Skip to main content

O Programa de Mentoria, aliado a capacitação em gestão, é uma das ferramentas de apoio a microempreendedores oferecidas pela Aliança Empreendedora.

Funciona como um processo de troca de experiências, que tem o objetivo oferecer suporte personalizado para o desenvolvimento das habilidades do empreendedor e auxiliar na identificação de oportunidades para o seu negócio a partir da história e do olhar de pessoas que já passaram por uma jornada semelhante e têm conhecimentos e experiência na gestão de negócios. Em todo o processo a Aliança Empreendedora acompanha o processo e relação do mentor com o microempreendedor.

O Programa de Mentoria da Aliança Empreendedora nasceu em 2013 e desde então mobilizamos mentores voluntários para somar a nossa rede e apoiar o ecossistema empreendedor. A partir do nosso banco de mentores, que já soma mais de mil voluntários, selecionamos os mentores a partir do perfil, necessidades e história de cada empreendedor. O processo de matching, como chamamos a definição da dupla empreendedor e mentor, é complexo e, por isso, pode levar um tempo para que os mentores inscritos sejam convidados a iniciar a Mentoria. Mas durante esse período, os mentores permanecem em nosso banco de contatos, quando surgir a oportunidade de um possível matching, a equipe de Mentoria entra em contato.

A Mentoria acontece como acompanhamento individualizado pelo período de seis meses, com os mentores sendo muito importantes no processo de desenvolvimento dos empreendedores, tendo como papel encorajá-los e guiá-los, compartilhando suas experiências e conhecimentos para desenvolver não só seus negócios, mas também a autoconfiança dos mentorados.

Pensando nisso, o time de Mentoria propôs algumas formas de reconhecer a importância do mentor voluntário para os empreendedores apoiados, e também para a Aliança Empreendedora. Assim fortalecemos sua relação com o Programa de Mentoria.

Apresentamos o Programa de Mentoria – Reconhecimento dos Mentores Voluntários, que irá reconhecer mentores destaque a partir das entregas a seguir:

tabelinhaaa-02

> Para receber as recompensas, a somatória das relações de Mentoria, missões ou atividades é zerada a cada 2 anos a partir da data da 1ª relação de Mentoria. Ou seja, um mentor precisa completar as entregas de uma categoria dentro do período de 2 anos a partir da sua 1º relação de Mentoria para conquistar a classificação e receber as recompensas correspondentes.
> As recompensas de cada categoria podem ser conquistadas uma única vez por cada mentor voluntário, a exceção da participação no jantar de mentores, aberta anualmente para todos os mentores Platinum.
> A classificação conquistada (Bronze, Prata, Ouro ou Platinum) é permanente, ou seja, não é perdida nem tampouco retrocede com a zeragem da somatória.
> A divulgação do ranking atualizado é realizada semestralmente por e-mail e também no grupo de mentores no LinkedIn.

Se você ainda não é mentor e ficou interessado em dividir seu conhecimento com quem está empreendendo, o Programa de Mentoria da Aliança Empreendedora está com inscrições abertas. Inscreva-se aqui: http://bitly.com/programadementoria2019

Deixe um Comentário