Skip to main content

O projeto “Empreendendo o Futuro”, uma iniciativa da Aliança Empreendedora com o apoio da Suzano, visa capacitar e empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil. Atuando nas cidades de Campo Grande e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Salvador, na Bahia, e no Espírito Santo, o objetivo é retirar 2.100 pessoas da linha da pobreza por meio do empreendedorismo até 2025.

A base do “Empreendendo o Futuro” é fornecer uma formação empreendedora acessível. O projeto, com duração de quatro meses, oferece aos participantes uma formação prática para iniciar ou fortalecer seus pequenos negócios. Além de conteúdo, o projeto oferece orientação de especialistas, apoio psicossocial e acesso a uma rede de apoio, criando um ambiente propício para a geração de renda e melhoria das condições de vida.

Fortalecimento de renda 

O impacto do projeto vai além da capacitação individual. Ao promover o empreendedorismo, o “Empreendendo o Futuro” fortalece a renda de famílias inteiras. Verônica Maia, coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora, explica que a escolha pelo formato presencial é estratégica. 

“Os desafios enfrentados por esses empreendedores são específicos e requerem um apoio mais global. O formato presencial permite uma interação mais profunda e próxima, além de um acompanhamento contínuo”, destaca Verônica. Ela reforça que o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para inclusão social e geração de renda, capacitando as pessoas a transformarem suas vidas e as de suas comunidades.

Público beneficiado

 Com foco em pessoas com renda per capita de até R$ 637,00, o “Empreendendo o Futuro” acontece de forma gratuita. Além das capacitações, os participantes têm a chance de participar em feiras e eventos, ampliando suas redes de contatos e oportunidades de negócios.

Para ampliar o alcance do projeto, o “Empreendendo o Futuro” também oferece o curso “Hora de Fortalecer Sua Renda” via WhatsApp. O formato permite que os participantes acessem conteúdos e desenvolvam habilidades de maneira flexível, adaptada às suas realidades e de forma prática. 

Organizações aliadas

O projeto “Empreendendo o Futuro” conta com organizações parceiras que atuam nas regiões abrangidas pelo programa e que identificam a oportunidade de gerar mudanças significativas por meio de iniciativas de empreendedorismo e geração de renda. 

Após um processo seletivo, essas organizações foram escolhidas para se tornar aliadas da Aliança Empreendedora. Elas recebem apoio financeiro e metodológico para fortalecer e expandir seu trabalho, ampliando assim seu impacto nas comunidades locais. 

Atualmente, o projeto conta com a parceria da Bruaca, organização do Mato Grosso do Sul dedicada a promover vivências e produtos culturais de comunidades tradicionais do Pantanal sul, e do Coletivo de Resistência Preta, uma plataforma social do Movimento Negro em Salvador, Bahia, que atua nas periferias com foco em afro-inscrição, garantia de direitos e participação política. O projeto Empreendendo o Futuro vai até novembro de 2025. 

Deixe um Comentário