Skip to main content

Saiba como foi a participação do projeto que levou capacitação presencial e gratuita para pessoas que querem empreender ou já estão com seus negócios

Ao receber o convite para participar da Virada Sustentável em Manaus, Amazonas, o projeto Academia Assaí Bons Negócios – desenvolvido pelo Assaí Atacadista e Instituto GPA em parceria com a Aliança Empreendedora – chegou a um público inédito para o projeto: refugiados venezuelanos.

Levar formação empreendedora a esse público, mostrando que empreender pode ser uma saída temporária para momentos de crise, ou mesmo se tornar permanente, representou um desafio e tanto para a Aliança Empreendedora, que usou a metodologia Cineclube para proporcionar formações de duas horas sobre o tema.

academia assai em manaus 8

A coordenação da Virada Sustentável fez a ponte entre a Aliança Empreendedora e a ACNUR, a agência da ONU para refugiados que vem realizando um trabalho intenso na região norte por conta do grande número de venezuelanos nessa situação. Dessa parceria surgiu a proposta de formatar a formação pensando também nesse público e no contato deles com outros empreendedores de Manaus.

Foram quatro turmas, duas por dia, reunindo 35 pessoas no total, das quais cinco eram brasileiras. A ACNUR fez uma chamada junto aos refugiados e conseguiu atrair esse público para a formação empreendedora. Duas facilitadoras da Aliança conduziram o processo, uma delas colombiana, com experiência em trabalhos com imigrantes e refugiados em Boa Vista, capital do estado de Roraima. Além de oferecer ferramentas que poderão apoiar os refugiados nesse momento específico, a atividade conseguiu atingir o objetivo de  promover integração entre venezuelanos e brasileiros que participaram do processo.

academia assai em manaus 10

O projeto Academia Assaí Bons Negócios é uma iniciativa do Assaí Atacadista, por meio do Instituto GPA, braço social do grupo, que busca desenvolver e fortalecer as competências empreendedoras e de gestão de micro e pequenos negócios do setor alimentício. Proporciona soluções e formações gratuitas específicas para boleiros, salgadeiros, dogueiros, donos de pequenos mercados, pizzarias, pastelarias, dentre outros.

A Aliança Empreendedora executa toda a formação e atua em três frentes: cursos presenciais de uma semana, que ampliam o alcance da Academia a micro e pequenos empreendedores sem facilidade de acesso à internet; o prêmio Academia Assaí, que reconhece, capacita e premia microempreendedores do setor de alimentos que vendem por encomendas, têm ponto fixo ou são vendedores ambulantes de todo o Brasil; e a plataforma online Academia Assaí Bons Negócios, que concentra todos os vídeos para formação online, com conteúdo produzido pela Aliança. Já são 21 videoaulas disponibilizadas na plataforma, sobre diferentes temas de conteúdo empreendedor.  Todo o processo de apoio é gratuito para os empreendedores participantes. Para saber mais, acesse: http://www.academiaassai.com.br/

Deixe um Comentário