Pesquisa busca traçar um panorama do setor e entender os desafios enfrentados por pequenas empreendedoras em todo o país
Com o avanço da moda circular no Brasil, os brechós e bazares vêm ganhando destaque como negócios que combinam sustentabilidade, acessibilidade e empreendedorismo. Segundo um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) em 2022, o mercado de itens de moda usados deve crescer de 15 a 20%, podendo ultrapassar o valor do mercado de fast fashion até 2030, com potencial de movimentar até R$ 24 bilhões já em 2025.
Apesar da relevância desse setor, ainda há poucos dados sobre a realidade de quem está à frente dessas iniciativas. Com o objetivo de preencher essa lacuna, o Programa Moda Justa e Sustentável, da Aliança Empreendedora, e a consultoria Renata Abranchs Branding estão conduzindo a pesquisa nacional Retrato dos Brechós e Bazares no Brasil.
A pesquisa reúne dados quantitativos sobre o perfil pessoal e profissional de empreendedoras do setor. Entre os temas abordados estão tempo de atuação, motivações para empreender, canais de venda, formas de aquisição de produtos, práticas de gestão, renda, desafios enfrentados e interesse por projetos e capacitações.
A coleta de informações é feita por meio de formulário on-line e é voltada a empreendedores que gerenciam brechós e bazares de todo o país, independentemente do formato ou porte do negócio. Os dados serão sistematizados e reunidos em um relatório com previsão de divulgação nos próximos meses.
Segundo Cris Chiara, co-coordenadora do Programa, a intenção é construir um retrato aprofundado desse setor, que tem um papel fundamental para um consumo mais consciente. “Os modelos de negócios de brechós ou bazares têm um impacto positivo bastante relevante para nossa sociedade, possibilitando a oportunidade de geração de renda para microempreendedores, assim como permitindo aumentar o tempo de vida de vestuários e acessórios que poderiam estar em desuso ou mesmo indo parar em lixões”, diz.
Pesquisa com costureiras
Em 2023, o Moda Justa e Sustentável realizou uma pesquisa nacional inédita com costureiras autônomas de reparo de roupas. A partir dos dados levantados, o Programa desenvolveu uma metodologia customizada e ofereceu projetos de apoio e investimento financeiro direto, contribuindo para o fortalecimento dessas mulheres e a geração de renda.
SERVIÇO
Pesquisa nacional Retrato dos Brechós e Bazares no Brasil
Disponível em: https://bit.ly/mjs-pesquisabrechos
Mais informações: modajs@aliancaempreendedora.org.br