Skip to main content

Sabor caseiro aliado à busca por conhecimento impulsionam o restaurante de Altina Oliveira, que planeja ampliar o negócio com novos produtos 

Altina Oliveira é empreendedora em uma pequena cidade chamada Congo, que se localiza no interior da Paraíba e tem cerca de 6 mil habitantes. Ela criou a Cantina da Altina, um restaurante que possui ponto físico no Mercado Público local e também realiza entregas por encomenda. O negócio, que nasceu com poucos recursos, está em fase de crescimento e representa a realização de um sonho. “Quando estou cozinhando, minha mente se acalma e me sinto em outro mundo. É um momento mágico”, conta Altina. 

Antes de empreender, Altina foi professora por oito anos. Mas desde jovem, já gerava renda com a gastronomia: ela vendia lanches e bolos para pagar a faculdade. Foi depois de enfrentar a perda do marido, em 2021, que ela apostou de vez na área para sustentar os três filhos. “Recebi um convite da Secretaria de Cultura para vender tapioca e cuscuz no Mercado Público. Comecei com uma mesa improvisada e precisei até emprestar garrafa térmica, porque a minha estava quebrada. Então, fui com a cara e a coragem”, lembra. 

Com o crescimento do negócio, ela conquistou um ponto fixo há um ano — por coincidência, no mesmo espaço em que a mãe trabalhou por muito tempo. O restaurante abre duas vezes por semana: sexta-feira e sábado, servindo café da manhã, almoço e lanches à tarde. Em outros dias, Altina faz entregas de encomendas que incluem sanduíches, bolos e outros produtos, sempre com sabor caseiro. O próximo passo de expansão é inovar oferecendo marmitas congeladas, algo inédito na cidade. 

Crescimento e conquistas 

Com uma visão de futuro, Altina sempre busca conhecimento para se aperfeiçoar. Em 2025, ela participou do Missão Empreendedora, projeto realizado pela ONG Aliança Empreendedora em parceria com a Pluxee. A iniciativa oferece qualificação para impulsionar mulheres que atuam no ramo da alimentação. O foco é contribuir para que elas desenvolvam novas habilidades e consigam fomentar a prosperidade dos negócios. 

O programa é dividido em três etapas: a primeira inclui capacitações por meio de vídeos e conteúdos na plataforma Tamo Junto; a segunda conta com formações via WhatsApp e mentorias coletivas; e ao final são selecionadas dez Empreendedoras Destaque, que recebem um investimento de R$ 3 mil para aplicar no negócio. Altina foi uma das mulheres que se destacaram e pretende usar o valor para comprar um novo freezer, fundamental para iniciar a produção das marmitas congeladas. 

Agora, ela está elaborando a ampliação do cardápio e colocando em prática outros aprendizados. Os principais focos são: gestão financeira, conservação dos alimentos e marketing para plataformas digitais como WhatsApp e Instagram. “Foi uma experiência incrível! Às vezes, me sentia muito sozinha enquanto empreendedora, e receber esse apoio foi fantástico! É uma virada de chave grande”, comemora. 

A empreendedora também ressalta a importância de apoiar pequenos negócios em cidades menores, fora dos grandes centros. “Eu virei uma referência aqui na região. E faço parte da Rede Vida Mulher, incentivando que elas participem de capacitações e percebam que não são concorrentes. Com o meu exemplo, outras mulheres também estão acreditando que podem crescer e fazer dar certo. Tenho muito orgulho de tudo isso!”, comenta Altina. 

Deixe um Comentário