Skip to main content

Cursos presenciais e online, aplicativo, grupos no WhatsApp e um evento na sede do Mercado Livre, em Osasco, marcaram os primeiros meses da iniciativa.  

Quando se trata de comércio, a internet é sem dúvida o principal espaço comercial global. A maior parte dos produtos hoje pode ser encontrado online. Frente a tantas ofertas e concorrência, vende e prospera aquele que melhor promove seus produtos e serviços. Pensando nisso, a Aliança Empreendedora lançou o Projeto Mercado Livre.

Realizada em parceria com a plataforma argentina de compra e venda, a iniciativa, que teve início em novembro de 2018, tem como objetivo proporcionar a microempreendedores a oportunidade de desenvolverem competências e habilidades empreendedoras.

A ideia é que tanto vendedores já cadastrados no Mercado Livre quanto potenciais novos usuários recebam formações para que melhorem suas habilidades empreendedoras e a gestão de seus negócios. Os cursos e as iniciativas derivadas das formações podem ser realizadas e utilizadas tanto por empreendedores que já tenham um negócio e queiram se atualizar, quanto por pessoas que desejam começar uma carreira de vendas online.

Metodologia

Para disseminar os conhecimentos sobre empreendedorismo, as formações são divididas em presencial e virtual. Desde novembro de 2018, quando o projeto foi colocado em prática, foram realizadas oito oficinas em Osasco (SP) sobre venda online.

Os encontros, que duram em média quatro horas, são desenvolvidos a partir de duas metodologias da Aliança Empreendedora: o Cineclube e a Mentoria Coletiva. Enquanto o Cineclube usa conteúdos em vídeo para guiar atividades e desafios, a Mentoria Coletiva convida empreendedores para apresentar suas histórias e jornadas aos microempreendedores.  

Mercado Livre

Já a criação de um curso online se deu a partir da boa repercussão de uma videoaula sobre vendas online publicada em novembro de 2018 e já conta com mais de 100 inscritos.

Depois de um período de amadurecimento e discussão sobre modelos e métodos, a Aliança Empreendedora e o Mercado Livre lançaram o curso “Como arrasar nas vendas online”. Com sete videoaulas, a formação visa incentivar o ato de vender online para aqueles que desejam entrar nesse mundo ou profissionalizar suas vendas. Os conteúdos giram em torno do início de um negócio online, sua administração, modelos e plataformas de venda e anúncio do produto.

De acordo com a métrica Net Promoter Score, o nível de satisfação com relação às oficinas presenciais realizadas em 2018 – foram 116 participantes no período – ficou na casa dos 90%. Já a satisfação sobre o conteúdo atingiu 71%.

Outras iniciativas   

Um mês depois da criação do projeto, o Mercado Livre realizou o evento Osasco Empreende. Em parceria com a Aliança Empreendedora e o Programa Tamo Junto, a ação consistiu em um curso gratuito e presencial para moradores de Osasco sobre vendas online e empreendedorismo digital. Na ocasião, a sede da empresa, localizada no bairro Bonfim, em Osasco, foi tomada por 108 pessoas interessadas em desenvolver suas habilidades empreendedoras e ampliar sua rede de contatos.

Também participaram do encontro membros do Mercado Livre, da Aliança Empreendedora e especialistas em negócios online.

Além dos cursos e do evento, o projeto também deu origem a outras atividades. Uma delas foi a criação de um grupo no WhatsApp intitulado “#EfeitoEmpreendedor” com o objetivo de disponibilizar conteúdos complementares. Semanalmente, os participantes – pessoas que participaram do Osasco Empreende ou das oficinas presenciais – recebem infográficos com dicas rápidas sobre vendas online, de forma a mantê-los motivados e engajados, além de incentivar a busca constante por conteúdo.

Outro resultado do projeto é o aplicativo “Tamo Junto – Mão na Massa”. Desenvolvida pela Aliança Empreendedora, a tecnologia é mais uma plataforma para que os microempreendedores tenham acesso facilitado a materiais sobre negócios. No app, os profissionais podem seguir trilhas de atividades de acordo com diferentes estágios de desenvolvimento do negócio, o que possibilita o uso tanto por pessoas mais experientes quanto por quem está começando na área.  

Deixe um Comentário