Skip to main content

Projeto ajudou o grupo de catadores a se formalizar no ano passado e agora pretende melhorar a gestão e as condições de trabalho da cooperativa

A segunda edição do projeto que resultou da parceria entre Aliança Empreendedora e a EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com o apoio do Instituto EDP, irá continuar o trabalho desenvolvido no ano passado com a cooperativa de catadores de materiais recicláveis Recicla Mais, da cidade de Aparecida (SP). Depois de, no ano passado, ajudar o grupo a se organizar e se formalizar, garantindo o apoio da prefeitura e a filiação à rede Catavale, este ano 10 cooperados devem receber treinamento em gestão.

O objetivo é trabalhar questões já identificadas em 2013 para melhorar as condições de trabalho na cooperativa. Segundo os assessores do projeto na Aliança Empreendedora, organização do espaço de trabalho, gestão financeira, segurança do trabalho e a eficácia do regimento interno são alguns dos pontos que ainda podem ser aprimorados este ano. Os principais focos e prioridades, porém, serão decididos em reunião com o grupo.

Além disso, a Aliança pretendeajudar a Recicla Mais a superar novos obstáculos, decorrentes do próprio avanço obtido no ano passado. Depois da filiação à Catavale, que reúne as cooperativas de reciclagem do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, a Recicla Mais recebeu a doação de um caminhão para facilitar tanto a coleta quanto a venda dos materiais recicláveis. Contudo, nenhum dos catadores possui carteira de motorista e agora o grupo precisa resolver este impasse.

Sobre o projeto

O Aliança EDP de Empreendedorismo Comunitário tem foco no desenvolvimento de bairros e comunidade, por meio do apoio a microempreendedores e grupos produtivos. Em 2013, ele foi realizado nos municípios de Aparecida e Guarulhos, ambos no estado de São Paulo. Para 2014, o objetivo é de expansão e maior disseminação da cultura empreendedora, por isso, além da manutenção do projeto na cidade de Aparecida, serão atendidos os municípios de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. A meta é atender 80 beneficiados diretos, durante doze meses. O projeto visa desenvolver atividades de EcoEficiência, que tem como objetivo conscientizar e melhorar a eficiência dos empreendedores no consumo dos recursos naturais e renováveis e aumentar o Índice de Inclusão Empreendedora, que consiste do desenvolvimento de ações, comportamentos, atitudes, conhecimento e construção de rede por parte do empreendedor.

Instituto EDP

Desde sua criação, em 2007, o Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações de Responsabilidade Social do Grupo EDP, já atendeu diretamente cerca de 270 mil pessoas em programas voltados para crianças, jovens e adultos de comunidades onde atuam as empresas do Grupo. Só em 2013, foram beneficiadas mais de 80 mil pessoas em todo o País por meio de projetos socioculturais e educacionais.

Atualmente, o IEDP atua em 10 Estados do País: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte. As atividades apoiadas se concentram em dois eixos estratégicos: Educação & Desenvolvimento Local e Cultura & Esporte.

Deixe um Comentário