Skip to main content

Palestra do Dr. Cézar Manciola sobre causas e prevenção de Glaucoma.

Celebrando a Semana Global do Empreendedorismo, no dia 17 de novembro o Projeto Kiteiras envolveu as beneficiárias para conversar sobre casos especiais de empreendedorismo: o caso do Dr. Carlos Cézar Manciola e o das próprias kiteiras. Dr. Cézar Manciola é proveniente do interior da Bahia, formado em Medicina e Saúde Pública pela Escola Bahiana de Medicina e em Saúde Pública pela Universidade Católica de Salvador. É especialista em Oftalmologia pela Associação Médica Brasileira. Atualmente, é Diretor do Instituto para Promoção da Saúde, além de atuar na área de manutenção da saúde e prevenção de doenças em escolas de Salvador.
Conosco, Dr. Cézar dividiu sua história de vida, compartilhando momentos de empreendedorismo com o desenvolvimento de sua carreira e também sua experiência com empreendedorismo social, ao aplicar projetos de educação em saúde e prevenção em escolas, ampliando o papel do médico na sociedade.

Com o objetivo de enfatizar o empreendedorismo das próprias kiteiras, covidamos algumas delas para compartilharem as histórias de seus empreendimentos, as quais se confudem com as histórias das suas vidas. As convidadas foram: Elizabete Moreira Soares de Freitas, pela venda de produtos de saúde natural; Fabiana da Conceição Costa, pela atividade de vendedora realizada desde os 17 anos; Gislene Freire de Figueiredo, por ter criado uma loja com os produtos que vendia; Jaguaracira de Oliveira Silva, pela produção de itens de cama, mesa e banho e também pela venda que possui em sua casa e Regirene da Conceição Ribeiro, pela produção e venda de pastéis.

Os exemplos dessas mulheres inspiraram todos os participantes do evento, pois as histórias são cheias de trabalho, amor, bravura e, principalmente, de vontade de vencer e alcançar melhores condições de vida. Ainda, nesse dia, contamos com uma palestra do Dr. Cézar Manciola sobre causas e prevenção de Glaucoma. O interesse e necessidade das mulheres de maior conhecimento sobre oftalmologia e problemas da visão foram identificados através da aplicação do Questionário de Indicadores Sociais, com o qual se verificou que 87% das kiteiras têm problemas de visão, mas que 57% delas nunca deu encaminhamento ou encontra-se com óculos em grau defasado.

Participaram do evento 23 kiteiras, as quais avaliaram o evento com nota 9,56 (em escala de 0 a 10), avaliando como os pontos positivos do evento os depoimentos das kiteiras e a participação do Dr. Cézar.

Para o projeto Kiteiras, este encontro significou uma maior conexão delas com o empreendedorismo, fazendo com que se identificassem como empreendedoras e reconhecessem a sua importância em sua própria comunidade.

 Texto de Morgana G. Martins Krieger, Coordenadora de Microcrédito do Projeto Kiteiras.

Deixe um Comentário