Skip to main content
Não categorizado

Projeto EcoCidadão promove neste sábado o 3º Encontro de Catadores

By 14 de maio de 2010novembro 5th, 2014No Comments

_MG_3137O projeto EcoCidadão realiza neste sábado, dia 15 de maio, o 3º Encontro de Catadores. O evento será realizado no Acampamento Arca, localizado em Campo Largo, das 8h às 18h. É esperada a participação de mais de 400 pessoas, entre catadores associados ou cooperados ao projeto e seus familiares.

A programação conta com atividades como tiroleza, trilhas, recreação para crianças, premiações e reconhecimentos aos catadores, apresentação dos resultados do projeto e de cases. Uma das atividades é o jogo da vida, que irá “fazer com que os catadores reflitam sobre aspectos do cooperativismo e associativismo de uma maneira dinâmica e atrativa”, explica Rafael Cardeal, assessor do projeto.

O objetivo do encontro é proporcionar aos catadores um momento para troca de conhecimento e principalmente de experiências. “Além de ser um dia de lazer, os catadores irão conhecer técnicas novas de reciclagem. Teremos um jogo com perguntas sobre titulações e fatos corriqueiros de um barracão de reciclagem, e haverá um troféu para quem acertar mais”, conta Daniele Bonacin, Coordenadora Pedagógica.

Daniele explica que com a realização destes encontros os catadores descobriram novas formas de melhorar as suas associações, pensando em alternativas para uma dinâmica de trabalho mais eficiente. “Eles trocam experiências desde como melhorar a classificação e separação do material até como criar ações de autogestão nos grupos. Estes encontros estão previstos para acontecer trimestralmente  e esperamos cada vez mais participantes”, comenta.

Para a Simone Renata Lisboa, catadora do Parque de Reciclagem Vida Nova, localizado no bairro Xaxim, o encontro é um momento muito esperado. Ela está ansiosa, pois será a primeira vez que irá participar de um encontro de catadores, e vai levar em companhia o marido, e seus seis filhos. Segundo ela, do barracão em que trabalha todos os 30 associados vão, e todos estão esperando muito.

Iniciado no ano de 2007, através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Ação Social, Aliança Empreendedora, Fundação Avina e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o projeto visa mobilizar catadores na capital paranaense, apresentando as vantagens de se trabalhar de forma associativa e cooperativa, oferecendo todo o suporte para sua formalização. Possui hoje sete organizações apoiadas, quatro organizações em fase de mobilização e 280 catadores envolvidos e apresenta um aumento médio de 166% na renda dos catadores participantes.

Deixe um Comentário