Skip to main content

Foram selecionadas 15 iniciativas de jovens empreendedores com abordagem tecnológica e impacto social, que agora passam a receber apoio por 10 meses no processo de incubação do Programa Pense Grande

O mês de abril marcou o início do 2º ano do projeto de Incubação Pense Grande, e com isso, 15 iniciativas com abordagem tecnológica para solução de um problema social iniciaram a participação no projeto. Esse apoio será disponibilizado aos grupos até o mês de fevereiro de 2017. A Incubação é a terceira etapa do Programa Pense Grande, que incentiva e apoia o desenvolvimento de jovens empreendedores entre 15 e 29 anos e de periferias urbanas e rurais. O Programa é uma iniciativa da Fundação Telefônica VIVO e nesta etapa, é executada pela Aliança Empreendedora em parceria com a empresa “Ideia no Ar”. O objetivo da parceria foi de utilizar a experiência da empresa no desenvolvimento de startups para conseguir impulsionar os projetos de maneira ainda mais direcionada na área de desenvolvimento tecnológico.

O processo de apoio na incubação já foi iniciado com os grupos recebendo os primeiros acompanhamentos via assessoria, e o 1º webinar já aplicado pela Ideia no Ar.

Sobre a seleção

Os selecionados participaram da Etapa 2 do processo seletivo Incubação Pense Grande, que contava com 50 empreendimentos que já haviam sido pré-selecionados anteriormente. Durante essa etapa os grupos receberam um mês de capacitação online sobre temas importantes para o desenvolvimento de seus empreendimentos, além de acompanhamento com consultorias online para tirar dúvidas sobre os assuntos discutidos na capacitação.

Cada assunto discutido gerou desafios, que exigiam resultados a serem entregues para a equipe da Aliança Empreendedora. Com base na qualidade dessas entregas foram escolhidos os 15 empreendimentos que participam agora da Incubação Pense Grande no ano de 2016.

Conheça abaixo os 15 selecionados finais:

Doador Online – Banco de Sangue Virtual
Bagagem – Fundo de Apoio ao Intercambista Popular
Ubu Store
MOVANOS – Movimento Nosso
GPSA
Greenbaby
Social Brasilis
Canoa Maker (Maker Space)
Brainpain
EducaNERD
AfroResça
Tipiti
CDD na Web
Pelos Social
Vale sem Silício

A jovem empreendedora Jéssica Oliveira, de 24 anos, é estudante de jornalismo e também produtora cultural na cidade do Rio de Janeiro. O projeto Bagagem – Fundo de Apoio ao Intercambista Popular, que ela desenvolve com os também empreendedores Gabriel Imperiano e Vinicius Tomas, foi um dos selecionados finais para integrar a Incubação. De acordo com Jéssica, já no processo seletivo o grupo conseguiu reestruturar melhor a ideia do negócio.

Grupo Bagagem

Equipe de empreendedores do projeto Bagagem

“A nossa seleção foi uma surpresa muito grande, pois ainda não tinha acontecido realmente um “mão na massa” com o nosso projeto, ainda faltava reestruturar alguns aspectos. Desde o começo sentíamos que independente do resultado final, já com as quatro semanas de desafio e capacitação propostos na Etapa 02 do processo seletivo, conseguimos desenvolver melhor ainda o formato da nossa iniciativa por meio dos conhecimentos que foram compartilhados”, fala a empreendedora.

Os selecionados são das cidades de São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Santarém-PA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Santa Cruz Cabrália-BA e cidades do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Sobre a Incubação

Assim como no ano anterior, os grupos irão contar com as seguintes ferramentas de apoio: assessorias online e presenciais, encontros de imersão, mentoria, e apoio financeiro ao desenvolvimento dos empreendimentos.

As assessorias têm o objetivo de trabalhar demandas específicas de cada negócio, capacitação em temas de gestão, entre outras questões únicas de cada projeto de acordo com a sua necessidade. Essa forma de apoio possibilita um acompanhamento direcionado. As imersões são encontros presenciais que reúnem representantes de todos os empreendimentos e que tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras. E os webinars mensais que reúnem todos online são para a discussão de temas sobre gestão. O objetivo é antecipar discussões importantes sobre o processo de construção dos negócios e que são comuns a todas as iniciativas, abordando temas que acompanham também a curva de desenvolvimento do negócio:  produtos e serviços, gestão e formalização.

Com a mentoria, os empreendimentos recebem um acompanhamento individual com um mentor empreendedor especialista. A partir da troca de experiências e ideias, o mentor auxilia os grupos no desenvolvimento de suas competências empreendedoras, além de mostrar caminhos e alternativas para as ações e dúvidas pontuais.

Para Marina Egg, coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora, a diferença na etapa de incubação deste ano é o aprofundamento em aspectos de desenvolvimento dentro do formato de Startup. “Com a empresa “Ideia no Ar” como parceira, nós reformulamos alguns passos de apoio do programa dentro do formato de validação de uma Startup, o que era uma preocupação do projeto, já que todos os empreendimentos atuam com tecnologia, e isso exige uma linguagem específica para que se desenvolvam dentro deste cenário”, fala Marina.

Conheça mais sobre o Programa Pense Grande

Jovens empreendedores podem ter suas iniciativas de impacto social e tecnologia digital incubadas

Em parceria inédita, Aliança Empreendedora e Fundação Telefônica Vivo apoiam jovens empreendedores por meio de incubação de projetos com tecnologia

Deixe um Comentário