

O grupo já conquistou 165 prêmios nacionais e internacionais, tendo realizado inúmeras turnês pela Europa, África e Ásia. Infelizmente, o fundador do Balé, Ubiracy Ferreira, veio a falecer em outubro de 2013, deixando um legado de conhecimento e sabedoria para seus parceiros e alunos, a quem chamava de “filhos do mundo”.  O mestre Bira, como era carinhosamente chamado, tinha a esperança de que esse projeto seguisse adiante, fortalecendo a cultura afro-brasileira dentro e fora da comunidade da Bomba do Hemetério.

Você pode fazer parte disso acessando o Portal Impulso, e colaborando com a Reforma da Sede do Balé Bacnaré: http://impl.so/1job5pI

Para apoiar o projeto, basta realizar o cadastro no site, e depois disso, na página do projeto, clicar em “Impulsionar”.

Acesse aqui o Passo-a-passo para o cadastro: http://goo.gl/8ZMtC0
Acesse aqui o Passo-a-passo para apoiar um projeto: http://goo.gl/VOYBK1

 

Comentários