Skip to main content

A organização está há 17 anos auxiliando microempreendedores a abrir, profissionalizar e expandir seus negócios

O microempreendedor é um dos protagonistas do cenário econômico brasileiro. A Aliança Empreendedora auxilia estes profissionais formais e informais em comunidades e periferias de todo o país com capacitação e cursos gratuitos, acreditando na potência destes microempreendedores. Um levantamento revela que no ano de 2021,  a instituição realizou 38 projetos, beneficiando 20.477  pessoas, em sua maioria mulheres (84%), com idade de 26 a 35 anos (36%),  negros (66%), com renda de até dois salários mínimos (78%) e escolaridade até ensino médio completo (55%).  

Tanto durante o período do ápice da pandemia da Covid-19 quanto o momento atual de recuperação econômica foram responsáveis pela maior procura da população por atividades empreendedoras, como alternativa para o sustento dos seus núcleos familiares. Lina Useche, cofundadora da Aliança Empreendedora, explica que apesar da chegada da vacina e a volta de vários setores ao funcionamento, os efeitos da crise ainda foram fortes no ano de 2021 e que muitos microempreendedores ainda se encontram na informalidade. “Em 2021 a taxa de informalidade no mercado de trabalho brasileiro impactava cerca de 40% da população (Pnad) e sabemos que, além da informalidade, uma grande parcela de microempreendedores está desconectada do ecossistema que pode dar apoio e contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. E é neste ponto que atuamos, apoiando esses microempreendedores a se reconhecerem como tal, se empoderarem, e, consequentemente, se conectarem com as oportunidades que existem, melhorando seus negócios e aumentando a sua qualidade de vida”, afirma.

Fortalecimento do ecossistema empreendedor

Os mais de trinta projetos executados ao longo de 2021 pela a Aliança Empreendedora contribuíram para o fortalecimento do ecossistema empreendedor. Durante o desenvolvimento deste projetos, a instituição constatou que as pessoas ainda têm uma leitura diferente entre o que é ter um negócio próprio e ser empreendedor: 68% dos participantes disseram possuir um negócio próprio, entretanto, 16% deles não consideram que estão empreendendo.

“Existimos e agimos em prol dessa parcela de trabalhadores que, em muitos casos, caminham sozinhos, e contam com o conhecimento entregue de forma gratuita por organizações como a Aliança Empreendedora. São 17 anos atuando para capacitar, apoiar, empoderar e estimular microempreendedores, comenta Useche.

Impacto dos projetos

A Aliança Empreendedora, junto com a organização Rede Conhecimento Social, avaliou o impacto na vida dos empreendedores apoiados três meses após o fim da capacitação e participação no projeto. Para 38% dos empreendedores a participação nos projetos fez com que se  sentissem mais seguros para tomar decisões no negócio,  30% conseguiu organizar melhor as finanças do negócio e 29% hoje sabem qual preço deve ser cobrado pelo trabalho. 

Constatou-se também que 4 a cada 10 pessoas sentem que houve melhoria na sua qualidade de vida e que 39% dos participantes tiveram aumento de renda resultante do negócio desde a participação no projeto. A formalização dos negócios também aumentou, 17% dos empreendedores informais se formalizaram depois da capacitação.

Os projetos

Além dos projetos customizados para empresas, institutos e fundações, a Aliança desenvolve 4 projetos institucionais de alto impacto, são eles: o Tamo Junto, Empreender 360, Tecendo Sonhos e Guru de Negócios. 

O Tamo Junto foi criado em 2014 e é uma plataforma que oferece conhecimento online, gratuito e mobile friendly para qualquer pessoa que quer empreender ou já empreende, formal e informalmente. Nos dois últimos anos, o projeto teve um crescimento acima de 200% em cadastros na plataforma. 

Também em 2014 foi criado o programa Tecendo Sonhos que tem como propósito promover relações dignas de trabalho na cadeia têxtil. Em sete anos de atuação, o programa apoiou mais de 3,5 mil imigrantes diretamente e quase 14 mil atendidos indiretamente. 

A plataforma Empreender 360 nasceu em 2016, fruto de uma parceria com o Bank of America. O objetivo principal do programa é  fortalecer o ecossistema que orbita a jornada do microempreendedor através de advocacy, influência em políticas públicas, desenvolvimento de estudos e espaços de debate. No último ano, por exemplo, foram realizados uma série de encontros, workshops, treinamentos e insights para o desenvolvimento de novos produtos focados em organizações sociais, empresas, poder público, instituições de pesquisa e outros.

O Guru de Negócios é um dos projetos mais recentes da Aliança Empreendedora. A iniciativa oferece um match automático entre mentores voluntários e microempreendedores de todo o Brasil, gerando a oportunidade de mentorias gratuitas, que possibilitam um impacto muito mais profundo na vida do empreendedor e seu negócio.

Para conhecer mais sobre os projetos e conferir o relatório completo do impacto das ações realizadas pela Aliança Empreendedora em 2021, acesse o link: https://bit.ly/relatorio-ae-2021.

Sobre a Aliança Empreendedora

A Aliança Empreendedora sabe que todos os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e acredita no empreendedorismo como forma de transformar o Brasil. Para isso, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa. Saiba mais em www.aliancaempreendedora.org.br.

Deixe um Comentário