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Como posso começar um Negócio Social?

By 12 de janeiro de 2011novembro 5th, 2014No Comments

Mudar o mundo e ainda ganhar dinheiro com isso com certeza é uma proposta tentadora para qualquer jovem que acaba de se formar, executivo ou milionário que sente uma certa culpa, ou anda desiludido com seu trabalho ou o que vê ao seu redor.

A idéia de um modelo híbrido, que aproveite o melhor dos modelos das empresas e das ONGs (Organizações não-governamentais), seja inovador, gere alto impacto social positivo e seja rentável e auto sustentável financeiramente, parece ser a solução para todos os problemas crônicos; tanto do setor social como das empresas, sendo tido como a “bola da vez” do setor social no mundo. O modelo é reforçado com o prêmio Nobel de Muhammad Yunus, centenas de eventos, prêmios, livros e artigos de gurus dos negócios ao redor do mundo sobre o tema.

Mesmo com todo o ”hype” em torno do tema, o setor e conceito ainda são novos e há poucos exemplos de negócios sociais lucrativos ou que tenham obtido alto impacto social no mundo, o que ao mesmo tempo é um desafio e também uma oportunidade de começar antes e sair na frente. Para isso, temos de refletir e nos perguntar, “o que fazer para começar e tornar um negócio social bem sucedido?”.

Para apoiar os empreendedores que querem fazer de “mudar o mundo” o seu negócio, listamos abaixo algumas dicas e perguntas a serem respondidas como guia nesta jornada:

1) Lembre-se que fazer um negócio ou iniciativa social tradicional dar certo já é bastante difícil. Portanto, esteja preparado para ser paciente, persistente, estudar muito os modelos existentes e estar disposto a ouvir, conhecer e aprender sempre. O início não será fácil nem o sucesso rápido.
2) Saiba que um negócio social tem que gerar lucro e ser rentável na mesma proporção e grau de importância que tem de beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas, o que não é nada fácil nem simples, pois é necessário que o empreendedor tenha, simultaneamente, visão de negócio e alma de empreendedor social.
3) Lembre-se que seu cliente é também seu beneficiado e que, muitas vezes, estas pessoas têm pouca renda, mas muito talento, sonhos e expectativas, assim como têm histórico de falta de acesso básico a saúde, educação e direitos básicos. Assim, esteja preparado para não frustrar, gerar pré-conceitos nem subestimar este público.
4) Você não irá conceber um modelo transformador e inovador de sua sala de estar ou escritório. Por isso, não fique eternamente planejando. Vá para a rua e comece! O aprendizado que vem da experiência prática e dos erros e acertos em “pleno vôo” é muito mais sólido e traz os ajustes e aperfeiçoamentos necessários, com possibilidade de inovação do seu modelo. Tenha e valorize tanto o planejamento como “fazejamento” em igual proporção.
5) Seja um verdadeiro detetive ou cientista do seu negócio social. Ou seja, observe muito e sem parar, mas, ao invés de ser um cientista ou detetive que apenas observa “de fora”, coloque a mão na massa e interaja com as pessoas, conheça seus nomes, seu comportamento, seus sonhos, demandas, interesses e potencialidades. Construa junto e COM as pessoas e não PARA.
6) Lembre-se que um negócio social é um negócio. E que um negócio tem de ser viável para existir e continuar. Como todo negócio, ele tem desafios de custos, preços, marketing, distribuição, recrutamento e seleção de pessoas. Portanto, faça um Plano de Negócios para seu empreendimento social. Só que, em vez de um Plano de Negócios tradicional como os que já existem no mercado, acrescente em todos os pontos a pergunta “Como isso pode ser inclusivo e beneficiar pessoas?”. Ou seja, como incluo e beneficio pessoas na cadeia de produção? E na distribuição dos produtos e serviços que vou oferecer?  Que comunicação, preço e formas de pagamento são mais adequados a este público de acordo com sua a realidade e costumes?
7) Busque apoio e não faça sozinho. Existem em todo o mundo pessoas, universidades, organizações de apoio e investidores interessados em FAZER JUNTO. Como exemplo, podemos citar a Artemísia, Ashoka, Fundação AVINA, BID e centenas de outros. Como achá-los? Digite “negócios sociais”, “empresas sociais”, “social business” ou “inclusive business” no Google e você irá se surpreender com a quantidade de cases de sucesso, artigos, organizações e gente querendo que você dê o próximo passo e comece esta jornada!
Você tem alguma dica, idéia ou exemplos para contribuir e compartilhar? Excelente! Compartilhe conosco e contribua para que cada vez mais empreendedores iniciem negócios que contribuam para a redução de desigualdades e com objetivo de mundo melhor!

Rodrigo de Méllo Brito, empreendedor social e co-fundador e diretor executivo da Aliança Empreendedora.

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