Skip to main content
Encontro e discussão da Rede na Aliança Empreendedora

Encontro e discussão da Rede na Aliança Empreendedora

Nos dias 18 e 19 de abril, representantes das cooperativas que integram a Rede de Comercialização CataVale*, reuniram-se na sede da Aliança Empreendedora em São Paulo, para trabalharem o fortalecimento da Rede. Participaram do encontro 6 das 8 organizações que compõem a Rede CataVale: Cooperativas Moreira Cesar Recicla e São Vicente – Pindamonhangaba-SP, Futura – São José dos Campos-SP,  Amigos do Lixo – Guaratinguetá-SP, Recicla Vida – Potim-SP e Jacareí Recicla – Jacareí-SP.

O objetivo do encontro foi integrar os representantes das organizações de catadores,  trabalhar a comunicação como fator essencial para o gerenciamento de conflitos e realizar uma visita técnica à Rede CataSampa, buscando a troca de experiência entre as duas redes de comercialização. O resultado do evento foi a realização em conjunto de um plano de ação com os aprendizados gerados. Além disso, segundo Larissa Boing, coordenadora do projeto Reciclagem Inclusiva Gerdau/GIZ na Aliança Empreendedora,  foi possível perceber que os representantes de cada cooperativa saíram mais confiantes uns nos outros e na rede de comercialização que os integra.

De acordo com a presidente da Rede CataVale, Maria Ângela Gonzaga da Silva, o evento marcou pois “foram dois dias produtivos, aprendemos muito, nos conhecemos mais e nos divertimos”. Na avaliação de Mateus de Oliveira Fernandes, assessor da Aliança Empreendedora, “ficou bem claro nas falas dos participantes que eles gostaram muito de ter conhecido melhor as pessoas. Apesar de eles se encontrarem a cada 15 ou 30 dias, por um período de 2 horas, este tempo é usado para decisões e resolução de problemas. Este encontro foi essencial para que as pessoas se conhecerem mais e melhorar a comunicação entre elas”.

*Redes de Comercialização de materiais recicláveis são empreendimentos autogeridos, que visam o fortalecimento das organizações de catadores participantes por meio da venda conjunta dos materiais recicláveis, bem como da troca de conhecimentos e experiências entre elas. Em rede, as organizações de catadores podem vender seu produto por melhores preços e muitas vezes, diretamente para a indústria, por terem, juntos, maiores quantidades de material e conseguirem garantir maior frequência na entrega dos mesmos, algumas das exigências do mercado da reciclagem.

Deixe um Comentário