Skip to main content

Celebrar os 10 anos de aniversário do Tamo Junto, nossa multiplataforma de conteúdos gratuitos e digitais para o microempreendedor, significa revisitar uma máquina do tempo no digital, em que tudo acontece muito rápido, e onde vivemos cada uma das fases da inovação tecnológica. Assim como muitos criadores de conteúdo, podemos brincar juntos com a ideia de que “quando começamos o Tamo Junto, era tudo mato”.  

Em 2014, o uso de smartphones estava atravessando uma de suas primeiras ondas de expansão no país, com o mercado de celulares se tornando mais democrático, e logo, mais conectado às necessidades dos microempreendedores. Até essa data, a atuação da Aliança Empreendedora no apoio ao microempreendedor acontecia apenas off-line com capacitações presenciais em diferentes cidades do Brasil. Porém, em um país com dimensão continental, chegar mais perto do público que mais precisava de apoio era um desafio e uma enorme vontade. 

Além disso, tínhamos um outro grande incentivo: o pedido de apoio de microempreendedores do Brasil todo. Isso aconteceu porque tínhamos uma parceria com o quadro “Mandando Bem”, do programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo. Nesse quadro, a equipe do Caldeirão selecionava um microempreendedor brasileiro e oferecia a reforma do negócio, e nós da Aliança Empreendedora oferecíamos um intensivo de capacitação para esse empreendedor. Para apoiá-lo a gerir o negócio depois da reforma. Com essa parceria, milhões de empreendedores no Brasil todo souberam do nosso trabalho, e nossas caixa de emails ficaram cheias, e os telefones não paravam de tocar com pessoas pedindo o nosso apoio nas épocas que o programa ia ao ar. 

Ao juntar o nosso sonho de chegar no Brasil todo de forma eficiente, com a necessidade dos empreendedores, conseguimos o nosso primeiro apoio de um parceiro para criar o Tamo Junto. “Quando estávamos criando o Tamo Junto, tínhamos o desafio enorme de transformar uma experiência de ensino presencial, que era tão rica e importante para a nossa forma de capacitar pessoas, em um vídeo de conteúdo ou um curso com vários vídeos, e acredito que conseguimos fazer isso com sucesso, focando em criar um conteúdo que não só ensina, mas entretém, gera interesse. Se for chato, se parecer uma aula formal, as pessoas perdem o interesse. O Tamo Junto não é chato e é pensado a partir das necessidades de quem precisa daquele conhecimento, das vivências daquela pessoa. A equipe da Aliança Empreendedora é especialista no microempreendedor brasileiro, e sabe transformar isso em conteúdo de qualidade.”, detalha Luísa Bonin, hoje membro do Conselho da Aliança Empreendedora e uma das fundadoras do Tamo Junto na Aliança Empreendedora. Atualmente, o Tamo Junto conta com uma rede de conteúdos distribuídos em uma plataforma digital, no YouTube, Instagram, além de comunidades no Facebook e Whatsapp. Na plataforma, são mais de 260 mil pessoas cadastradas para acessar os cursos e conteúdos, destes, quase 30 mil pessoas se cadastraram só em 2024. Todas as pessoas cadastradas tem acesso gratuito a mais  de 20 cursos com certificação, materiais de apoio (e-books, planilhas, acesso a aplicativos, artigos e vídeos complementares), artigos, tutoriais, e ainda a mentoria diretamente conectada ao Guru de Negócios. 

Com esses resultados, Helena Casanovas Vieira, cofundadora da Aliança Empreendedora e Líder de Projetos do Tamo Junto celebra com a equipe as conquistas do Tamo Junto. “Apenas em 2024 nós vamos somar cinco novos cursos online 100% gratuitos, e duas trilhas de conhecimento, que combinam diferentes cursos e materiais focados em apoiar um público em específico – como mulheres ou jovens que querem empreender. Todos os conteúdos são preparados com muito cuidado considerando nossas bases teóricas e nossa missão de apoiar microempreendedores em situação de vulnerabilidade”. 

Legado construído para o presente 

Democratizar o acesso a conhecimento e fortalecer pequenos empreendedores do Brasil em situação de vulnerabilidade, com soluções digitais e inovadoras, é o propósito que orienta as ações do Tamo Junto desde sua fundação. 

E ao longo desses dez anos essa essência permeou as parcerias de impacto do Programa e da Aliança Empreendedora, e hoje integra em algum nível, a estratégia da organização de todos os seus Programas – Guru de Negócios, Moda Justa Sustentável e Empreender 360. “Para nós, é fundamental conectar a potencial do microempreendedor e de tantos parceiros que querem apoiar esse público. Existem muitas iniciativas incríveis no mercado, e sabemos que o Tamo Junto, com a maturidade que temos enquanto solução digital, colabora de forma significativa tanto para o legado de outras organizações, quanto para a sustentabilidade dos pequenos negócios”, explica Helena. 

A Geise Oliveira, empreendedora recentemente apoiada pelo Tamo Junto por meio do projeto Empreenda Jovem, destaca o impacto do Tamo Junto em sua trajetória como empreendedora. “Foi a partir dos conteúdos da plataforma que comecei a enxergar meu negócio com pé no chão e vi sua viabilidade! Hoje, participando de um projeto incrível vejo que posso impactar positivamente minha região mais do que imaginei”, celebra Geise. 

Atualmente o Tamo Junto contribui com o microempreendedor indo além dos cursos e certificações: é uma rede de conhecimento e oportunidades que tem como intuito, fortalecer a jornada das pessoas que querem empreender, ou já empreendem. 

Com isso o Programa se dedica desde a criação de cursos exclusivos, como o “Superpoderes da Tecnologia”, ou ainda “Como ter tempo para você e o seu negócio”, focado na saúde mental de mulheres empreendedoras, a até mesmo a conexão com parceiros e oportunidades qualificadas para a base de microempreendedores. Nesse sentido, conta com uma rede poderosa de parceiros como o Ceará Credi, e ainda a rede de Embaixadoras, que como lideranças locais destacam as oportunidades do Tamo Junto em suas comunidades. 

Além do alcance, a qualidade do conteúdo é traduzida pelo engajamento da plataforma. Em média são 15 mil acessos mensais únicos, e uma taxa de finalização dos cursos em 35%. Ou seja, parte significativa dos inscritos dos cursos concluem a capacitação e emitem o certificado. Para se ter uma ideia, a média do mercado de conclusão de cursos online é entre 5 e 15%.  

Tais resultados foram reconhecidos em premiações como o Solve MIT – em 2020 o Tamo Junto recebeu destaque e conquistou quatro prêmios no processo -, e foi um dos finalistas em 2019 do Prêmio Global Citizen. 

Atualmente, o Tamo Junto conta com os parceiros institucionais Instituto Heineken e Instituto Localiza, que apoiam e financiam diretamente o desenvolvimento do Programa ao longo do ano. “Por meio desses parceiros viabilizamos um trabalho consistente com o microempreendedor de vulnerabilidade de forma online. São organizações que acreditam nessa potência da economia, e se conectam com a causa da inclusão produtiva, confiando no que fazemos e entregamos na ponta como solução de impacto”, explica Helena Casanovas. 

Conquistas que embalaram 10 anos 

Com um modelo de atuação digital, o Tamo Junto transitou por importantes adaptações que trouxeram aprendizado e maturidade para a plataforma, contribuindo para um modelo inovador de apoio a microempreendedores em situação de vulnerabilidade. Podemos destacar algumas das conquistas que embalaram os resultados nos últimos dez anos, sendo elas: 

– Lançamento do da versão 2.0 do Tamo Junto e do primeiro curso: o primeiro curso lançado foi “Empreender Modo On”, em 2016 que segue online e disponível até hoje, e já passou por mais de 10 versões diferentes, com o objetivo de trazer o conteúdo mais atualizado ao empreendedores. Antes do lançamento desse curso, o Tamo Junto estava em sua versão beta, que possuía apenas vídeos e conteúdos sobre temas específicos, sem necessariamente fazer parte de uma trilha de conhecimento. Era um grande menu de conteúdo. 

– Premiação Solve MIT: Em 2020, a plataforma Tamo Junto foi reconhecida e premiada em quatro categorias do Solve’s Global Challenges, do Massachusetts Institute of Technology, sendo elas: MIT Solve 2020; The Gulbenkian Award for Adult Literacy; The Experian Prize for Financial Health Innovation; The GM Prize on Good Jobs and Inclusive Entrepreneurship. 

– Prêmio Tamo Junto para Microempreendedores: ainda vivendo os impactos provocados pela pandemia de COVID-19, o Tamo Junto identificou com organizações parceiras o potencial em se apoiar o público de microempreendedores em uma jornada de premiação, que contemplou capacitação online, aceleração online com turmas específicas, e premiação final com investimento para o empreendedor aplicar no negócio. 

– Expansão da plataforma – Portugal e público de imigrantes: entendendo as necessidades do microempreendedor imigrante, lançamos o Estamos Juntos, que é a plataforma adaptada ao espanhol, para apoiar migrantes da América Latina que empreendem no Brasil; e em 2021, com o apoio da Fundação Gulbenkian, através do Gulbenkian Award for Adult Literacy, criamos o Tamo Junto Portugal, que capacita migrantes brasileiros e dos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa) que empreenderem ou desejam começar a empreender em Portugal. 

– Inovação tecnológica: implementamos novas funcionalidades conectadas a uma revisão tecnológica profunda da plataforma, que propiciaram uma jornada de usuário mais completa e integrada para o microempreendedor. O lançamento oficial aconteceu no início de 2024, e desde lá, melhorias têm sido implementadas para fortalecer ainda mais o microempreendedor: trilhas de conhecimento específico, jornada gameficada, recompensas, mentoria integrada. 

– Celebração online e offline com lideranças voluntárias: com o apoio de lideranças do Programa Embaixadores, do Programa E360, o Tamo Junto tem realizado ativações focadas em diferentes comunidades em ações específicas. Um exemplo disso foi o lançamento do Curso Usando o seu Celular com Facilidade, que integrou o calendário de aniversário do Tamo Junto no mês de novembro, e que além de uma Live em formato de aula ao vivo, reuniu 09 polos presenciais com Embaixadoras mobilizando pessoas offline nas seguintes cidades: Chuvisca (RS), Pelotas (RS), Santíssimo (RJ), Faxinal do Soturno (RS), Campo Grande (MS), Salinópolis (PA), Minas Gerais (MG), Triunfo (PB), Jaguaripe (BA).  Além do conteúdo, cada polo integrou programação da Live, participando da celebração de 10 anos do Tamo Junto. 

Uma visão para a próxima década 

Chegar ao marco dos 10 anos é inspirador para toda a equipe, parceiros e pessoas que contribuíram com essa jornada. Um sentimento de orgulho que vai além do que já foi realizado, e ajuda a projetar os sonhos que ainda vivem e acontecem com o Tamo Junto. 

“Nós buscamos um futuro que estejamos cada vez mais ao lado do microempreendedor. Com conteúdo qualificado, 100% gratuito e na palma da mão. Entre os vários desafios de se empreender, conhecimento qualificado é uma barreira, principalmente para públicos como mulheres, jovens, pessoas negras e indígenas, entre outros recortes que além dos desafios habituais do empreendedorismo, enfrenta questões estruturais. Como o próprio acesso a crédito’, enfatiza Helena ao refletir sobre os próximos passos. 

Como futuro, o Tamo Junto segue na expansão e alcance da plataforma por mais pessoas, com uma tecnologia robusta integrando a totalidade de jornadas do microempreendedor apoiado, e com parcerias consistentes, conectadas a inclusão produtiva para uma economia mais justa e digna, com a inovação digital sendo estímulo da mudança. 

Acesse o conheça mais o Tamo Junto em: tamojunto.org.br, ou ainda no Instagram, ou na Comunidade do WhatsApp. 

 

Leave a Reply