Skip to main content
As "Marias da Terra" com parte da equipe da Aliança Empreendedora, durante a capacitação em Curitiba

As "Marias da Terra" com parte da equipe da Aliança Empreendedora, durante a capacitação em Curitiba

A AMA (Associação de Mulheres Agroecológicas), da região agrícola de Vergel em Mogi Mirim, cidade do interior do estado de São Paulo a cerca de 200 km da capital, esteve no último Mandando Bem, quadro do programa Caldeirão do Huck que conta com a consultoria da Aliança Empreendedora, e foi ao ar no último sábado dia 18.

A AMA é um grupo formado por cinco mulheres: Maria Ileide Teixeira (57 anos), Roseli Teixeira Rosa (51 anos), Irani Aparecida Souza Cardoso (34 anos), Eunice Fátima Ferreira (54 anos) e Franceli Aparecida Sousa Ferreira (35 anos), e sua história começa no dia 12 de outubro de 1997, quando 250 famílias chegaram a um assentamento do Movimento Sem Terra na região agrícola de Vergel, em Mogi Mirim-SP. Ileide conta que todas essas famílias chegaram a terra e, instaladas em barracos de lona, precisaram se conhecer e se organizar rapidamente em grupos para atender as necessidades dessa comunidade que estava se formando. A necessidade mais urgente era a alimentação, pois algumas famílias tinham comida, outras não, e tudo o que tinha de alimento era dividido entre todo mundo e priorizando as crianças, de onde surgiu uma cozinha comunitária liderada por Dona Ileide, para alimentar todas as famílias. Um ano depois, foi concedido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) terra a 101 daquelas famílias, e cada uma delas foi para seu lote.

Trabalhar na terra era o que Ileide e as mulheres da AMA queriam, mas até que isso se tornasse a fonte de alimentação e sustento, essas mulheres passaram por diversas fases, desde a venda de madeira caída da região, produção de marmitas para os funcionários das madeireiras dos arredores e a construção de uma pousada para hospedar os estudantes e madeireiros que passavam frequentemente por lá. Quando a pousada parou de gerar renda, elas se voltaram para a terra, mas se depararam com uma terra seca, ácida, praticamente improdutiva, conta Ileide. Nesse momento, as mulheres conheceram uma agrônoma que as assessorou a plantar com as técnicas da produção orgânica, e em 3 meses a terra começou a responder.

A AMA então começou a produzir mandioca e beneficiá-la, em forma de biscoitos vendidos em uma feira da região, depois farinha de mandioca, e ainda diversificou e começou a plantar e beneficiar outros produtos, como a banana e a mandioca chips. Com uma série de produtos de qualidade, a AMA começou a participar de feiras e eventos em universidades, levando os quitutes e legumes orgânicos para serem conhecidos por muitas pessoas. Com uma demanda de clientes enorme, o desafio passou a ser como melhorar a cozinha e conseguir um meio de transporte para levar os produtos aos clientes, pois elas só possuíam um carro muito velho que não estava mais suportando as viagens.

As mulheres resolveram então, incentivadas por parceiros, enviar um projeto ao Catarse (www.catarse.me), maior site de financiamento colaborativo do Brasil, com o objetivo de conseguir o dinheiro para comprar uma Kombi. Foi nesse momento que a equipe do Mandando Bem e do Caldeirão do Huck encontrou essas mulheres para apoiá-las.

Durante uma semana, Ileide, Roseli, Irani e Eunice receberam capacitação da equipe de consultores da Aliança Empreendedora para que elas conseguissem transformar o que já produziam em uma marca respeitada de alimentos e produtos orgânicos. Na sede da Aliança Empreendedora em Curitiba, elas trabalharam em equipe assuntos de gestão de negócios e empreendedorismo. “De todas as capacitações que fizemos, aqui na Aliança foi onde pudemos ver que os conhecimentos se encaixam em nossa realidade, de uma forma mais simples e direta”, contou Eunice.

A AMA possui agora a marca “Marias da Terra”, e além disso, receberam do Caldeirão do Huck uma Kombi nova e e equipamentos de cozinha, a reforma da cozinha de onde produzem em Mogi Mirim, maquinas agrícolas e tratores para que elas possam aumentar a produção, e, além disso, um “ônibus-feira” para que elas possam levar seus produtos para vender em Mogi Mirim e região. O site das “Marias da Terra” já está no ar: http://www.mariasdaterra.com.br/, e quem perdeu o Mandando Bem pode assistir ele na íntegra no próprio site do quadro do Caldeirão do Huck: http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/mandando-bem/.

Para ver o projeto que elas enviaram ao Catarse, acesse: http://catarse.me/pt/kombidaama

Join the discussion One Comment

  • Marcos disse:

    Parabéns,
    O Brasil dos brasileiros e repleto de pessoas do bem que estão só aguardando oportunidades de conquistar seus sonhos.
    Marias, Pedros, Joãos e todos nós temos sonhos. Acreditar e correr a frente e agradece a Deus todos os dias pela vida das pessoas de BEM.
    Deus os abençoe.

Deixe um Comentário