Nos últimos dois anos o Tamo Junto se conectou com 50 mil novos usuários, e se consolida como referência na criação de conteúdo digital e gratuito para microempreendedores
Uma pesquisa conduzida pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) no ano de 2022 revelou que aproximadamente 67% da população brasileira está de alguma forma envolvida no ecossistema empreendedor. Isso abrange tanto aqueles que já possuem empreendimentos quanto os que desejam iniciar seus próprios negócios em um futuro próximo. Além disso, em um estudo subsequente realizado em 2023, o Sebrae identificou os principais desafios enfrentados pelos empreendedores no Brasil. Entre eles destacam-se questões como a alta carga tributária, burocracia, obtenção de crédito, permanência no mercado, inovação, marketing e vendas, gestão financeira, gestão de pessoas e capacitação profissional. Buscando ser um alívio para algumas dessas dores dos microempreendedores, o Tamo Junto surgiu em 2014 com o intuito de democratizar o acesso à informação e educação empreendedora no Brasil, principalmente para populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Com o objetivo de impulsionar histórias de pessoas que fazem parte da economia, e transformam suas comunidades e vidas por meio do empreendedorismo, a Aliança Empreendedora criou o Tamo Junto para alcançar microempreendedores de todo o Brasil, e desde lá a iniciativa se tornou um dos principais programas institucionais da organização em sua frente de soluções para microempreendedores. Desde sua criação o Tamo Junto contou com mais de 21 parceiros, entre eles: BTG Pactual, Danone, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto Boticário, Instituto Lojas Renner, Itaipu Internacional, Fundação Casas Bahia, Mastercard, Mercado Livre, Meta, ONU Imigração, Santander, Sebrae, Sicredi, USAID from the Amercian people, além de receber certificações como MIT Solve Global Challenge na categoria Empreendedorismo Inclusivo e Trabalho Digno.
Atualmente o Tamo Junto é uma multiplataforma de conteúdo e conhecimento digital gratuito para microempreendedores, onde oferece cursos gratuitos online com certificado, artigos e vídeoaulas com temas que podem ser úteis para pessoas que empreendem ou que querem começar a empreender.
Nos últimos quatros anos a plataforma quase sextuplicou o número de usuários cadastrados, saindo de 30 mil pessoas cadastradas para mais de 190 mil, além de ter uma taxa de finalização de cursos em 47% – pessoas que começam e concluem os cursos efetivamente – e NPS (Net Promoter Score) acima da média, em 95%. No decorrer de 2022, foram lançados sete novos cursos e mais de 20 artigos sobre conteúdos de empreendedorismo e educação empreendedora, vale ressaltar que os materiais e cursos mais acessados são os que envolvem informações sobre marketing digital, educação financeira, acesso a crédito e formalização. Esses são os tópicos que mais ressoam junto aos empreendedores, pois proporcionam um alívio às dificuldades enfrentadas, mencionadas anteriormente, como é o caso da empreendedora Adenisia Pereira de Araújo Fernandes, de Sarzedo em Minas Gerais, apoiada pelo Tamo Junto.
(Foto – empreendedora Adenísia Fernandes)
“Fiz o curso de marketing digital que me ajudou a transformar a cara da minha página, sabe aquele bumm? Foi isso. Logo na primeira semana que realizei as mudanças seguindo o que estava aprendendo no curso tive cinco novos seguidores e três delas entraram em contato, também fiz duas vendas. Eu não sabia nada, o curso de marketing digital que o Tamo Junto oferece foi uma virada de chave no meu negócio”, destaca a empreendedora.
Após o primeiro curso com o Tamo Junto, Adenísia, que atualmente empreende com buquês e cestas de chocolates, se inspirou a buscar ainda mais conteúdos e acessar novas oportunidades, e desde lá não parou mais. “Desde então olho minhas dificuldades e procuro fazer os cursos do Tamo Junto, no momento iniciei o curso Educação Financeira para Mulheres, está sendo transformador para mim pois cuidar de tudo no próprio negócio sozinha não é fácil, porém os cursos têm me ajudado muito, espero poder contar com esses cursos sempre que eu precisar pois a partir deles tenho feito muita diferença no meu trabalho. Espero que outras pessoas também possam conhecer e ter essa virada de chave como eu”.
Vale salientar que dos 194 mil usuários cadastros, mais de 32 mil foram só em 2022, e são representados por 86% se identificando como pessoas do gênero feminino. Além disso 58% dos usuários se denominam como não-brancos. E para o Tamo Junto, esses dados são muitos significativos como diz a Líder do Projeto na Aliança Empreendedora, e cofundadora da organização, Helena Vieira Casanovas. “O público-alvo do Tamo Junto são mulheres negras empreendedoras, ou que desejam começar a empreender, em vulnerabilidade econômica e grande parte com pouca escolaridade, e essa forte representação feminina entre as pessoas empreendedoras é um reflexo da realidade do ecossistema empreendedor no Brasil. Com os resultados que a nossa plataforma gera é evidente que estamos avançando em direção aos nossos objetivos mesmo que ainda seja necessário traçar metas para ampliar esse impacto.”
No entanto, para o Tamo Junto, apoiar empreendedores vai além das fronteiras nacionais. Como uma forma de expandir o impacto, o programa desenvolveu conteúdos adaptados para o espanhol e uma versão da plataforma totalmente traduzida e em 2021 começou a atuar em Portugal para o público imigrante do país, juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian. Durante todo o decorrer do projeto já teve mais de 5 mil microempreendedores impactados só em terras lusitanas. Sendo o empreendedorismo também uma forma de criar integração maior com a comunidade portuguesa, como explica o Pedro Cunha, Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento.
“Um dos pontos essenciais que apoiam na integração é que os cursos foram feitos de acordo com a realidade de Portugal, trazendo as obrigações e direitos da legislação do país. Outro ponto que está sempre presente é a importância de uma rede de apoio e a conexão com outros empreendedores, para que possam trocar experiências – positivas e negativas, fazer parcerias e também criar ambientes de trocas.”
Com todos esses anos de expertise sobre o ecossistema empreendedor, Tamo Junto e Aliança Empreendedora tem buscado criar estratégias de comunicação e disseminação de conteúdos por diferentes canais de mídia. E com esse olhar, é possível compreender se os objetivos prioritários têm sido alcançados e a partir disso tecer novos métodos.
“Em 2022, nosso foco foi ampliar nossa presença nas redes, não apenas gerando conteúdo para a plataforma, mas também aprimorando internamente nossa equipe de otimização de conteúdo para o YouTube, Instagram e outras mídias sociais. Foi um ano de consolidação de estratégias e do início de uma colaboração mais ampla entre as várias formas de conteúdo vinculadas ao Tamo Junto, fortalecendo nossa estrutura interna.”, explica Helena.
Estar presente no mundo digital e compreendê-lo tem desempenhado um papel fundamental na capacitação para os empreendedores, não apenas para utilizar a tecnologia, mas também para desenvolver soluções inovadoras e identificar oportunidades em mercados emergentes. Com esse propósito em mente, o letramento digital foi definido como um dos temas focais do ano, concentrando os esforços na elaboração de materiais mais acessíveis e que direcionem o empreendedor para esse conhecimento, e no desenvolvimento de uma adaptação da plataforma do Tamo Junto, com uma jornada de usuário acessível, usabilidade adaptada e que recompense o empreendedor como uma forma de incentivar a finalização das aulas, leitura de conteúdos e a participação na plataforma.
Com tudo isso, para os anos seguintes o Tamo Junto está participando da reescrita de metodologias dos conteúdos da plataforma, produzindo cursos que apresentem novas tecnologias para o empreendedor como forma de otimizar o seu tempo de trabalho, criando conteúdos que empondere pessoas de grupos minoritários a fortalecer sua independência financeira, com o letramento digital sendo base para produção destes materiais.