Skip to main content

Você sabia que a Aliança Empreendedora vem ofertando a mentoria para microempreendedores desde 2013 e que em 2020 foi lançada a plataforma online batizada de ‘Guru de Negócios’ para atender não só o público da Aliança Empreendedora, como também todo e qualquer microempreendedor brasileiro?

A mentoria é um processo de troca de experiências e foi desenvolvida para oferecer um suporte personalizado a quem está empreendendo como uma forma de potencializar o negócio dessa pessoa. Quem mentora tem o papel de: dar apoio, ajudar, motivar e inspirar  o empreendedor, explorar as oportunidades de negócio, identificar o potencial de crescimento, conseguir estabelecer metas, entre outras coisas.

A história da mentoria na Aliança Empreendedora é de longa data, começa em 2013 com a entrada para a rede da YBI (Youth Business International) que apoia jovens em todo o mundo para fomentar o crescimento de seus negócios através de treinamento, mentoria e acesso a crédito. Desde então, a mentoria vinha fazendo parte da jornada de somente alguns empreendedores de projetos, como, prêmio academia Assai, Parceiros em Ação e Geração Empreendedora. Mas em 2020 isso muda: a primeira plataforma de mentoria gratuita voltada para pequenos negócios é lançada, o Guru de Negócios!

Em fevereiro de 2020 entra no ar o Guru de Negócios, que oferece uma troca de experiências com mentores que possuem vasta experiência no mercado de trabalho e de diversas áreas ligadas ao dia a dia do negócio de quem empreende como, gestão financeira, vendas, marketing, comunicação, gestão de equipes, entre outros. ​

Com uma proposta simples, a plataforma permite que o empreendedor tenha uma mentoria de até 6 meses gratuita para o seu negócio. A plataforma trabalha com combinações que se adequam as necessidades do empreendedor. No cadastro, o empreendedor poderá incluir suas preferências, habilidades e moldar seu perfil de forma que o Guru de Negócios possa lhe indicar os mentores que mais adequam a partir da sua experiência e conhecimento.

Desde enão a plataforma  já recebeu o cadastro de mais de 1500 pessoas interessadas em receber mentoria. Ao longo desses anos, já foram recebidos 965 mentores dispostos a doar seus conhecimentos e experiências para ajudar um pequeno negócio. Além disso, a plataforma conta com parcerias com o Itaú-Unibanco, Santander, Accenture, Renner, e Mastercard para mobilizar funcionários a se tornarem mentores. 

Mas porque o Guru de Negócios faz tanto sucesso? Está claro que a mentoria faz a diferença na vida do empreendedor. E como se sabe disso? Em 2020 a Aliança Empreendedora realizou uma avaliação de impacto com empreendedores que passaram por capacitações e p e constatou-se que aqueles que receberam mentoria obtiveram melhores resultados de faturamento daqueles que não tiveram esse acesso. A pesquisa é repetida em 2021 e um novo dado demonstra que empreendedores que participaram do processo de mentoria tendem a desenvolver mais habilidades para gerir seus negócios. O que explica porque o programa  já acumula 9 anos de existência.

Quer conhecer mais sobre o Guru de Negócios? Acesse www.gurudnegocios.org.br, o cadastro para empreendedores e mentores estão disponíveis! 

 

Entenda como estratégias de voluntariado corporativo podem fortaceler o impacto social da sua Empresa, e converse com o nosso time para impactar a vida de microempreendedores: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/captacao

Join the discussion 4 Comments

Deixe um Comentário