Aliança Empreendedora carregando
Blog
Instituto Lojas Renner inicia programa de formação de empreendedoras na cadeia têxtil

Instituto Lojas Renner inicia programa de formação de empreendedoras na cadeia têxtil

Projeto Empreendedoras da Moda é realizado em parceria com a Aliança Empreendedora e beneficiará mais de 500 mulheres em seis cidades do Brasil

Alinhado com a proposta de valor da Renner, de ser marca cúmplice da mulher moderna, o Instituto Lojas Renner, braço social da companhia, dá início a mais um projeto em prol do empoderamento feminino na cadeia têxtil. O programa Empreendedoras da Moda capacitará grupos de mulheres em seis cidades distribuídas em quatro estados brasileiros: Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Florianópolis e Pomerode, em Santa Catarina; Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Jacareí, em São Paulo, e conta como o apoio da Aliança Empreendedora.

IMG-20180828-WA0041-300x146

Com duração média de 12 meses, o projeto beneficiará mais de 500 mulheres que já desenvolvem algum tipo de atividade têxtil e querem se profissionalizar ou que simplesmente possuem interesse na área. No total, cerca de 40 grupos terão aulas de gestão e empreendedorismo partindo de uma metodologia que estimula as alunas a criarem e ampliarem seus negócios a partir do que elas têm. Na formação, serão contemplados requisitos de sustentabilidade, qualidade de produtos e conformidade social. A metodologia e conteúdo da capacitação vem da Aliança Empreendedora, que treinará e acompanhará organizações locais e aliadas ao projeto em cada uma das cidades presentes da iniciativa.

O curso oferece em todas as cidades módulos sobre cadeia produtiva, controles financeiros, produtividade, vendas e divulgação, precificação e contratação de funcionários, entre outros temas. As alunas também terão acesso a consultorias para obter as certificações necessárias e formalizar seus empreendimentos. A formação envolve ainda capacitação técnica em costura de acordo com a vocação e perfil das empreendedoras e da região onde estão inseridas.

Renner 02

Nas capitais gaúcha e catarinense, o Empreendedoras da Moda já está em andamento. Em Florianópolis, por exemplo, o programa está capacitando as integrantes do projeto Armário Coletivo, iniciativa que dá um novo uso a peças descartadas pela comunidade, evitando a geração desnecessária de resíduos. Com as aulas oferecidas pelo Instituto Lojas Renner, as responsáveis pelo Armário Coletivo estão aprendendo técnicas de upcycling para produzir coleções a partir de roupas recebidas nos coletores EcoEstilo localizados em lojas da Renner.

Nas outras cidades, as aulas terão início nos próximos meses. Ao fomentar o empreendedorismo, o Instituto Lojas Renner – com o apoio de parceiros como a Aliança Empreendedora, Agustina Comas, SENAI, SESI e ONU Mulheres – busca desenvolver competências como protagonismo, liderança, inteligência emocional, cooperação e independência financeira, promovendo o empoderamento de mulheres de baixa renda.

Sobre o Instituto Lojas Renner

O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) desenvolve e apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. Desde sua fundação, em 2008, já investiu mais de R$ 48 milhões – oriundos das verbas repassadas pela varejista e também provenientes de leis de incentivo fiscal. Os recursos possibilitaram o apoio a cerca de 750 projetos espalhados pelo país, beneficiando 182 mil pessoas. Somente em 2017, foram investidos em mais de 50 projetos que beneficiaram 12 mil pessoas.

Comentários