Skip to main content

Projeto capacitou microempreendedores em cidades da região da grande São Paulo e no Vale do Paraíba

O projeto Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário encerrou seu segundo ano de atividades em cidades no estado de São Paulo, e prepara agora novas ações para o ano de 2015. O programa conta com patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, apoio do Instituto EDP, organização que coordena os projetos socioambientais do Grupo, e realização da Aliança empreendedora.

O objetivo do projeto é apoiar empreendedores, individuais e coletivos, em gestão e comportamento nas regiões de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano e Aparecida. Além disso, desenvolver aliada a capacitação, um Índice de Ecoeficiência organizado como uma metodologia replicável, e com isso, contribuir com o desenvolvimento social, ambiental e econômico nessas comunidades.

Em 2014, o projeto capacitou microempreendedores em Itaquaquecetuba e Aparecida. Foram capacitados 19 empreendedores, que desenvolveram conhecimentos técnicos de gestão de negócios e habilidades empreendedoras.

O empreendedor Kaíque Lima, 19 anos, dono de um Pet Shop na cidade de Itaquaquecetuba participou das capacitações, e continua desenvolvendo o seu negócio por meio de uma mentoria, que seria o acompanhamento com um mentor voluntário especialista em gestão, para o compartilhamento de ideias e experiências. “Só tenho a agradecer por esse curso. Está me ensinando muito a respeito de administrar meu negócio, o que posso ou não posso fazer. Eu não teria a oportunidade de conhecer isso se não fosse o curso”. Já para Valéria Pinto, 32 anos, que produz e vende cestas de café da manhã em Itaquaquecetuba, seu principal resultado é o reconhecimento e a confiança que tem dos seus clientes: “Posso aplicar os conhecimentos à minha vida, ao meu negócio, transformando o sonho em realidade, de maneira mais inteligente e segura”.

Além das capacitações, foram desenvolvidas mais duas ações em 2014: o apoio a Rede Cata Vale e o Desenvolvimento de um Índice de Eco-Eficiência.

O apoio a Rede Cata Vale integra o planejamento estratégico do projeto e será mantido nas ações de 2015. O acompanhamento se dá por meio da aplicação da metodologia “Oficina do Futuro” que trabalha o planejamento estratégico da Rede Cata Vale. Em 2014 foram realizados três encontros com a Rede e estão previstos mais dois para 2015.

O Índice de Ecoficiência avalia durante as capacitações o quanto os empreendedores são ecoeficientes em seus negócios, além de promover a discussão com os participantes sobre temas relacionados à economia de energia, água, e sustentabilidade.

Para Cristina Finizzola, coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora, 2014 foi um ano de desenvolvimento do projeto com diferentes atuações: “O grande avanço foi a melhoria do Índice de Ecoficiência em 2014, criando atividades ainda mais direcionadas a estratégia do projeto”

Join the discussion One Comment

Deixe um Comentário