Skip to main content

 

 

Atuando há 34 anos na Bomba do Hemerério, o Bacnaré precisa de apoio para a reforma e expansão dos trabalhos

Localizado na Bomba do Hemetério – Recife, o Balé Bacnaré (Balé de Cultura Negra do Recife) é um dos principais atrativos culturais e turísticos da comunidade.  Com o seu trabalho, o grupo divulga e vivencia a riqueza cultural das tribos africanas, e especial a música e dança Zulu, através de seus tambores, cantos e vestimentas tradicionais.

Fundado em 1985 pelo professor, pesquisador e coreógrafo Ubiracy Ferreira, o Bacnaré possui uma forte preocupação socioeducativa com seu time de 45 integrantes (compostos por dançarinos, percussionistas, aderecistas e cozinheiras). Muitos são de famílias de baixa renda e se encontravam em condições sociais desfavoráveis antes de fazerem parte do grupo.

Todo o trabalho do grupo ocorre na garagem da residência da família , tornando-se um lugar pequeno e precário para a realização das atividades. Thiago, filho do mestre Ubiracy e Diretor do Bacnaré, decidiu criar o projeto “Reforma da sede do Balé Bacnaré” e enviar para o Portal Impulso através do Canal Bombando Cidadania, direcionado para os microempreendedores da Comunidade da Bomba do Hemetério.

O Portal Impulso é uma plataforma criada pela Aliança Empreendedora, que por meio do financiamento colaborativo, busca apoiar microempreendedores e organizações através da captação de doações.

O Canal Bombando Cidadania surgiu em parceria com o Instituto Walmart em 2013, e que já colocou no ar seis projetos oriundos da Bomba do Hemetério, dos quais cinco conseguiram atingir suas metas.

O Bacnaré tem como meta a captação de R$3.000,00 (três mil reais), que serão utilizados para pintar o local, colocar letreiro na fachada e arrumar o piso de acesso. Como o Portal não tem limite de arrecadação, se o projeto captar um valor maior, outras áreas da sede do Bacnaré – que também estão em situação precária – poderão ser reformadas. Aquele que apoiar o projeto, receberá as recompensas propostas pelo Balé, de acordo com a quantia que investir.

O grupo já conquistou 165 prêmios nacionais e internacionais, tendo realizado inúmeras turnês pela Europa, África e Ásia. Infelizmente, o fundador do Balé, Ubiracy Ferreira, veio a falecer em outubro de 2013, deixando um legado de conhecimento e sabedoria para seus parceiros e alunos, a quem chamava de “filhos do mundo”.  O mestre Bira, como era carinhosamente chamado, tinha a esperança de que esse projeto seguisse adiante, fortalecendo a cultura afro-brasileira dentro e fora da comunidade da Bomba do Hemetério.

Você pode fazer parte disso acessando o Portal Impulso, e colaborando com a Reforma da Sede do Balé Bacnaré: http://impl.so/1job5pI

Para apoiar o projeto, basta realizar o cadastro no site, e depois disso, na página do projeto, clicar em “Impulsionar”.

Acesse aqui o Passo-a-passo para o cadastro: http://goo.gl/8ZMtC0
Acesse aqui o Passo-a-passo para apoiar um projeto: http://goo.gl/VOYBK1

 

Deixe um Comentário