Skip to main content

Atualmente mulheres em todo o mundo estão à frente de negócios que geram emprego, renda e a concretização de sonhos, trazendo transformação para suas vidas e suas comunidades. De acordo com dados do Sebrae de 2020, são aproximadamente 9,3 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, o que representa 34% de todos os donos de empresas formalizados no país. Um grupo que historicamente teve ideias e capacidades silenciadas, mas com muita construção coletiva e individual, busca garantir o seu espaço. É por esse contexto, e por acreditar na potência do empoderamento feminino, que a Aliança Empreendedora realiza neste mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a campanha “Mulher, você pode tudo!”, com uma programação de atividades gratuitas para mulheres: bate-papos com referências femininas no empreendedorismo, cursos gratuitos, mentorias de especialistas para empreendedoras de todo o Brasil. Inscrições podem ser feitas durante todo o mês no site: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/mulhervocepodetudo 

Lina Maria Useche Jaramillo, cofundadora e diretora executiva, explica a importância de se realizar ações que olhem para as particularidades do empreendedorismo feminino. “Só em 2020 a Aliança apoiou diretamente mais de 15 mil empreendedoras, mulheres que com todas as adversidades do ano somadas aos desafios que enfrentam pelo gênero, buscaram conhecimento para seguir ou iniciar seus negócios, formalizados ou informais. O nosso trabalho é fortalecer isso, levando informação, construindo parcerias com outras organizações, para que cada vez mais esse público encontre apoio para empreender suas vidas e seus sonhos”. 

As mulheres inscritas na campanha “Mulher, você pode tudo!”, poderão além de acessar os cursos de Educação Financeira, Formalização e Marketing Digital, realizados no âmbito do programa #ElaFazHistória, do Facebook, em parceria com a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto, conquistar benefícios exclusivos. Um exemplo é que ao concluir e emitir o certificado do curso ainda em março, em especial, na formação sobre Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras, a inscrita é contemplada com uma mentoria para acompanhamento de 6 meses em seu negócio. Serão distribuídas mais de 1.000 mentorias gratuitas com especialistas em gestão, que irão orientar as empreendedoras de acordo com as particularidades e necessidades do seu negócio. 

 “A gente entende a mentoria como uma ferramenta fundamental no apoio continuado após a capacitação. Com um mentor ou mentora ao seu lado, a empreendedora tem alguém com olhar voltado para o negócio, acompanhando sua gestão por um período de alguns meses, o que dá segurança, experiência, troca de ideias importantes para esclarecer as diferentes dúvidas que surgem no dia a dia e na gestão do negócio”, Lina. 

Bate-papo com mulheres de negócios 

Com uma série de lives da campanha “Mulher, você pode tudo!”, transmitida pelos perfis da Aliança Empreendedora e do Tamo Junto – @tamojunto nas plataformas digitais Facebook e Youtube -, as empreendedoras conseguirão refletir e se inspirar e partir de histórias de mulheres que hoje, são personalidades com o empreendedorismo, em como levar transformação e empoderamento para suas vidas e seus negócios. 

Para a data 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, foi confirmada a entrevista com a artista plástica We’e’ena Tikuna, da reserva indígena Tikuna Umariaçu, no Alto Solimões (AM), que por meio do empreendedorismo tem fortalecido o debate sobre o respeito aos povos tradicionais do Brasil. Na quinta-feira (11), a convidada especial será a atriz, autora, empresária, empreendedora social e fundadora do Instituto Dona De Si, Suzana Pires. Em um cenário cada vez mais difícil, onde a participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor dos últimos 30 anos, a ideia é inspirar outros talentos femininos para que se tornem donas de seus próprios empreendimentos. 

Serviço: 
Campanha Mulher, você pode tudo! 
Curso em educação financeira; Formalização; Marketing Digital; Mentoria com especialistas; Bate-papo ao vivo com referências do empreendedorismo no Brasil. 
Data: 05 a 31 de março 
Inscrições: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/mulhervocepodetudo

Deixe um Comentário