Skip to main content

Na última quinta-feira dia 31/01, a Coordenadora da filial de São Paulo da Aliança Empreendediora, Cristina Filizzola, ministrou uma oficina na Campus Party, uma parceria da Aliança Empreendedora com a Fundação Telefônica. Confira a matéria publicada no blog da Fundação:

“Cristina Fillizola e o pessoal da Aliança Empreendedora, uma Organização Social que, com suas metodologias organizadas de capacitação, incentiva e apoia o empreendedorismo junto a públicos e comunidades de baixa renda, sacudiram o Espaço Telefônica Vivo na manhã do quarto dia da maratona Campus Party 2013!

A oficina ministrada por Fillizola apresentou a Canvas, uma ferramenta que facilita na organização das ideias na hora de dar o pontapé inicial em um projeto. A metodologia segue a linha da Effectuation, uma forma de pensar que acredita no aprenda fazendo com tentativa e erro para crescer e ter um comportamento empreendedor desde o começo, ao invés de iniciar com um plano de negócios fechado.

Canvas

O exercício consistia em estruturar uma ideia de negócio trazida pelo público no esquema do Canvas, que possui nove “telas“ com fases de organização, que incentivam o novo empreendedor a viabilizar sua ideia de traz pra frente. São elas:

1 – Segmento de clientes: descubra a estrutura do seu público para defini-la.

2 – Proposta de valor: pense em um valor para oferecer ao cliente.

3 – Canais: defina como levar o produto ao cliente; divulgação.

4 – Relacionamento: imagine um canal direto para lidar com o cliente, qual seria?

5 – Fonte de renda:  estruture seus custos.

6 – Recursos principais: liste o que você vai precisar; infraestrutura.

7 – Atividades principais: visualize quais serão as atividades no trabalho.

8 – Parcerias: pesquise quem vai poder somar com o negócio.

9 – Estrutura de custo: calcule seu preço.

Feito isso com cuidado, mão na massa! O próximo passo é pôr em prática o que se estabeleceu.

Faça o exercício do Canvas e aproveite para inscrever a sua ideia no #desafioFT fundacaotelefonica.org.br/transforme

Fonte: http://blog.tecnologiasquetransformam.org.br/2013/01/31/alianca-empreendedora-mostra-como-se-da-o-pontape-inicial-nos-projetos/

Join the discussion One Comment

  • Irina disse:

    Prezada BeatrizQuem tem que saber e ter pleno domednio sobre a situae7e3o tribute1ria da epesmra e9 o dono do negf3cio. O contador ele presta um servie7o de contabilidade em cima dos dados fornecidos pelo emprese1rio.Saber se a epesmra deve ou ne3o para o INSS, Receita Federal, FGTS, etc isso deve fazer parte da geste3o do negf3cio no dia-a-dia. Afinal, e9 o emprese1rio que responde juridicamente por estes atrasos.SucessoMundo Sebrae

Deixe um Comentário