Skip to main content

A Aliança Empreendedora está buscando organizações que apoiam microempreendedores em todo o Brasil para ampliar ainda mais o Mapa de Apoio ao Microempreendedor Brasileiro, pesquisa produzida em parceria com o Bank of America Merrill Lynch.

O objetivo é levantar as iniciativas do poder público, de aceleradoras, incubadoras e demais organizações que oferecem produtos e serviços capazes de ampliar as chances de sucesso dos microempreendimentos brasileiros.

As organizações interessadas em integrar o mapeamento devem entrar no site da pesquisa, disponível aqui, e preencher um formulário. Grupos de economia solidária, associações comunitárias e cooperativas, ONGs, OSCIPs, Institutos, Fundações, negócios sociais, aceleradoras, incubadoras, instituições de microfinanças, Sistema S, iniciativas públicas municipais, estaduais e federais são todos muito bem-vindos.

Em 2017 foram mapeadas 619 organizações, em sua maioria associações e empresas que apoiam pequenos negócios de formas diversificadas – proporcionando acesso a crédito, treinamentos, orientação e consultoria.

Estima-se que existam mais de 30 milhões de microempreendedores no Brasil. Embora sejam considerados um dos motores mais importantes da economia do país, os microempreendimentos ainda apresentam alta taxa de mortalidade e pouca representatividade no PIB do brasileiro.

O levantamento identifica as principais barreiras do ecossistema, forças e oportunidades. Hoje no Brasil já são milhares de organizações atuando com seriedade e prestando serviços relevantes aos microempreendedores, muitas vezes com recursos limitados e atuando de modo isolado.

Reconhecer o trabalho dessas organizações de apoio é o início do trabalho. A partir disso, o passo seguinte é criar um movimento catalisador de conexões, trocas, aprendizados e redes, ampliando o impacto para o microempreendedor na ponta.

Deixe um Comentário