Skip to main content
Empreendedorismo

Empreendedorismo jovem: um dos focos de investimento do Instituto Camargo Corrêa

By 29 de junho de 2011novembro 5th, 2014No Comments

 

Jovens apoiados pelo Geração Y, eles têm um projeto social que ensina dança de rua e grafitagem nas escolas.

O Instituto Camargo Corrêa congrega as iniciativas de investimento social corporativo do Grupo Camargo Corrêa. Com os investimentos voltados para cumprir a missão de articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável, o ICC fomenta iniciativas em 4 áreas de atuação: Primeira Infância, Educação Básica, Juventude e Voluntariado.

O ICC foi patrocinador máster do “1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário”, e também é parceiro-investidor do Projeto Geração Y da Aliança Empreendedora. Nós entrevistamos Jair Resende, Coordenador do Programa Futuro Ideal, para saber por que a escolha do ICC em investir em empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

Aliança Empreendedora: Como o Instituto vê o empreendedorismo comunitário como ferramenta de desenvolvimento econômico e social do Brasil?
Jair Resende: O ICC entende que é muito importante estarmos alinhados com as políticas públicas locais, regionais e nacionais. Baseados nisso, o Programa Futuro Ideal tem uma ação voltada para o empreendedorismo de pessoas jovens (lembrando que as políticas nacionais consideram jovem, pessoas entre os 16 e os 29 anos de idade) em duas frentes: na formação técnica dessa pessoa para o mercado de trabalho,  e no estímulo e apoio para que a pessoa desenvolva seu espírito empreendedor e consiga colocá-lo em prática. Na cidade de Curitiba, em parceria com a Aliança Empreendedora, nós procuramos incentivar o empreendedorismo juvenil através do Projeto Geração Y, tanto o coletivo, como o individual, via capacitação, formação e financiamento, acreditando na idéia desse empreendedor.

Aliança Empreendedora: Qual a relevância de ações que comuniquem e incentivem a causa empreendedora ao grande público, como o “1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário”, para o ICC?
Jair Resende: Patrocinamos o “1º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário” pois acreditamos estar em um momento em que a relação do mercado de trabalho com o emprego tradicional de carteira assinada está mudando. Estamos saindo do modelo do empregado assalariado para um modelo muito mais empreendedor, ligado a um produto, a um serviço. Ações como o prêmio trazem essa perspectiva ao grande público: estimulam a criatividade, o empreendedorismo, e a criação de redes para o desenvolvimento de produtos ou serviços. Queremos premiar e reconhecer pessoas que tiveram uma iniciativa, que correram atrás dos seus sonhos e conseguiram. O ICC quer estar junto desse público, e quer contribuir com eles.

 

 

Deixe um Comentário