Skip to main content

Projeto capacitou 28 mulheres em 2023 e irá acelerar 10 negócios geridos por mulheres de territórios populares 

No universo do empreendedorismo, onde muitos veem a realização de sonhos e o controle do próprio destino, a perspectiva muda quando se trata de mulheres negras em territórios populares. Para elas, empreender vai além do desejo de ser chefe e lucrar com talentos; é muitas vezes a única saída diante da necessidade urgente de arcar com os compromissos financeiros e alimentar a família.  

Segundo um estudo do Sebrae com base em dados do IBGE, as mulheres negras donas de negócio são as que mais trabalham solitariamente, sem o suporte de funcionários. Apenas 8% delas contratam empregados, ficando atrás de empreendedores negros (11%), mulheres brancas donas de negócio (17%), e empresários brancos (20%). Além disso, são empreendedoras que estão à frente de negócios menores. 

Fazendo um recorte nas diferentes áreas para empreender, as cozinheiras, chefes de cozinha, boleiras e quituteiras carregam nas mãos não apenas a capacidade de transformar ingredientes em deliciosos pratos, mas também o potencial de transformar seus negócios em fontes sólidas de sustento. E é neste contexto que surge o #Impulsiona Cielo.  

Focado em microempreendedoras negras na área da alimentação em São Paulo, a Cielo uniu-se à Aliança Empreendedora para criar o #Impulsiona Cielo, um projeto de capacitação e aceleração para mulheres negras do setor de alimentação localizadas em territórios populares da Grande São Paulo, visando potencializar seus negócios. A edição de 2023 capacitou 28 empreendedoras. Dessas, 10 seguem para a aceleração de seus negócios conduzidas pela Baanko. 

Capacitação intensa  

Durante as 3 semanas de capacitação, as participantes tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades, em temas diversos como precificação, marketing digital, comunicação e gestão do tempo, de produtos, entre outros. As atividades ocorreram em modelo híbrido, com atividades online e presenciais na sede da Cielo, em São Paulo. Ao todo, o #Impulsiona Cielo ofereceu 45 horas de formação e mais de 4 horas de mentoria coletiva com o apoio do time da Cielo, permitindo um suporte mais próximo e personalizado.  

“Acredito que a Michele que vai sair dessa jornada vai sair muito mais confiante e com muito mais força para tirar as ideias do papel e realmente concretizá-las”, conta Michele Barbosa, da Delícias e Gostosuras.  

A empreendedora destaca o conteúdo e o incentivo do programa. “Gestão de produção, gestão de tempo, comunicação, expressão corporal, expressão verbal, vendas e marketing. Ver alguém falar ‘eu acredito em você’, te entender, dizer que você tem maior potencial! Quando você tem apoio, fica mais fácil. É muito interessante iniciativas desse modelo porque só fortalecem a ideia de continuar”, destaca os aprendizados que teve ao longo da jornada. 

Feira de Negócios e impacto  

Para seleção das 10 empreendedoras para a aceleração e conclusão da  formação, aconteceu uma banca de avaliação no formato de Feira de Negócios , onde as mulheres apresentaram seus negócios para representantes da Cielo, Aliança Empreendedora e convidados, destacando não apenas seus produtos e serviços, mas também o aprendizado adquirido ao longo do projeto.  

Para seleção das 10 empreendedoras aconteceu uma banca de avaliação em formato de Feira de Negócios com representantes da Cielo, Aliança Empreendedora e convidados. Cada empreendedora teve 3 minutos para apresentar seu negócio, 2 minutos para responder dúvidas dos avaliadores e 5 minutos para considerações da banca.  

“Nunca vou me acostumar e não vou deixar de me emocionar sobre como o programa impactou o negócio delas, sabe? Ver o desenvolvimento das empreendedoras e ver que tudo fez sentido, com uma entrega de excelência”, conta Verônica Maia, líder do projeto e metodologias na Aliança Empreendedora, emocionada com as empreendedoras que passaram pelo programa e o crescimento delas. 

Todas as reflexões e sugestões serviram como aprendizados e inspiração para quem apresentava e também para que as ouviam. 

Fortalecendo laços e criando uma rede potente  

O projeto Impulsiona Cielo é um espaço para se reconhecer, se fortalecer como empreendedora, de se aquilombar. Nesse contexto, aquilombar refere-se a prática de unir-se, estabelecer laços e fortalecer a coletividade, inspirado na tradição dos quilombos. Lucimar Barbosa, empreendedora no Acarajé da Nega, enfatiza a importância da união entre mulheres negras empreendedoras.  

“A gente sempre fala que quando a mulher negra se levanta, toda a estrutura da sociedade se levanta também. Então, hoje sei que tenho 30 mulheres negras me apoiando. Então, o que vou levar daqui além de todo o aprendizado? Vou levar 30 irmãs comigo. É possível sonhar grande”.  

O depoimento de Lucimar reflete não apenas a importância do acesso ao conhecimento específico para negócios do setor de alimentação com uma linguagem acessível e prática, mas também a formação de uma rede potente que se apoia mutuamente para realizar sonhos grandiosos. 

Confira o vídeo relatório do projeto Impulsiona Cielo:

Deixe um Comentário