Skip to main content
Alessandra, Fernanda, Vaneza, Mateus e Fabio no dia do 1º Encontro Formalize-se

Alessandra, Fernanda, Vaneza, Mateus e Fabio no dia do 1º Encontro Formalize-se

Além da Aliança Empreendedora, participaram do 1º encontro “Formalize-se” as empresas Joinders e Solução Contabilidade, além da Juriti Microcrédito

Aconteceu no dia 15 de junho na sede da Aliança Empreendedora o 1º Encontro “Formalize-se”, uma parceria entre a Aliança Empreendedora, a empresa Joinders – uma consultoria voltada ao micro, pequeno e médio empreendedor, a Solução Contabilidade e a Juriti Microcrédito. Com o objetivo de orientar microempreendedores quanto a sua formalização, oferecendo atendimento gratuito, completo e personalizado, o 1º Formalize-se atendeu microempreendedores de Curitiba cujas principais dúvidas eram sobre como se formalizar no MEI e sobre os impostos a serem pagos.

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Brasileiro da Ética Concorrencial (Etco) em julho de 2012 mostrou que, apesar de a economia formal brasileira continuar caindo – fazem oito anos que o número declina, o movimento da economia informal representou em 2011, 16,8% do PIB brasileiro. Algumas iniciativas governamentais, como a Lei do Microempreendedor Individual (MEI) têm influenciado na baixa dos números, mas ainda existem muitos empreendedores na informalidade. Ao formalizar-se como MEI, o microempreendedor passa a fazer parte do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

O principal objetivo dos microempreendedores atendidos pelo “Formalize-se” era a formalização como MEI, que, apesar de ser bem mais simples do que as outras modalidades de formalização, ainda gera muitas dúvidas entre os empreendedores. Dentro do MEI as dúvidas mais frequentes foram, segundo Vaneza Antunes – sócia da Joinders , em qual categoria os microempreendedores se encaixam, como fazer o pagamento e como conseguir o alvará. Uma das empreendedoras atendidas, Francellice Denobi que trabalha com um atelier de festas, afirmou que o encontro foi muito produtivo e todas as suas dúvidas foram sanadas.

Para saber mais sobre a formalização na Lei do MEI, acesse o Portal do Empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ e assista a vídeo aula da Aliança Empreendedora sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?v=kxGc_nNu5A8&feature=share&list=PLAFF92A729B5686F6

Deixe um Comentário