Skip to main content
Thomas Sorrentino da Ashoka, Alexandra Meira da Aliança Empreendedora, Paulo Boneff da Gerdau e Yukoh Satake do Grameen Yukiguni Maitake no World Forum Lille.

Thomas Sorrentino da Ashoka, Alexandra Meira da Aliança Empreendedora, Paulo Boneff da Gerdau e Yukoh Satake do Grameen Yukiguni Maitake no World Forum Lille.

Entre os dias 14 e 16 de novembro, aconteceu na cidade de Lille, na França, a 6° edição do World Fórum Lille. Mais de 5200 pessoas participaram de 3 dias de apresentações, debates e espaços abertos para discussões em torno do do papel de cada organização e cada pessoa para um desenvolvimento econômico prático e sustentável.

Ficou claro no Fórum que discutir é importante, mas melhor ainda é fazer a prática. O tema escolhido para este ano foi Economia Responsável e as atividades giraram em torno das boas práticas adotadas por empresas privadas, governos e organizações sociais sempre focando o fato de empresas responsáveis serem sim empresas rentáveis.

A Aliança Empreendedora foi convidada para apresentar um de seus projetos de Negócios Inclusivos e escolhemos o Reciclagem Inclusiva, projeto realizado em parceria com a Gerdau e a GIZ. Levamos este exemplo como uma forma concreta de transformação do compromisso da responsabilidade social corporativa e de inclusão da base da pirâmide na economia formal.

O projeto atua em 9 cidades brasileiras e beneficia até agora 201 catadores diretamente, incluindo suas associações e cooperativas na cadeia produtiva da Gerdau de forma sustentável.  O projeto aprimora os processos de gestão, produção e comercialização das organizações de catadores de materiais recicláveis dentro da cadeia produtiva e de valor da Gerdau em todo o território nacional.

Deixe um Comentário