A iniciativa se conectou com mais de 60 mil microempreendedores brasileiros por meio de conteúdos, lives, mentorias e ferramentas
Quase quatro mil quilômetros separam a cidade de Iranduba, no Amazonas, da capital paulista. Essa foi a distância percorrida pela empreendedora Vanda Oliveira Amaral, da Bonecaria da Amazônia, no início de julho. Ela saiu da cidade situada às margens do Rio Solimões para se juntar a outros empreendedores das cinco regiões do Brasil na imersão presencial do Processo Seletivo No Corre Digital, ocorrida nos dias 4 e 5.
As longas horas de voo foram recompensadas por dois dias intensos de aprendizados e muitas trocas de experiências. O primeiro deles, no escritório da Mastercard Brasil, rendeu quase dez horas de programação, compartilhando vivências em atividades em grupo e adquirindo conhecimento com profissionais renomados nas áreas de marketing e finanças.
No segundo dia, os selecionados se inspiraram com o que há de melhor em inovação e tecnologia para pequenos negócios durante a edição da Expo Favela Innovation São Paulo 2024. Como símbolo do reconhecimento pela participação no processo seletivo, os empreendedores foram convidados a subir ao palco principal do evento para receber o certificado de participação.
A empreendedora Ivani Grance, da República das Arteiras, destaca o sentimento de ter sido notada. “Foram conteúdos pensados e desenhados para atender as nossas necessidades. O sentimento que fica é de esperança, além da certeza de que estou trilhando o caminho certo”, complementa a mato-grossense
Já para o empreendedor carioca Jefferson Gomes dos Santos, do Ateliê e Curso Confeitando Fácil, o sentimento é de gratidão. “É impressionante. Eu não esperava receber e ter tanto a acrescentar também. As trocas mostraram que eu, enquanto preto e periférico, não estou sozinho. Foi uma energia muito boa”, declara ele.
O processo seletivo
O caminho até a imersão foi uma verdadeira jornada de conhecimento, projetada para fortalecer microempreendedores de favela. No total, foram 722 inscritos no Processo Seletivo No Corre Digital, criado com o intuito de identificar 100 histórias inspiradoras de transformação digital de empreendedores e dos seus negócios. Ao longo das etapas, os empreendedores tiveram acesso a cursos online, ferramentas digitais comunidade de conteúdos no WhatsApp, lives no YouTube e desafios práticos.
Todas as fases somavam pontos, e os empreendedores finalistas foram avaliados pela gravação de um vídeo pitch contando a história de transformação digital do negócio e por que mereciam estar entre os 100. Destes, os 30 primeiros foram contemplados com a imersão presencial e 70 ganharam três meses de mentoria individual gratuita com especialista, acelerando o seu desenvolvimento.
Parceria transformadora
O Processo Seletivo No Corre Digital marcou o encerramento do projeto Mastercard Strive, uma parceria entre a Aliança Empreendedora e a Central Única das Favelas (CUFA), sob o guarda-chuva da iniciativa filantrópica global do Mastercard Center for Inclusive Growth. Desde 2022, essa colaboração visa promover a inclusão digital como meio de crescimento econômico para microempreendedores em todo o Brasil.
Para isso, decidiram implementar melhorias no Tamo Junto, a plataforma de cursos gratuitos da Aliança Empreendedora. Uma das novidades foi o conceito de trilhas gamificadas de conteúdos, permitindo aos empreendedores autonomia para personalizar sua a jornada de aprendizado e desbloquear recompensas à medida que avançam.
- Trilha “Digitalize o seu Negócio”: Com 14 cursos sobre redes sociais, vendas online e gestão do negócio. Cursos como “Superpoderes da tecnologia”, “Canais de venda online e marketing” e “Criando conteúdo para redes sociais” estão disponíveis.
- Trilha “Prepare-se para o Crédito”: Com 8 cursos abordando finanças, formalização, plano de negócio e como conseguir crédito. Cursos incluem “Desvendando o Crédito + Aprenda a fazer o plano de negócios (2 em 1)”, “Como cuidar das finanças do seu negócio” e “Organização financeira” integram a trilha.
O projeto ainda possibilitou a realização de lives, cursos ao vivo, mentorias e facilitou o acesso a mais de 15 ferramentas digitais, também voltadas para digitalização, e apoio para conexão com organizações parceiras de crédito.
Uma dessas organizações é o CearáCredi, que, antes de oferecer microcrédito, encaminha os empreendedores para finalizarem o curso “Desvendando o crédito + Aprenda a fazer o plano de negócios (2 em 1)”, para que eles possam tomar crédito de forma consciente. A empreendedora Ceiça Vasconcelos reforça a importância do Tamo Junto nesse processo. “Foi um diferencial para mim. Conhecer o CearáCredi e o Tamo Junto mudou totalmente a minha visão de crédito e de empreender. A plataforma oferece um leque de formações para quem deseja crescer”, diz a artesã que já tomou crédito duas vezes para expandir o negócio.
Resultados e impacto
Nos últimos dois anos, foram 61 mil empreendedores inscritos no Tamo Junto, com 18.329 iniciando ao menos um vídeo e 6.681 assistindo a pelo menos um curso completo. Além disso, mais de 1.600 empreendedores participaram de lives e mentorias coletivas ao vivo, e outros 3.269 acessaram microcrédito ou ferramentas digitais, facilitando a expansão e a consolidação de seus negócios.
Para a coordenadora do projeto, Alexandra Meira, a digitalização permite uma ampliação de território de mercado para os pequenos negócios, já que “a internet faz com que eles alcancem clientes em espaços que vão além das comunidades em que estão inseridos, possibilitando que se conectem com potenciais clientes e fechem negócio 100% no online”, diz. Segundo Meira, a presença digital traz benefícios também para a gestão do negócio. “A visibilidade online proporciona um maior reconhecimento de si mesmo e dos pares enquanto empreendedores. Isso inspira inovação e criatividade, estimulando-os a expandir a visão sobre e para o negócio”, conclui.